por onde a galinha bota ovo

Curiosidade: por onde a galinha bota ovo?

Essa é uma questão simples, mas que gera dúvida e curiosidade em muita gente: você por acaso sabe por onde a galinha bota ovo? Já se perguntou isso? Quando se fala dessas aves, talvez essa dúvida esteja logo abaixo daquela outra, muito conhecida: quem veio primeiro foi o ovo ou a galinha?

Como nós já desmitificamos a segunda, agora é hora de prestar alguns esclarecimentos sobre a primeira! Vamos corrigir algumas ideias sobre galinhas, ovos e pintinhos, e falar um pouco sobre como o ovo se forma dentro da galinha.

E aí, a curiosidade bateu? Então, confira mais!

Por que a galinha produz ovos?

Muita gente acha que para uma galinha colocar ovos, é preciso ter um galo presente. Há ainda quem pense que as galinhas põem ovos depois do cruzamento. Mas isso não é verdade. 

O ovo começa a se formar dentro da galinha mesmo sem nenhum galo por perto. E esses ovos não são fertilizados, por isso não geram pintinhos.

Do mesmo modo, não há necessidade de aplicar hormônios nas galinhas para que elas ponham ovos. É normal que essas aves botem, em média, um ovo por dia, durante sua fase produtiva, até formar ninhadas aproximadas de doze ovos. 

Quando essa quantidade é alcançada, a galinha para de botar ovo e começa a chocá-los. Se os ovos são retirados todos os dias, ela continua a pôr sempre.

Para que a galinha permaneça pondo seus ovos em boa quantidade e com qualidade satisfatória, é importante alimentá-la com ração nutritiva e de qualidade e manter a iluminação adequada, compensando as variações de luminosidade natural durante as estações do ano.

Mitos sobre os ovos

Ficando claro que a galinha põe seus ovos sem precisar cruzar com o galo, vamos esclarecer mais alguns mitos sobre o assunto?

Todo ovo vira pintinho

Não é verdade! Só gera pintinho o ovo fecundado, ou seja, quando há cruzamento com o galo.

Galinhas de granja, por regra, não têm contato nenhum com galos, pois não é permitido oferecer ovos fertilizados para os clientes.

Ovo com duas gemas geraria dois pintinhos

Possivelmente, o ovo com duas gemas poderia ser fecundado, mas dificilmente formaria os dois pintinhos, pois não haveria espaço suficiente para ambos se desenvolverem dentro do ovo. Os embriões morreriam antes de se desenvolverem completamente.

A formação de duas gemas é uma anomalia, fruto de uma irregularidade no ciclo hormonal das galinhas. É como se fosse uma dupla gestação.

Mas, quando não há contato com o galo, não tem nenhum pintinho! Por isso, o melhor é aproveitar os benefícios extras das duas gemas na alimentação.

O ovo é a menstruação da galinha

Existem pessoas que defendem que o ovo é a menstruação da galinha, mas isso não é bem a realidade. A gema do ovo é semelhante a um óvulo não fecundado. A menstruação da mulher também ocorre quando não há fecundação, só que o sistema reprodutivo feminino é diferente: a mulher menstrua cerca de duas semanas depois da ovulação propriamente dita.

Além disso, vale lembrar que as galinhas não são mamíferas, e seu sistema reprodutor é bem diferente. O útero delas é totalmente diferente do humano e não possui endométrio, que é o que gera a menstruação feminina.

Existe ovo dentro de ovo

Sim, isso acontece! Quando um ovo está em processo de formação dentro da galinha, pode acontecer de ele ser liberado pelo ovário antes do anterior ter percorrido seu caminho. 

Então, quando o primeiro ovo está na fase do caminho em que recebe a casca, ele pode ser empurrado de volta na “fila de produção”, se grudando a outro ovo e voltando a receber uma nova casca. Assim, se forma um ovo dentro de outro ovo!

Por isso, não se assuste quando quebrar um ovo e se deparar com outro ovo dentro dele: pode ser muito incomum, mas é algo perfeitamente normal.

Como a produção de ovo acontece no corpo da galinha?

Achou um pouco confusa essa coisa toda de formação dos ovos? Nós explicamos para você! O processo todo começa com o oócito que vai gerar a gema, o grande óvulo da galinha — é o maior do reino animal, com 4 centímetros de diâmetro, aproximadamente. 

Ele sai do ovário e vai se desenvolvendo à medida que passa pelo oviduto, que é um canal composto de várias partes nas quais acontece a formação do ovo completo. É dentro do oviduto que a gema recebe a proteção que a mantém no centro da clara e também é aí que o ovo recebe a casca.

Então, quando ele está pronto, segue para a saída. E cerca de 30 minutos depois de botar o ovo, a galinha começa um novo processo, liberando uma nova gema.

Uma galinha produz, em média, 256 ovos durante um ano, sendo que ela pode se manter pondo ovos de cinco a seis anos, em seu processo de vida normal, sendo completamente saudável.

Por onde a galinha bota ovo?

Agora, vamos falar especificamente do título deste post: pode onde a galinha bota ovo! A resposta é simples: pela cloaca, que é uma estrutura presente nas aves que parece uma bolsa. Ela dá saída para o sistema renal, o reprodutor e o gastrointestinal e está presente nos machos e nas fêmeas.

Isso faz com que muita gente pense que o ovo é sujo e contaminado, pois sai pelo mesmo lugar por onde a galinha defeca e urina. Mas a natureza é perfeita! O ovo é protegido por uma película natural que resguarda seu interior contra a entrada de bactérias e outros germes, afinal de contas, ele é feito para proteger um possível pintinho em seu processo de formação, quando existe a fecundação.

Bom, agora você sabe não apenas por onde a galinha bota ovo mas como ele é formado dentro dela, não é mesmo? Alguns mitos ficaram esclarecidos, e você pode cozinhar e fritar seus ovos tranquilamente, sem medo de encontrar um pintinho desavisado por aí!

Quer mais dicas interessantes? Então saiba como identificar ovos fresquinhos na hora de comprar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.