qual a função do ovo na massa de pão

Qual a função do ovo na massa de pão? Entenda seu papel essencial!

Existem diversos tipos de pães com aromas, sabores e texturas diferentes, o que torna o mundo da panificação ainda mais encantador. Muitas vezes, os mesmos ingredientes em preparações distintas têm resultados variados. Pensando nisso, você sabe qual é a função do ovo na massa de pão?

Entre as receitas mais comuns de pão e pizza, os ovos fazem parte da lista de ingredientes e conferem características especiais à massa. Entretanto, nem todo mundo entende qual é a contribuição desse alimento para o preparo final. Neste artigo, explicamos mais sobre o assunto e ainda daremos uma receita ótima de pão de ovo. Confira!

Qual é a diferença entre pães com ovo e sem ovo?

Você sabia que os ovos atuam como agente de fermentação? É isso mesmo! Os pães que levam o ingrediente na massa crescem mais do que os demais. Isso acontece porque a gema do ovo encurta os fios na teia de glúten.

Dessa maneira, aumenta a elasticidade da massa, que fica mais macia e com a casca mais mole depois de assada. Há muitas receitas que dispensam os ovos, mas saiba que esse ingrediente enriquece o pão, deixando-o mais saboroso e com textura mais agradável.

No caso da pizza, a diferença mais notável entre a massa com ovos e sem ovos é que a primeira é mais macia, sem aquele efeito quebradiço. Já a segunda, é mais firme e crocante.

Qual é a função do ovo na massa do pão e da pizza?

Os ovos apresentam diversas funções na massa do pão e da pizza. As gemas dão sabor e as suas gorduras e proteínas adicionam cor à casca. Já as claras em neve proporcionam a leveza necessária em muitas receitas. Além disso, o alimento pode ser utilizado para emulsificar e dar liga aos ingredientes, conferir textura e produzir espumas.

Pincelar os pães com ovos batidos com leite, antes de assar, confere ao preparo uma casquinha brilhante e muito bonita. Dessa forma, deixa os pães mais atraentes e apresentáveis, o que é importante, afinal de contas, o ditado fala que comemos primeiro com os olhos, não é mesmo?

Na pizza, a principal função é dar liga aos ingredientes, fazendo com que a massa não fique farelenta depois de assada, e proporcionar maciez e sabor. Por fim, mas não menos importante, devemos nos lembrar de que os ovos são alimentos nutritivos, contendo proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Sendo assim, também enriquecem nutricionalmente as massas.

Qual é a importância de ter ovos de qualidade na massa?

Quem pensa que ovos de galinha são todos iguais se engana totalmente. Ovo tem marca e sua qualidade depende diretamente da alimentação e da criação das aves. Além do mais, existem tamanhos e tipos de ovos diferentes.

Por exemplo, um pão feito com Ovos Caipira Mantiqueira ou Ovos Gourmet Mantiqueira terá uma cor mais acentuada do que o preparado com ovos comuns por conta da gema desses ovos ser mais escura. Sendo assim, é muito importante prestar atenção à qualidade dos produtos que utilizará em seus pães.

Como fazer pão de ovo?

Já vimos que os ovos, além de trazerem muitos benefícios à saúde, também são sinônimo de pães fofinhos, com casquinhas crocantes e texturas incríveis. Além disso, você pode aproveitar os benefícios desse alimento para preparar uma receita de pão de ovo.

O pão de ovo pode ser doce, que combina perfeitamente com o café da tarde, ou tradicional, que pode ser utilizado para fazer sanduíches. Existem, ainda, as versões low carb, ideais para quem segue dietas baseadas em grandes quantidades de proteínas e pouco consumo de carboidrato.

Pensando nas vantagens desse pãozinho, separamos uma receita deliciosa de pãozinho de ovo doce, daqueles de dar água na boca! Além de tudo, é bem simples de preparar. Veja, a seguir.

Pão de ovo doce

O pão de ovo doce é polvilhado com açúcar e fácil de fazer em casa. Pincelando as gemas de ovo, ele fica com aquela casquinha brilhante, como se fosse de padaria! Anote os ingredientes.

Ingredientes

  • 2 Ovos Caipira Mantiqueira em temperatura ambiente;
  • 1/2 xícara (120 ml) de água morna;
  • 1/4 xícara (60 ml) de leite morno;
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 5 colheres de sopa de açúcar (pode ser menos, se preferir);
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 3 xícaras + 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco (feito para assar pães).

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes em uma batedeira, utilizando o gancho para massa. Se não tiver batedeira, coloque todos os ingredientes em uma tigela grande e sove a massa por pelo menos 10 minutos, até chegar no ponto ideal, que deve ser bem lisa.

Deixe a massa crescer por uma hora ou até dobrar de volume. Pode mantê-la no mesmo recipiente em que você sovou. Depois que ela crescer, coloque a massa em uma superfície enfarinhada e divida-a em quatro porções grandes e iguais.

Em seguida, divida cada porção em quatro, totalizando 16 porções. Então, faça 16 bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada com manteiga. Aguarde os pãezinhos crescerem por pelo menos 30 a 45 minutos, cobrindo-os com um pano de prato limpo.

Se quiser que o seu pão de ovo fique parecido com pãozinho doce de padaria, passe gema em cima de cada um e polvilhe açúcar cristal. Preaqueça o forno por 20 minutos. Depois, leve os pães para assar por 20 minutos, ou até dourarem completamente.

Dica da Mantiqueira

Uma dica para quem gosta de preparar pizza e pão caseiro é retirar os ovos da geladeira um dia antes de preparar a receita. É fundamental que os ingredientes não estejam gelados na hora da preparação.

Caso você se esqueça desse detalhe, coloque os ovos dentro de um recipiente com água morna por 5 minutos. Mas atenção! Tome cuidado para não usar água quente demais, para não cozinhá-los, combinado? É só para que eles consigam atingir a temperatura ideal para a preparação do pão de ovo.

Agora que você já sabe qual é a função do ovo na massa de pão, é necessário escolher ingredientes de qualidade. Para isso, é necessário optar por uma marca de confiança, como a Ovos Mantiqueira. Somente dessa maneira você tem a certeza de que tem um alimento nutritivo de verdade.

Já conhece o Clube Mantiqueira? Você escolhe o seu kit e a frequência, faz o pagamento e recebe seus ovos em casa — sempre fresquinhos e direto da granja! Perfeitos para fazer a receita de pão de ovo e muitas outras. Aproveite que está por aqui e saiba mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.