pode lavar ovo

Tira-dúvidas Mantiqueira: pode lavar ovo?

Pode lavar ovo, sim, mas logo antes do uso. Também é crucial lavar utensílios e as mãos para evitar contaminação do alimento. Veja mais no post!

Principalmente depois do início da pandemia, as pessoas adquiriram (ou intensificaram) o hábito de lavar as compras antes de armazená-las, sobretudo os alimentos. Com esses cuidados, surgiu uma dúvida bem pertinente: pode lavar ovo ou não pode? Viemos esclarecer essa questão de uma vez por todas neste post!

O ovo tem um alto valor nutricional e é muito versátil, o que faz dele indispensável em qualquer cozinha, seja como prato principal, seja nas diversas receitas de ovos. De fato, ele exige cuidados no manuseio para evitar contaminação. O primeiro deles é optar por produtos de boa procedência e qualidade garantida.

Mas é muito importante saber como lidar com os ovos depois de comprados. Por isso, acompanhe com atenção as dicas que preparamos neste post e saiba exatamente como higienizar esse rico alimento!

Como o ovo pode ficar contaminado?

Se você quer garantir a segurança do seu alimento, de sua família ou dos seus clientes, é fundamental entender como o ovo pode sofrer uma contaminação. É que a casca dele é muito porosa e pode permitir trocas gasosas entre os meios interno e externo. Por isso que os ovos não podem ser armazenados próximo de outros alimentos ou de produtos com cheiro forte.

Na casca, existem películas protetoras internas e externas. A externa (chamada de cutícula) cobre a casca e serve de barreira, evitando que microrganismos entrem. Já a parte interna tem as duas películas (chamadas de membranas testáceas), que controlam a evaporação do conteúdo. São elas que você nota quando quebra o ovo.

Esse alimento é muito perecível, e isso acontece por causa das trocas gasosas que ele sofre e pela sua forma de armazenamento. Devido a isso, tanto o tempo desde a postura quanto os cuidados depois disso interferem no frescor do ovo.

Pode lavar o ovo?

Entre as várias camadas de proteção do ovo, aquela responsável pela proteção dos poros da casca é feita de proteínas, carboidratos e lipídios. Quando ela é retirada, ela possibilita que contaminantes entrem no conteúdo interno.

Por isso, não se deve lavar os ovos quando são comprados ou recebidos em casa, pois eles vão permanecer um tempo sem a barreira protetora da cutícula. Além disso, quando se lava o ovo em água fria, a diferença de temperatura cria um vácuo que facilita ainda mais o transporte das bactérias. Por essa razão, os ovos não devem ser lavados quando a utilização não for imediata.

Quais os riscos de se lavar o ovo?

O risco maior é facilitar a entrada de contaminantes no conteúdo interno, que podem ser ingeridos, sobretudo quando se consome o ovo cru ou mal cozido.

Ovos são lavados antes de venda?

A lavagem do ovo não é obrigatória antes da sua venda, mas uma higienização pode ser efetuada com jatos de ar, escovas e esponjas secas. Ovos com sujeira ou danificados não podem ser comercializados.

Quem opta por realizar a lavagem dos ovos deve realizar a secagem antes de embalá-los, a fim de evitar problemas de contaminação. A Mantiqueira aplica óleo mineral após a secagem, para fechar os poros do ovo, pois isso torna o produto mais seguro no quesito microbiológico.

Por que higienizar o ovo?

Na natureza, existem mais de 2.500 sorotipos de salmonela, uma bactéria presente no intestino dos animais. A contaminação por salmonela acontece devido à má higiene na manipulação dos alimentos. Por isso, é importante lavar as mãos e os utensílios, além de separar alimentos crus de cozidos, a fim de evitar que eles sejam contaminados.

Os ovos são os alimentos mais frequentemente envolvidos em surtos alimentares por salmonela, e isso geralmente acontece porque a bactéria, na maioria das vezes, está presente na casca, e não no interior. Assim, fica claro que o problema é a manipulação, e o cuidado maior deve estar na hora de quebrar a casca do ovo.

Os sintomas da contaminação por salmonela são febre, dor de cabeça, diarreia, calafrios, náuseas e vômitos. Em casos mais severos, pode haver agravamento do quadro, com comprometimento do coração e dos pulmões.

Como higienizar corretamente os ovos?

Na verdade, uma série de cuidados é o meio mais correto de higienizar o ovo e reduzir o risco de contaminação. Por isso, fique de olho nas dicas que separamos, tomando as seguintes precauções:

  • compre somente ovos de procedência confiável, optando por marcas como a Ovos Mantiqueira, que você já conhece e confia;
  • ao adquirir seus ovos, verifique se a embalagem traz a data de validade, selo de inspeção oficial e informações do produtor, incluindo nome e CNPJ;
  • jamais compre ovos com a casca suja, quebrada ou trincada;
  • guarde os ovos preferencialmente na geladeira ou em algum local limpo, fresco, seco e arejado;
  • antes de armazená-los, retire os ovos da embalagem original e os guarde em um recipiente limpo;
  • guarde os ovos nas prateleiras da geladeira e não na porta, evitando o contato com outros alimentos que possam contaminar a casca, como carne e produtos crus;
  • lave os ovos em água corrente, depois deixe-os em uma solução de água com 10 gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) por cerca de 10 minutos. Depois enxague bem e lave as suas mãos cuidadosamente. Faça isso somente na hora de usá-los, para não deixar o interior desprotegido pela quebra da barreira protetora;
  • lave as mãos e as superfícies de trabalho com água e sabão antes de manusear os alimentos crus e cozidos.

Tomando esses cuidados, você pode comer ovo todo dia tranquilamente, sem medo de se contaminar!

O mais importante nisso tudo é lembrar que o ovo é um alimento que tem marca, justamente porque ele requer várias medidas que vão desde a criação das galinhas até o manuseio de cada unidade. Isso tudo para garantir que chegue à sua mesa um alimento completo, saudável, livre de contaminações e cheio de benefícios à saúde.

É justamente esse o foco da produção da Ovos Mantiqueira: nosso trabalho é focado em garantir saúde e segurança do alimento, entregando o máximo em qualidade aos consumidores.

Agora, você já sabe tudo sobre esse assunto e entende que não pode lavar ovo antes de guardar, mas pode realizar uma higienização completa imediatamente antes de usá-lo, com a intenção de evitar contaminações e garantir a saúde da sua família!

Quer saber mais? Assine nossa newsletter e receba informações como essas em seu e-mail para se manter por dentro de boas dicas de alimentação e saúde!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.