Você sabe para que serve a vitamina D?

Muito tem se falado na vitamina D e para que serve. Mas você sabia que, na verdade, ela não é uma vitamina? Quando foi descoberta, acreditava-se que ela só poderia ser obtida por meio dos alimentos, por isso, foi considerada um tipo de vitamina. Foi mais tarde que constataram que se tratava de um hormônio.

Como o nome já estava bastante conhecido, assim continuou. Interessante, não é? Saiba que essa substância é muito importante em diversos processos no organismo, sendo fundamental para a boa saúde? Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira!

Para que serve e qual a importância da vitamina D?

A vitamina D é considerada um hormônio porque tem diversas funções regulatórias no organismo, atuando efetivamente no funcionamento de vários órgãos e sistemas. Ela é fundamental no metabolismo ósseo, na absorção de cálcio e fósforo, para o fortalecimento do sistema imunológico, na contração muscular e em outras competências.

Dessa maneira, a vitamina D ajuda a manter ossos, dentes e músculos mais fortes, garantindo que o coração e cérebro funcionem bem. A importância da vitamina D pode ser confirmada, principalmente, na carência dela. Quando os níveis desse hormônio estão baixos no organismo, pode-se observar uma série de prejuízos à saúde.

Quais os efeitos da falta de vitamina D?

Como falamos, a falta de vitamina D no organismo pode trazer diversas consequências à saúde, ainda mais, no que se refere à saúde óssea. Os ossos ficam mais frágeis e propensos às quebras.

Em crianças, a deficiência de vitamina D pode causar raquitismo — uma doença que gera deformidades ósseas. Há, também, a ligação entre a carência desse hormônio e a depressão. A seguir, confira mais problemas causados:

  • fraqueza muscular e nos ossos;
  • danos cardiovasculares;
  • sensação de mal-estar;
  • baixa no sistema imunológico, nos deixando mais propensos a resfriados, gripes infecções;
  • artrite reumatoide.

Quais alimentos são ricos em vitamina D?

Como falamos, a vitamina D pode ser adquirida por meio dos alimentos. Sendo assim, é possível reforçar os níveis desse hormônio consumindo os seguintes itens:

  • gema de ovo: fornece boas quantidades de vitamina D, além de colina, que é uma vitamina importante para o organismo. Os ovos ainda são ricos em proteínas e ômega-3;
  • óleo de fígado de bacalhau: o ingrediente contém boas quantidades de vitamina D, além de vitamina A e ômega-3 — um conjunto de ácidos graxos com ação anti-inflamatória;
  • bife de fígado bovino: o alimento apresenta vitamina D e é fonte de ferro;
  • atum e sardinha: os peixes enlatados conservados em óleo garantem ainda mais vitamina D e contêm ômega-3;
  • salmão selvagem: é um dos alimentos mais ricos em vitamina D;
  • queijos: alguns tipos contêm mais vitamina D do que outros, como cheddar, ricota e suíço;
  • cogumelos: os que são mais expostos aos raios solares oferecem mais vitamina D, como shimeji, shitake e funghi. É uma boa alternativa para quem não consome alimentos de origem animal.

Por que incorporar esses alimentos no dia a dia?

A vitamina D pode ser obtida de duas maneiras: exposição solar e alimentação. Nem sempre conseguimos tomar sol como é necessário para sintetizar esse hormônio. Isso porque é preciso se expor diariamente por 15 minutos, sem filtro solar ou qualquer tipo de proteção.

Com o dia a dia cada vez mais corrido, pode ser difícil conseguir as quantidades de que o corpo necessita. Por isso, incluir os alimentos ricos nesse hormônio pode ser uma ótima maneira de elevar os níveis e ter todos os benefícios. Vale dizer que a vitamina D é lipossolúvel, o que significa que precisa de gordura para ser metabolizada.

Caso a taxa de vitamina D no organismo esteja muito baixa, pode ser necessário fazer uso de suplementação. Lembrando que somente o médico ou o nutricionista são capazes de fazer o diagnóstico e a prescrição, já que mesmo os suplementos alimentares devem ser tomados com indicação profissional.

Quais os benefícios da vitamina D?

Como dissemos, a vitamina D tem papel fundamental em nossa saúde. Mas você sabe, exatamente, quais são os benefícios? A seguir, confira alguns dos principais.

Fortalece os ossos

O cálcio é responsável pela saúde dos ossos e dentes e tem papel fundamental na força muscular. Por isso é tão importante manter bons níveis desse mineral. Como um regulador da quantidade de cálcio presente no organismo, a vitamina D também atua no fortalecimento da massa óssea, evitando a osteoporose.

Melhora a saúde dos músculos

Para a contração muscular acontecer, é preciso que haja cálcio e fósforo. Se a vitamina D é quem regula esses minerais, logo, a deficiência dela prejudica os músculos, inclusive, o coração. Isso porque o órgão bombeia o sangue para o corpo por meio das contrações musculares. Dessa maneira, boas quantidades do hormônio melhoram a saúde muscular.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina D atua diretamente nas células do sistema imunológico, fortalecendo-as. Sendo assim, ela é capaz de melhorar a defesa do organismo, prevenindo doenças e ajudando a combater os problemas de saúde, como infecções, gripes e resfriados.

Onde encontrar ovos de qualidade?

A gema de ovo é uma ótima fonte de vitamina D. Entretanto, não é qualquer ovo que podemos confiar, já que o valor nutricional do alimento está diretamente relacionado com o que as galinhas comem. Se as aves têm uma alimentação deficiente, logo, os ovos terão baixa qualidade.

Por esse motivo, é preciso se preocupar com a procedência dos ovos que for consumir para garantir todos os nutrientes desse alimento. Os Ovos Mantiqueira são produzidos seguindo normas rigorosas para manter a excelente qualidade. Além disso, a empresa oferece grande variedade de tipos de ovos para melhor atender às suas necessidades.

Agora que você já sabe o que é vitamina D e para que serve, que tal manter hábitos que ajudam a ter bons níveis da substância no organismo? Para isso, procure tomar sol regularmente no tempo e nos horários adequados e reforce o cardápio com alimentos saudáveis que contêm a vitamina D. Dessa maneira, você garante todos os benefícios, que incluem a boa saúde dos ossos e músculos, além da boa imunidade.

Quer saber onde encontrar os Ovos Mantiqueira? Então, entre em contato conosco. Teremos o prazer em esclarecer todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.