validade do ovo

Ovo tem validade? Tire suas dúvidas e saiba como ter sempre o melhor desse alimento

Consumo consciente e alimentação têm tudo a ver. Atualmente, o desperdício de comida não tem mais espaço nas casas dos brasileiros e, para driblar a situação, existem vários cuidados que devem ser tomados. O primeiro é evitar a compra de ingredientes desnecessários e sempre analisar a data de fabricação de cada item, como a validade do ovo.

Já sabemos muito bem que esse é um dos alimentos mais consumidos e presentes à mesa dos brasileiros. Isso porque apresenta alto teor nutritivo, é fácil de preparar e agrada a diferentes paladares. Eles podem ser cozidos, fritos, mexidos, e também aparecem em diversas receitas de doces e bolos.

Então, se você deseja aproveitar ao máximo o sabor e os benefícios nutricionais desse alimento, será necessário saber identificar se está próprio para o consumo. Mas, afinal, você sabe como se confere a validade do ovo? Para descobrir a resposta para essa e muitas outras questões, continue a leitura e anote nossas recomendações!

Ovo tem validade?

Muito consumido em todo o mundo, o ovo é um alimento extremamente saudável e tem altíssimo valor nutritivo. Porém, o que pouca gente sabe é que os ovos têm, sim, um prazo de validade e não podem ser guardados por muito tempo fora da geladeira.

A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizadas na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura. Agora, sem a devida refrigeração, a estimativa pode variar, especialmente, durante o verão, que é quando os cuidados devem ser reforçados.

Além do prazo de validade, devem ser observados também a aparência e consistência do ovo. Com essa observação, será mais fácil utilizar um insumo de qualidade e pronto para o consumo seguro.

Que medidas podem ser adotadas para saber se o ovo está bom para o consumo?

Como falamos, muito além do prazo de validade, é necessário prestar atenção a outros detalhes para saber se o alimento ainda pode ser consumido. Desse modo, você terá maior segurança na hora de preparar as suas refeições, evitando ainda, o desperdício ou até incômodos de saúde.

O lado bom? Existem vários truques culinários, praticados por donas de casa e até chefs de cozinha, que também podem ser levados para a sua casa e rotina. Veja quais são eles!

Análise da consistência

Aqui, será preciso fazer um teste rápido, comprando um ovo fresco e comparando com aquele que está guardado na geladeira há um tempo. É bem simples: quebre cada ovo em um prato diferente e, em seguida, analise a gema e a clara.

É necessário verificar se a gema está devidamente centralizada — o que indica que o ovo está bom. Você também pode observar a consistência da clara. As mais frescas são bem firmes e muito parecidas com uma gelatina. As velhas, porém, se espalham facilmente no prato, apresentando uma consistência quase líquida.

Atenção ao peso

Após quebrar o ovo, é possível conferir se o alimento está bom para o consumo por meio do peso. Normalmente, um ovo extremamente fresco pode pesar entre 50 até 80 gramas.

Em contapartida, aqueles que não são tão frescos assim tendem a ser mais leves, chegando a pesar, no máximo, 30 gramas. Ainda assim, vale lembrar que, mesmo leve, o ovo pode ser utilizado em preparos que alcancem uma a temperatura superior a 70ºC.

Já formos falar sobre o ovo choco, é necessário ressaltar que eles são mais pesados. Por esse motivo, muitos especialistas recomendam sempre quebrá-los em recipientes separados e, a partir disso, conferir o seu aroma e visual. 

Identificação de barulho

Esse é mais um truque simples e que pode ser realizado por qualquer pessoa. Pegue um ovo e comece a sacudi-lo. Se o alimento fizer barulho, significa que pode estar vencido. Então, é melhor nem arriscar.

Qual a validade do ovo cozido na geladeira?

O ovo cozido é excelente para o preparo de diversas receitas. Ao prepará-lo dessa forma, podemos incluir como acompanhamento de saladas, frango grelhado, carne assada, além de outras possibilidades interessantes. Algumas pessoas, por exemplo, gostam de comê-lo cozido e temperado, seja nas refeições principais ou em lanches intercalados ao longo do dia.

Ainda assim, não são raras as vezes em que cozinhamos um ovo e, logo em seguida, resolvemos que não vamos consumi-lo naquele exato momento. Dessa forma, a melhor saída é armazenar o ingrediente na geladeira.

Porém, qual será seu prazo de validade do ovo nessas condições? Respondemos: em média, um ovo cozido sob boa refrigeração pode durar até uma semana. Para tanto, é necessário levá-lo para a geladeira em, no máximo, duas horas após o seu cozimento. E não se esqueça de guardá-lo dentro de um pote com tampa!

Como armazenar e manipular ovos?

Antes de finalizar o nosso post, não podemos deixar de reforçar o quão importante é saber como guardar ovos corretamente. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ideal é sempre mantê-los devidamente refrigerados. Dessa forma, eles ficarão em um local com temperatura controlada e, assim, correrão menos riscos de estragar.

Procure guardar os ovos em recipientes próprios. Isso evita atritos e, consequentemente, a possibilidade de trincas na casca. Essa prática também impede que o alimento entre em contato com ingredientes crus e acabe sofrendo contaminação.

Outra sugestão interessante é colocar os recipientes com os ovos nas prateleiras internas da geladeira, e nunca nas portas, evitando variações de temperatura.

Lembre-se de não lavar os ovos antes de armazená-los e, claro, compre sempre de marcas conhecidas e certificadas pelos serviços oficiais, como a Ovos Mantiqueira. Não tem como errar!

Viu só? Identificar a validade do ovo e fazer com que esse alimento dure mais em sua casa é muito mais simples do que parece. Agora que você já conhece as principais dicas para preservar esses alimentos, não deixe de colocá-las em prática!

Gostou do post e quer continuar se aprofundando no assunto? Aproveite para assinar, agora mesmo, a newsletter da Ovos Mantiqueira. Assim, você receberá nossos conteúdos diretamente em seu e-mail. Nos vemos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.