vitamina de ovo

Vitamina de ovo: como fazer e quais são os benefícios?

Para fazer uma vitamina de ovo, você só precisa de alguns Ovos Mantiqueira e um pouco de leite animal ou vegetal. Apenas esses dois ingredientes já ajudam a manter a saúde de seus ossos e dentes, a melhorar o sistema imunológico, a ter mais massa muscular e disposição no dia a dia.

Mas você não precisa beber essa vitamina sempre do mesmo jeito. Existem algumas variações para experimentar novos sabores com combinações diferentes, aproveitando todos os benefícios do ovo de uma forma ainda mais saborosa e com alto teor nutricional.

Gostou da ideia? Continue lendo para descobrir como fazer vitamina de ovo e conferir algumas receitas deliciosas. Veja ainda por que essa é uma excelente bebida para incluir em seu cardápio da rotina.

O que é vitamina de ovo?

É uma bebida para ser consumida fria ou em temperatura ambiente. A receita básica leva ovos e leite e pode ser servida no café da manhã, no lanche da tarde ou como uma refeição pós-treino para aqueles que praticam esportes ou fazem academia.

O ovo é um alimento muito versátil, por isso, na hora de preparar a vitamina, dá pra combinar com outros ingredientes e aumentar o teor nutricional. Essa é uma bebida que contribui para a manutenção da saúde de pessoas de todas as idades.

Como fazer uma vitamina de ovo deliciosa?

Sabe por que você não pode deixar o ovo faltar em sua geladeira? É porque ele é um alimento ideal para qualquer hora e fica muito bem em receitas doces ou salgadas. Como dito, é possível combiná-lo com outros alimentos e compor pratos e bebidas deliciosos.

Alguns exemplos são espinafre com ovo, receitas de ovos com queijo branco, presunto e até com guacamole, sabia? Mas o que você quer mesmo é descobrir como fazer uma vitamina de ovo, certo? Escolhemos algumas receitas para você. Confira!

Receita de vitamina de ovo básica

Para preparar uma vitamina básica de ovo você vai precisar de:

  • 1 Ovo Caipira Mantiqueira inteiro;
  • 200 ml de leite da sua preferência.

Acrescente os dois ingredientes ao liquidificador, bata até ficar homogêneo e sirva logo em seguida.

Perceba que nessa receita usamos o ovo inteiro, mas existem algumas que levam somente a clara. Veja a seguir algumas sugestões.

Receita de vitamina proteica de ovo

  • 2 claras de Ovos Orgânicos Caipira Mantiqueira;
  • 100 ml de leite da sua preferência;
  • 2 colheres (sopa) de cacau ou achocolatado;
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim;
  • açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

Separe as claras das gemas e coloque-as no liquidificador. Acrescente o cacau, a pasta de amendoim e o açúcar ou adoçante e bata até obter uma mistura homogênea. Depois, é só servir. Nessa receita, se você preferir, pode retirar a pasta de amendoim.

Receita de vitamina de ovo com banana

  • 2 claras de Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1 banana;
  • 1 copo de iogurte natural.

Modo de preparo

Separe as claras das gemas e coloque-as no liquidificador. Acrescente o iogurte e a banana cortada em pedaços. Bata tudo até obter uma mistura homogênea e sirva logo em seguida.

A vitamina de ovo com banana pode ser preparada de um jeito diferente para você mudar a textura da bebida. Basta bater as claras até o ponto de neve e reservar. Depois, bata o iogurte e a banana no liquidificador e misture às claras em neve.

Para incrementar essa receita, vale acrescentar algumas gotas de essência de baunilha ou, se você preferir, um pouco de canela. A vitamina vai ficar espumosa e com um sabor delicioso.

Por que fazer uma vitamina de ovo?

O primeiro motivo para você fazer uma vitamina de ovo é que ela é fácil de preparar. Não é preciso cozinhar o ovo, por isso é muito importante escolher uma boa marca, afinal ovo não é tudo igual. A Ovos Mantiqueira fornece produtos frescos, selecionados, com alta qualidade e teor nutricional.

Além da facilidade no preparo, a vitamina de ovo é muito nutritiva, como a gente já explicou. Por isso, ela contribui para enriquecer o seu cardápio e melhorar os resultados dos treinos dos praticantes de atividades físicas, já que é rica em proteína.

Ao consumir, você pode aproveitar para praticar o mindful eating. Afinal, terá certeza de estar oferecendo ao seu corpo diversos nutrientes e pode ingerir sua bebida com tranquilidade, aproveitando ao máximo o sabor e os benefícios que ela oferece.

Quais são os benefícios dessa vitamina?

Os benefícios da vitamina de ovo envolvem todo o seu corpo, pois os ovos são alimentos completos. A seguir, listamos alguns desses benefícios para que você não tenha mais dúvidas de que essa bebida precisa fazer parte do seu cardápio diário.

Manutenção óssea

Nossos ossos também precisam de nutrientes para se manterem saudáveis, e a vitamina de ovo contribui com isso, pois esses alimentos são uma excelente fonte de vitamina D, nutriente que age em parceria com o cálcio em nosso organismo. A vitamina D faz a fixação desse mineral nos ossos, garantindo a sua boa densidade.

Dentes mais saudáveis

Não são apenas os ossos que se beneficiam com a quantidade adequada de vitamina D em nosso organismo. Os dentes também têm uma estrutura mineral e precisam de cálcio. Como explicamos, a vitamina D faz essa fixação, por isso eles ficam mais saudáveis e fortes.

Menor risco de doenças

A vitamina de ovo ajuda a ter um menor risco de doenças por causa do impacto positivo que promove no sistema imunológico. O ovo contém vitaminas do complexo B, fundamentais para garantir o bom funcionamento das defesas do organismo. Além disso, a vitamina D também fortalece a imunidade.

Aumento da massa muscular

Lembra de que o ovo é uma excelente fonte de proteína? Esse nutriente é essencial para manter a massa muscular, e é por isso que essa vitamina faz parte do cardápio dos praticantes de atividades físicas. Ingerida após o treino, favorece a recuperação da musculatura, sem falar que o ovo contém colágeno, que dá resistência para tendões, cartilagens e ligamentos.

Para quem essa receita é indicada?

A vitamina de ovo é indicada para qualquer pessoa que deseja ter uma alimentação mais nutritiva. É uma ótima alternativa para quem busca refeições leves, mais energia e disposição. Também auxilia na perda de peso por substituir de uma forma nutritiva e saborosa os lanches mais pesados.

Aqueles que querem potencializar o ganho de massa magra também têm na vitamina de ovo uma grande aliada. Nesse caso, e também para quem deseja perder alguns quilinhos, é interessante deixar as receitas ainda mais leves, optando pelo leite desnatado ou vegetal, por adoçantes e outras substituições menos calóricas.

Viu só como a vitamina de ovo é uma ótima alternativa para complementar a sua dieta de uma forma saudável e nutritiva? Com ela, você aproveita tudo que esse alimento tem de bom por meio de receitas rápidas e simples e de ingredientes que a gente tem em casa.

Já que você gosta de aprender sobre esse assunto, descubra de um jeito divertido qual receita com ovos pelo mundo combina com você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.