Quem faz dieta vegetariana pode comer ovo

Quem faz dieta vegetariana pode comer ovo?

Quem faz dieta vegetariana pode comer ovo, sim. Quando o assunto é vegetarianismo é comum que essa dúvida apareça. No entanto, saiba que essa confusão acontece porque muita gente confunde esse estilo de vida com veganismo.

Porém, apesar de essas dietas alimentares terem em comum o não consumo de carne, elas possuem algumas diferenças. Neste texto, vamos responder a algumas dúvidas sobre o assunto e explicar sobre como o ovo pode ser muito benéfico para quem é vegetariano. Confira!

Qual é a diferença entre vegetariano e vegano?

Para aqueles que pretendem começar a restringir a ingestão de carne, é fundamental entender que existem quatro níveis de vegetarianismo e um nível de veganismo. Eles são:

  • ovolactovegetarianismo: essa é uma dieta em que não há consumo de carne, porém, se consome ovos;
  • ovovegetarianismo: aqui, além de não ingerir carnes, também não se consome laticínios, mas ovos ainda são permitidos;
  • lactovegetarianismo: nesse tipo de dieta, o consumo é restrito apenas a laticínios, evitando a ingestão de ovos e carne;
  • vegetarianismo estrito: geralmente, essas pessoas estão começando a entrar no que conhecemos como veganismo, por isso, não comem carne, ovos, laticínios, mel gelatina ou qualquer produto derivado de animais;
  • veganismo: no veganismo, além de não ingerir nenhum alimento que tenha origem animal, a pessoa adota um estilo de vida que não consome nada que venha de seres vivos, sejam roupas, cosméticos, objetos etc.

Quais são os benefícios do ovo?

O ovo é um alimento bastante versátil, e para quem é vegetariano, pode ser uma ótima maneira de diversificar as receitas, revezando ou mesmo incrementando com legumes e verduras. Ele serve não só como acompanhamento ou prato principal, mas também, como ingrediente fundamental para várias receitas.

Além disso, o ovo tem muitos benefícios para a saúde e é uma excelente fonte de nutrientes, em especial para quem opta por evitar o consumo de carne. Vamos apresentar os principais benefícios a seguir. Confira!

É uma proteína

Primeiramente, saiba que o ovo é uma boa fonte de proteínas. A principal delas é a albumina. Ela está presente na clara e ajuda o nosso organismo a transportar os nutrientes, combater os radicais livres, melhorar a circulação, evitar a flacidez, além de ajudar na distribuição de água. Já a gema contém boa parte das gorduras e calorias, sendo uma rica fonte de colesterol bom.

Para quem não consome carne, o ovo é uma alternativa interessante para suprir as necessidades diárias de proteína que o nosso organismo exige para ter um perfeito funcionamento.

Favorece a massa muscular

Outra característica interessante dos ovos é que eles favorecem quem quer ter hábitos saudáveis e pratica exercícios físicos. Isso porque, como dissemos anteriormente, são ricos em proteínas, entre elas a BCAA, que contribuem para o aumento da musculatura. Além disso, ajudam na redução de gordura e aliviam as dores.

É ótimo para o cérebro

Ovo possui uma vitamina fundamental para a geração de neurotransmissores, que é a colina. O neurotransmissor chamado acetilcolina, em especial, é fundamental para melhoria da memória e cognição.

O ovo, aliás, é um alimento ótimo para o desenvolvimento de bebês e superindicado para consumo durante a gestação, uma vez que é capaz de melhorar as transmissões do sistema nervoso e, consequentemente, ajudar no desenvolvimento do cérebro das crianças.

Melhora a imunidade

Talvez, poucos saibam que o ovo é um ótimo alimento para melhorar a nossa imunidade. Esse ingrediente ajuda na fabricação da vitamina D e dá uma turbinada na defesa do nosso sistema imunológico.

A vitamina D, aliás, é na verdade é um hormônio produzido pelo corpo, fundamental para que não soframos nenhum dano ao sermos invadidos por vírus ou bactérias. Além disso, dependendo da idade, a deficiência dessa substância pode ser muito prejudicial.

Em adultos, a falta de vitamina D deixa os ossos mais frágeis, aumentando a exposição a fraturas. Já para as crianças, pode comprometer seriamente o crescimento, além de gerar a má formação dos ossos.

Confira duas receitas vegetarianas com ovos

Deu para perceber como o ovo é um alimento muito benéfico para a nossa saúde, certo? Além disso, é um ingrediente bastante versátil, podendo ser utilizado em diversas receitas.

Nas que escolhemos aqui, ele é o componente principal, mas existem várias utilidades para esse alimento: bolos, doces, massas, etc. A seguir, confira duas receitas vegetarianas com ovos!

Panqueca de banana

Essa é uma receita low carb, inclusive, não leva farinha, sendo ideal para o café da manhã ou aquele cafezinho da tarde. Você vai precisar de:

  • 1 ovo Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1 banana;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de café de fermento.

Primeiro, amasse a banana e bata o ovo. Misture os dois ingredientes, colocando a canela aos poucos. Depois, adicione o fermento em pó e mexa até ficar uma massa uniforme.

Tudo pronto? É hora de levar para a frigideira. Na hora que a panqueca estiver se aquecendo, coloque uma tampa. Quando as bolhas aparecerem, vire para o outro lado.

Ovos mexidos

Os ovos mexidos são quase uma ‘instituição’ nas receitas com ovos. É possível encontrar versões diferentes e com vários ingredientes. O bom é que eles servem tanto como acompanhamento quanto como um ótimo prato principal. Para essa receita, você vai precisar de:

Primeiro, pique os quatro ramos de brócolis e o tomate. Bata os ovos em uma tigela separada e adicione sal e pimenta.

Em uma frigideira, coloque a manteiga e refogue os brócolis. Então, adicione os ovos e os tomates. Conforme os ovos forem ficando mais firmes, você deverá ir mexendo. Deixe atingir a consistência ideal e sirva.

Como você viu, quem faz dieta vegetariana pode comer ovo, sim! Além de ajudar a tornar o cardápio mais variado, esse alimento ainda traz diversos benefícios para a nossa saúde, como auxiliar na imunidade, ser fundamental para o nosso cérebro e também para o ganho muscular.

Gostou do nosso texto sobre ovos na dieta vegetariana? Então, continue aprendendo mais receitas, e acesse agora o nosso post sobre o bolo fubá com N.ovo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.