quanto tempo dura o ovo na geladeira

Quanto tempo dura o ovo na geladeira? Confira!

A conservação dos ovos é um tema que costuma levantar dúvidas, afinal, um ovo estragado pode tanto comprometer a preparação de uma receita quanto causar problemas alimentares, se for consumido. Você sabe dizer, por exemplo, quanto tempo dura o ovo na geladeira?

Guardar os ovos no refrigerador é um hábito bastante comum, mas é preciso ter atenção para garantir que eles estarão em boas condições quando chegar a hora de utilizá-los.

Neste post, vamos responder a essa pergunta e dar algumas dicas valiosas para você conservar melhor os Ovos Mantiqueira. Confira!

Afinal, quanto tempo dura o ovo na geladeira?

Assim como todo alimento, os ovos têm um prazo de validade determinado. Em geral, esse período é de 60 dias após a data da postura, contanto que sejam mantidos sob refrigeração.

Sem esse cuidado, no entanto, essa estimativa pode sofrer variações, especialmente se os ovos forem submetidos a altas temperaturas, como costuma ocorrer no verão. O melhor a fazer é estar sempre atento ao prazo de validade e à forma indicada de conservação do produto, para que possam ser consumidos antes de estragarem.

Quais são as melhores formas de conservação do ovo?

A dica mais importante relacionada à conservação dos ovos é que eles devem ser armazenados preferencialmente dentro da geladeira. A temperatura baixa impede o crescimento de microrganismos e a alteração na qualidade do produto, fazendo com que os ovos possam ser armazenados por mais tempo antes de serem consumidos.

O ideal é colocá-los nas prateleiras da geladeira, e não na porta, como muitos acabam fazendo. A explicação para isso é que a parte interna da porta está sujeita a maiores variações de temperatura quando o eletrodoméstico é aberto. Como você já sabe, esse é um fator que pode prejudicar as condições desse alimento e até torná-lo impróprio para consumo.

Outra boa prática é mantê-los nas suas próprias embalagens, já que elas evitam que os ovos entrem em contato com superfícies ou outros alimentos. Isso evita trincos acidentais na casca ou mesmo uma eventual contaminação cruzada. Caso deseje realizar a troca da embalagem, o ideal é manter os ovos em um recipiente com tampa.

Atenção: nunca lave os ovos antes do armazenamento. Durante o processo de produção, eles passam por um moderno sistema de limpeza e desinfecção. Lavá-los antes de guardar na geladeira aumenta as chances de contaminação devido à porosidade da casca, por isso, não é algo recomendado.

Como verificar se o ovo está bom?

O primeiro cuidado que se deve ter antes de consumir ovos ou utilizá-los em uma receita é se certificar de que estão dentro do prazo de validade. Essa informação pode ser encontrada na própria embalagem e é fundamental para o consumo seguro do alimento.

Mesmo dentro desse período, é possível que um ovo esteja estragado, por isso, vale a pena tomar alguns cuidados a mais antes de utilizar o alimento.

Uma boa dica é, sempre que for utilizar um ovo, é quebrá-lo separadamente em um recipiente, antes de colocar na panela ou juntá-lo a outros ingredientes. Assim, você consegue observar o cheiro da clara e da gema, bem como os aspectos do alimento. Se você notar alguma característica diferente, o melhor a fazer é utilizar outro ovo no preparo da sua receita.

Tão importante quanto os cuidados de conservação que vimos é optar por produtos de boa qualidade na hora de fazer as suas compras. Nossa dica final é preferir os Ovos Mantiqueira, que passam por um rigoroso controle de qualidade e higiene, desde a criação das aves até chegar à mesa dos consumidores.

Agora que você já sabe quanto tempo dura o ovo na geladeira, que tal ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos? É só assinar a newsletter para receber as novidades na sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.