receita de suspiro

Veja a melhor receita de suspiro para você fazer em casa!

Qual será o segredo para um suspiro inesquecível? Ovos de qualidade, é claro! Esse ingrediente é parte fundamental dessa receita que encanta pessoas de todas as gerações. Também chamado de merengue por alguns, ele é um aliado perfeito para aqueles dias em que um docinho é tudo o que a gente precisa.

Mas, afinal, como fazer essa receita? Será que é muito complicado? Já adiantamos que não. Na verdade, é bem simples! E, pensando nessa dúvida, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a fazer os seus próprios suspiros.

Continue a leitura e veja uma ótima opção de receita de suspiro para você fazer em casa, além de descobrir algumas curiosidades sobre esse preparo incrível e conferir a diferença entre os termos “suspiro” e “merengue”. Vamos lá!

Qual é a história do suspiro?

Antes de você aprender como fazer suspiro, que tal conhecermos a sua origem? Bom, na verdade, não se sabe ao certo. É possível que essa receita tenha surgido em qualquer parte do mundo. No entanto, a teoria mais aceita é que ela é uma invenção italiana do século XVII. Ou seja, não podemos atribuir apenas o macarrão a esse povo. Eis mais uma delícia para a conta gastronômica da Itália!

Qual é a diferença entre suspiro e merengue?

De modo geral, ambos os termos significam a mesma coisa: uma receita que utiliza claras de ovos e açúcar, sendo posteriormente assada no forno. É isso!

Diferentes países, no entanto, têm diferentes receitas para o suspiro ou merengue. Na França, por exemplo, o açúcar é adicionado em partes. Na Suíça, o preparo é derretido em banho-maria e, na Itália, tem uma consistência mais mole, perfeita para cobrir tortas e bolos.

Qual é a melhor receita de suspiro?

Agora, é hora de você conferir a melhor receita de suspiro para ser feita em sua casa. Com isso, não tem erro!

Ingredientes

Os ingredientes para preparar o suspiro são bem simples: açúcar refinado e claras de ovos Jumbo Mantiqueira. Só isso!

O importante é atentar para a proporção adequada entre os ingredientes, já que o açúcar ajuda na estabilização das claras durante o preparo da receita. O ideal é utilizar 50g de açúcar para cada clara.

Caso você não tenha uma balança, use ¼ de xícara ou 5 colheres de sopa de açúcar. Com medidores padronizados, é bem provável que dê certo!

Modo de preparo

Essa é uma receita de suspiro simples. Ainda assim, ela requer atenção para o passo a passo. Comece separando as claras das gemas e, enquanto isso, deixe o forno preaquecendo. O ideal é fazer isso na menor temperatura disponível do seu aparelho.

Aproveite esse tempo para forrar a fôrma que será utilizada com papel manteiga, para que os seus suspiros não grudem. Importante: aqui, utilizar óleo ou manteiga não traz o mesmo resultado, já que esses ingredientes vão interagir com os ovos e o açúcar, e tudo pode dar errado. Fique de olho!

Depois, é hora de fazer o suspiro. É importante começar batendo as claras em uma velocidade mais baixa. A deixa para aumentar a velocidade é quando bolhas forem observadas na superfície da mistura.

A partir daí, bata rapidamente por mais uns 4 ou 5 minutos. O ponto das claras em neve é obtido quando o produto não se solta do batedor ou da colher. É aqui que é feita aquela estratégia de virar o bowl da batedeira sobre a cabeça!

Agora, é hora de ir adicionando o açúcar lentamente. Coloque uma colher por vez e continue batendo em velocidade rápida. Quando todo o ingrediente se incorporar na mistura, coloque mais um pouco e assim sucessivamente.

Por fim, monte os suspiros. Você pode fazê-los em saco de confeiteiro, mas não se preocupe caso não tenha um deles em casa. É só colocá-los no papel manteiga com uma colher mesmo. Não vão ficar iguais uns aos outros, mas serão igualmente deliciosos.

Há diferentes formas de preparar o doce?

Viu como é fácil fazer uma receita de suspiro de padaria sem precisar sair de casa? Simples, versátil e muito econômica. Agora, é hora de conferir algumas variações práticas para esse preparo.

Receita de suspiro de limão

Para fazer um delicioso suspiro de limão, tudo o que você precisa fazer é adicionar raspas da fruta na hora de bater.

Receita de suspiro colorido

O mesmo é válido para os suspiros coloridos. A diferença, aqui, está na adição de um corante alimentício em pó, que pode ser colocado junto ao açúcar.

Receita de suspiro gourmet

Os suspiros gourmet são feitos da mesma forma que os normais, mas com uma diferença: o recheio. Para montá-los, basta colocar uma quantidade na fôrma, adicionar o recheio e colocar outra quantidade por cima. É também possível utilizar forminhas específicas, para deixá-los ainda mais bonitos.

Uma boa opção de recheio é o de brigadeiro mole, mas você pode usar a sua criatividade e criar novos sabores com a mesma base (leite condensado + creme de leite + o sabor da sua preferência).

Receita de morango com suspiro

A receita de suspiro com morango consiste na montagem, em uma fôrma, de uma camada de chantilly sobreposta com morangos picados e suspiros. É uma delícia para tempos quentes, sendo especialmente saborosa no verão.

Quais são as dicas para o suspiro ficar perfeito?

Muitas pessoas não conseguem acertar o ponto do suspiro, então, confira algumas dicas:

  • asse os suspiros em fogo bem baixo;
  • acrescente o açúcar aos poucos;
  • utilize a proporção adequada de açúcar e ovos;
  • faça a separação das claras e das gemas com os ovos gelados;
  • separe os ovos aos poucos, ou seja, não os coloque diretamente na batedeira para garantir que estejam bons e que não há resquícios de gema;
  • peneire o açúcar antes de utilizá-lo para evitar que tenha partes “empedradas” na hora de bater.

Qual é o prazo de validade do suspiro?

Outra coisa: não desista caso não dê certo de primeira. Comece aos poucos, utilizando poucas claras e vá aumentando progressivamente. Com a prática, você vai fazer suspiros de olhos fechados. E, vale ressaltar que, fora da geladeira, os suspiros caseiros duram cerca de 5 dias.

Gostou de conferir a melhor receita de suspiro para ser feita em casa? Agora, coloque as mãos na massa e prepare uma fornada incrível dessa maravilha. Aproveite e chame toda a família para ajudar e provar.

Assine também a newsletter do nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades e conhecer várias outras dicas incríveis de receitas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.