Você sabe quais são os principais tipos de ovos?

Existem vários tipos de ovos, mas a diferença entre eles não está apenas no tamanho ou na cor. Na verdade, as nomenclaturas são dadas de acordo com a técnica utilizada para criar as aves. Inclusive, isso ajuda a agregar qualidades e valor ao produto.

Atualmente, podem ser adotadas diferentes técnicas para produção do ovo e elas refletem em mais bem-estar das aves. Porém, nem todo mundo sabe exatamente quais são as características dos tipos de ovos que encontramos no mercado.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa conhecer os principais tipos de ovos, esclarecendo suas dúvidas e apresentando curiosidades. Continue lendo!

Powered by Rock Convert

Quais são os tipos de ovos mais conhecidos?

Muitas pessoas ainda acreditam que os ovos de galinha têm apenas duas diferenças: a cor da casca e o tamanho, mas isso não é verdade. O que difere o tipo de ovos é a técnica de criação e a alimentação das galinhas. A seguir, apresentaremos os tipos de ovos mais conhecidos e suas singularidades.

Ovo de granja

Esse é aquele ovo que também conhecido como ovo comum. É chamado assim porque as aves são criadas em um modelo mais convencional. Isto é, o ambiente onde elas permanecem possui luminosidade e temperatura devidamente controlados. Além disso, as galinhas recebem uma alimentação balanceada, tendo como base insumos como a soja e o milho.

Essa criação em granjas facilita muito o trabalho com as aves e o controle de doenças. Além disso, esse modelo permite a uniformidade no tratamento dos animais, proporcionando ovos bonitos, com um alto padrão de qualidade, como os da Ovos Mantiqueira.

Ovo caipira

O ovo caipira vem de uma produção que mais se assemelha à visão de sítio, onde há uma área aberta para que as galinhas possam expressar seus comportamentos naturais como ciscar o chão, bater asas e se empoleirar. Por isso, esse tipo de criação proporciona mais conforto aos animais. Além disso, existe o cuidado com a alimentação, que deve ser balanceada com rações que levam um grande leque de ingredientes vegetais e minerais.

A propósito, muitas pessoas acreditam que a cor da casca do ovo é o indicativo de que ele seja caipira. Na verdade, o ovo caipira pode ter a casca nas cores branco, vermelho e até azul. O que interfere na coloração da casca é a raça da galinha.

Já a gema do ovo pode ter uma alteração para uma cor alaranjada mais intensa a depender do tipo de alimentação que as aves recebem. Por isso, quanto mais concentrado o alaranjado da gema, maior o indício de que aquele ovo é caipira e que a galinha recebe um tratamento diferenciado.

Ovo orgânico

A produção de ovo orgânico é bem parecida com a do caipira. A diferença é que as galinhas são alimentadas com grãos de origem orgânica. Por isso, os ovos orgânicos tendem a ter um preço um pouco acima dos ovos comuns, mas a sua demanda vem aumentando bastante. Isso porque, com a maior conscientização, os consumidores estão buscando cada vez mais a alimentação responsável.

Ainda que o preço seja um pouco maior, os benefícios são vários não só para os animais, mas também para a sustentabilidade, já que esse modelo de produção favorece uma atenção maior aos cuidados quanto ao ambiente e ao equilíbrio ecossistema. Assim, além de ter todos os benefícios que um ovo de qualidade proporciona, você ainda ajuda o planeta!

Ovo cage free

Para produzir esse tipo de ovo, as aves podem ser mantidas em ambientes controlados, porém, como o próprio nome indica, não são criadas em gaiolas. Em vez disso, elas são criadas em grandes galpões, onde elas têm liberdade para manter o seu comportamento natural, ciscando, com espaço para movimentar as asas e acesso a poleiros e ninhos.

Como podemos perceber, a produção cage free é um plus ao bem-estar das galinhas. Com tanto conforto, as aves produzem ovos mais felizes, como os Happy Eggs da Ovos Mantiqueira.

Ovo jumbo

Até agora apresentamos diferentes tipos de ovos classificados de acordo com o sistema de produção adotado. Mas sobre os ovos do tipo jumbo, a nomenclatura está relacionada ao peso por unidade.

Para ser classificado assim, é preciso que o ovo tenha um peso mínimo de 66 gramas. Por isso, o ovo jumbo não está relacionado ao modo de criação das aves, sendo que um ovo desse tipo pode ser produzido da mesma forma que os ovos orgânicos, da granja, caipira ou cage free.

Quais são as variedades oferecidas pela Ovos Mantiqueira?

Cada um dos tipos de ovos tem características bem diferentes, embora todos eles forneçam os mesmos nutrientes e vitaminas. A Ovos Mantiqueira oferece a mais completa linha de produtos para os seus clientes.

Jumbo

Os ovos Jumbo são maiores do que os comuns, pois têm tamanho família e podem ser brancos ou vermelhos. Ideais para quem deseja um rendimento maior nas receitas. São muito ricos em nutrientes, contendo quase todos os necessários para manter o corpo saudável. Auxilia nas dietas para ganho de massa muscular e perda de peso.

Galinha Pintadinha

Os ovos Galinha Pintadinha são produzidos no tamanho ideal para atender a dieta das crianças. Eles são ricos em nutrientes que além de promover uma alimentação saudável auxiliam no desenvolvimento cerebral. Podem ser consumidos em qualquer refeição, e ainda, as embalagens acompanham uma atividade especial para os pequenos se divertirem.

Solidários

A linha de ovos solidários “do Coração” e “Com Amor” disponibiliza 10% das vendas líquidas para instituições ou causas sociais, como Hospital de Amor de Barretos, Fundação Laço Rosa, Pró criança e Instituto Mangueira do Futuro. São ovos brancos do tipo extra categoria A.

Ômega 3

Além dos nutrientes básicos dos ovos a linha Ômega 3 da Mantiqueira é enriquecida com Ômega 3, vitamina E e selênio. Auxilia no equilíbrio da saúde fortalecendo o sistema imunológico, atuando como antioxidante, controlando a pressão arterial e favorecendo a saúde da pele. Ideal para quem deseja complementar a dieta.

Gourmet

A preparação de pratos mais coloridos e apetitosos depende de uma gema com cor intensa, encontrada nos ovos Gourmet® Mantiqueira. São ideais para gastronomia em receitas e pratos de todos os tipos. Podem estar entre os ingredientes ou ser a atração principal dos preparos.

Caipira

Os ovos Caipira são produzidos por aves livres de gaiolas, que têm acesso à área de pastagem. A cor da gema é mais intensa e são ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, são certificados com o selo de bem-estar animal Certified Humane Brasil, segundo normas internacionais da Certified Humane Raised & Handled.

Happy Eggs

O bem-estar é o foco na produção da linha Happy Eggs® da Mantiqueira. As aves permanecem totalmente livres de gaiola e a sua criação atende as normas de bem-estar do programa de certificação internacional Certified Humane Raised & Handled. A linha também recebe o selo Certified Humane Brasil.

Orgânico

Os ovos Orgânicos são produzidos por galinhas livres de gaiolas com acesso à área de pastagem, e que recebem ração fabricada com grãos orgânicos de origem certificada. A linha tem o selo de certificação do IBD e de bem-estar animal Certified Humane Brasil. São vermelhos do tipo grande categoria A e ricos em nutrientes.

À base de plantas (N.OVO)

Os ovos à base de plantas, N.OVO, são uma opção vegana para substituir os ovos de origem animal. É um produto em pó produzido a partir do amido e da proteína de ervilha e linhaça dourada. Proporciona os mesmos resultados dos ovos in natura em receitas doces e salgadas, e não contém glúten.

Pasteurizados

O preparo de receitas fica ainda mais fácil com os ovos pasteurizados da Ovos Mantiqueira. Seu rendimento é equivalente a 20 ovos e ajudam a reduzir perdas, desperdícios e resíduos. Podem ser aplicados em diversas receitas, como massas, omeletes e bolos. São filtrados pasteurizados e resfriados. Disponíveis nas versões líquidas Integral, Gemas ou Claras.

Viu só por que não podemos dizer que “ovo é tudo igual”? Conhecer esses diferentes tipos de ovos é muito importante para atender públicos variados. Mas não se esqueça de que, além da variedade, você deve se preocupar com a qualidade dos produtos, para garantir que cheguem sempre frescos à mesa do consumidor.

Conheça a linha completa da Ovos Mantiqueira. Entre em contato conosco e confira todos os produtos que você pode oferecer para o seu público!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.