produção de ovos

Entenda mais sobre o processo de produção do ovo na Mantiqueira

Engana-se quem pensa que ovo é tudo igual! A qualidade varia entre as marcas e depende de detalhes como a criação e a alimentação dada às aves, além da tecnologia utilizada na produção dos ovos. Na Ovos Mantiqueira, investimos em um sistema diferenciado de produção de ovos e, com isso, proporcionamos mais confiança, qualidade e sabor à mesa dos consumidores.

E sabe mais uma vantagem? Temos uma diversidade de opções de ovos! Os Ovos Gourmet, por exemplo, são ótimos para quem gosta de dar aquela finalizada bonita no prato. Os Ovos Caipira Orgânicos vêm de galinhas criadas livres de gaiolas, que também têm uma alimentação com grãos de origem 100% orgânica.

Conhecer todo o processo por trás de um produto é importante antes de o trazermos para a nossa casa, não acha? Por isso, conversamos com Cristiane Cantelli, Gerente de Qualidade na Ovos Mantiqueira, que nos contou sobre todo o processo de produção de ovos, além de outros detalhes. Confira!

O processo de produção de ovos é automatizado

A Ovos Mantiqueira iniciou suas atividades ainda nos anos 1980 e a qualidade dos ovos produzidos sempre foi o seu diferencial. O investimento em tecnologia vem proporcionando, ao longo desses anos, muitos avanços e segurança na produção dos ovos.

“Temos um rígido controle da produção desde o momento em que a galinha bota o ovo até o momento em que entregamos para os supermercados e os clientes. O ovo é colocado pela galinha e segue por uma esteira rolante até na classificação, onde é higienizado, pesado, classificado e embalado. Não é preciso que ninguém coloque a mão. As máquinas, além de automatizarem o processo, ajudam a evitar a contaminação cruzada.”

“A máquina que faz a classificação dos ovos tem uma tecnologia bastante avançada e cuida da sua qualidade interna e externa. Assim, detecta fissuras, faz a já mencionada higienização de ovos e separa por categorias de peso. Se é pequeno, vai para a embalagem de pequenos e se é médio, vai para a embalagem de médios. Vamos muito além de cumprir a pesagem padrão”, completa Cristiane.

Segundo a Gerente de Qualidade, “isso facilita nosso trabalho e, também, garante que os Ovos Mantiqueira cheguem seguros à casa do consumidor. Garantimos, dessa forma, a segurança alimentar e o controle da contaminação cruzada, pois os únicos ambientes pelos quais os ovos passam são os das máquinas. Também, asseguramos o risco mínimo de falha humana, já que, quando há manipulação, é mínima”.

A qualidade e o controle sanitário são priorizados em todas as etapas

Seguir as regras impostas pelas legislações é importante para atestar todos os processos sanitários. Afinal, o produto precisa chegar com qualidade às prateleiras e às casas dos consumidores. Na Ovos Mantiqueira, tudo isso é seguido à risca.

Nesse controle sanitário é utilizada a metodologia de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle. É um sistema que aborda a segurança do alimento, em todas as etapas, seguindo 7 princípios importantes:

  1. identificação e avaliação dos perigos;
  2. determinação dos pontos críticos de controle;
  3. estabelecimento dos limites críticos;
  4. criação de procedimentos de monitoramento;
  5. estabelecimento de ações corretivas;
  6. criação de procedimentos de verificação;
  7. estabelecimento dos procedimentos de manutenção de registros de documentação.

“Analisamos tudo e buscamos os riscos. Controlamos a desinfecção do ovo para afastar a contaminação microbiológica. Temos 16 programas de autocontrole, que Órgãos Fiscalizadores nos auditam, e buscamos sempre a melhoria deles. Temos uma área de supervisão de segurança alimentar, que comanda todos os programas, faz análises e tudo o que for necessário até chegar ao produto final”, explica Cristiane.

A Gerente de Qualidade da Ovos Mantiqueira também assegura o processo de rastreabilidade de cada produto: “sabemos quando o ovo sai daqui, aonde chega e de que forma. Além disso, temos uma equipe técnica profissional, com conhecimento para tomar ações rápidas e saber como proceder”.

As galinhas são bem criadas e alimentadas

Outra característica que diferencia o processo de produção de ovos na Ovos Mantiqueira é a criação das galinhas. Uma parte delas é chamada de cage free: criadas soltas, sem gaiolas.

“Temos um diferencial nesse bem-estar das aves. Seguimos normas, inclusive somos auditados quanto a isso. Temos todos os parâmetros controlados, como galpão com temperatura e umidade adequados. Com isso, é possível produzir os ovos da melhor qualidade”.

E as aves de gaiolas também são muito bem cuidadas! O alojamento segue as regras de legislações quanto a espaço e comodidade. Para a alimentação das aves, a Ovos Mantiqueira tem fabricação própria das rações, de modo a garantir a qualidade e os nutrientes necessários.

“Na fábrica de ração temos uma nutricionista que formula a alimentação das aves baseada nos nutrientes que ela precisa em cada fase da vida. Assim oferecemos uma alimentação equilibrada e fresca, sendo fabricada diariamente”.

 A redução do impacto no planeta

Os resíduos — como esterco das aves e ovos descartados — vão para uma unidade de compostagem, na cidade de Campanha, MG, e são transformados em adubo orgânico, para, depois, serem vendidos.

“Com isso conseguimos minimizar os impactos ambientais. Também, temos uma estação de tratamento de água do rio, que captamos para o consumo e devolvemos com mais qualidade físico-química e microbiológica. É um sistema de tratamento de efluentes bem eficiente”, explica Cristiane.

A Ovos Mantiqueira está crescendo muito no sistema de aves livres de gaiolas. Já tem uma granja cage free em Cabrália Paulista, que segue todas as certificações necessárias. Outra está em construção em Lorena, SP.

Como você viu, a produção de Ovos Mantiqueira passa por um rigoroso controle de qualidade e investe nos mais variados tipos de ovos. Tudo isso para levar um produto mais saboroso, confiável e adequado à sua preferência. Você já conhecia todo esse processo?

Gostou de ficar por dentro do nosso sistema de produção? Que tal conhecer todas as nossas opções e garantir ovos fresquinhos e de qualidade para a família? Participe do Clube Mantiqueira e faça a assinatura de ovos, para recebê-los no conforto de sua casa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.