receitas brunch

Confira 4 receitas de brunch com ovos para arrasar na cozinha

Se você está por dentro das principais tendências, já deve ter ouvido falar ou, até mesmo, participado de um brunch. Essa é uma refeição que podemos descrever como uma mistura de café da manhã com almoço, mas com particularidades que a tornam única e bastante moderna.

Ideal para receber os amigos e para confraternizações em geral, o brunch costuma substituir as duas primeiras refeições do dia. Então, é importante que os pratos servidos na ocasião sejam tão saborosos quanto nutritivos. Por isso, os ovos são presença certa à mesa nessa hora.

Graças à sua sofisticação e versatilidade, esse momento tem sido compartilhado com frequência nos perfis de influenciadores nas redes sociais, e cada vez mais restaurantes vêm apostando no conceito. Neste post, trouxemos as melhores receitas para brunch com ovos para compor o cardápio do seu próximo evento. Confira!

1. Ovos Beneditinos

Essa é uma receita com ovos para brunch que vai impressionar os seus convidados. Bastante comum nos cafés da manhã estadunidenses, a entrada tem como destaque o ovo pochê, também conhecido como ovo perfeito, que é aquele cozido por fora, mas com a gema mole.

Os ovos beneditinos ainda levam bacon e molho holandês sobre uma fatia de torrada. Veja o passo a passo para preparar essa delícia.

Ingredientes para o molho holandês

  • 1 gema de Ovo Gourmet Mantiqueira;
  • 1/2 colher de sopa de vinagre;
  • 100g de manteiga sem sal derretida;
  • molho inglês;
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto.

Modo de preparo

Para preparar o molho holandês, bata em uma tigela a gema e o vinagre até incorporar. Adicione uma colher de sopa de água morna à mistura e bata bem. Coloque o recipiente em banho-maria e continue batendo até formar uma espuma, e adicione a manteiga derretida lentamente, sem parar de bater.

Procure manter a mistura sempre quente, verificando a temperatura com os dedos. Quando estiver mais encorpado, é só retirar do banho-maria e acrescentar molho inglês, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Ingredientes para os demais passos da receita

  • 2 Ovos Gourmet Mantiqueira;
  • 4 fatias de bacon ou lombo defumado;
  • 2 fatias de pão torrado (de preferência, com o miolo bem macio, como o italiano);
  • sal a gosto;
  • óleo.

Modo de preparo do ovo pochê

Para a preparação dos ovos pochê, coloque bastante água em uma frigideira alta e leve-a ao fogo médio. Recorte quadrados de papel filme, com aproximadamente 30×30 centímetros, coloque sobre um prato fundo e unte com óleo. Quebre um ovo por cima e junte as pontas do papel formando uma trouxinha.

Leve-a até a água quente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares. Após três minutos, retire o papel filme e deixe o ovo cozinhar por mais um minuto. Com o auxílio de uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria.

Montagem do prato

Doure as fatias de bacon com óleo ou manteiga em uma frigideira rasa e coloque duas delas em cada torrada, com o molho holandês. Aqueça os ovos pochê por cerca de 30 segundos em água quente, deixe escorrer e coloque por cima de tudo. Você ainda pode finalizar com mais molho holandês por cima, folhas de salsa e páprica.

2. Avocado toast

Esse é um prato que surgiu nos cafés de Nova York, mas já conquistou paladares por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. As características do avocado toast ficam por conta da consistência cremosa do abacate, em contraste com a textura crocante da torrada.

Ingredientes

  • 1 Ovo Ômega 3 Mantiqueira;
  • 1 fatia do pão de sua preferência;
  • 1/2 abacate;
  • 4 tomates cerejas cortados ao meio;
  • folhas de manjericão a gosto;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Enquanto os pães torram em fogo baixo, em uma frigideira com azeite, amasse levemente o abacate e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Lembre-se de retirar os pães quando estiverem dourados e reserve.

Você pode escolher entre fazer com ovos fritos, mexidos ou pochê. Seja qual for a opção, é só finalizar colocando-o por cima do abacate, das folhas de manjericão e dos tomates cerejas.

3. Panquecas

Uma receita bastante tradicional, mas que combina muito bem com uma mesa de brunch, é a panqueca. As variedades que mais se encaixam aqui são as doces, que certamente deixarão todos com água na boca. Confira o que é preciso e como preparar de 10 a 12 unidades.

Ingredientes

Modo de preparo

Comece batendo as claras na batedeira até atingirem uma consistência firme. Em uma tigela funda, misture com um fouet o leite, a manteiga derretida e as gemas. Adicione a farinha de trigo, o açúcar e o fermento peneirados, e bata até ficar homogêneo.

Incorpore as claras em neve de forma delicada, misturando com uma espátula, buscando deixar a massa bem aerada. Adicione uma concha da massa em uma frigideira untada com óleo em fogo baixo. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos, virando na metade para dourar por igual. Para servir, você pode cobrir com geleias e caldas de frutas para acompanhar.

4. Tempurá com ovo e pimentão

O tempurá é uma especialidade da cozinha chinesa que agrada a muitas pessoas. Para o seu brunch, nossa sugestão é uma versão com ovo e pimentão que é muito fácil de fazer, até para quem não sabe cozinhar.

Ingredientes

  • 1 Ovo Caipira Mantiqueira;
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de água;
  • 1 pimentão vermelho;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Para preparar a massa do tempurá, bata o ovo em uma tigela e vá adicionando a água aos poucos. Depois, adicione a farinha de trigo, também em partes, colocando os temperos logo em seguida. Após incorporar os ingredientes, deixe esfriar na geladeira por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, aproveite para preparar os pimentões, retirando as sementes e a pele. Feito isso, corte em tiras ou rodelas e seque bem em papel absorvente.

Quando retirar a massa da geladeira, mergulhe os pedaços de legume e depois frite em óleo quente. Também podem ser servidos com ovos pochê ou cozidos, dando um toque ainda mais especial ao prato.

De fato, o ovo é muito versátil e pode estar presente em muitos pratos de um brunch. Existem, até mesmo, opções de drink com clara de ovo que certamente chamarão bastante a atenção e conquistarão o paladar de muitas pessoas. No final das contas, as receitas que vimos aqui demonstram que é possível comer ovo todo dia de maneira saudável, variada e bastante saborosa.

Então, quais dessas receitas para brunch não poderão faltar no seu próximo evento? Você também acredita que não pode faltar ovo no seu dia a dia? Então descubra, em um divertido quiz, qual receita com ovos pelo mundo você seria!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.