Peso do ovo: como saber e como ele influencia a sua receita?

O peso do ovo é calculado com base na composição do alimento. Sua classificação por tamanho é feita por meio de cinco medidas de referência: acima de 66g (jumbo), de 60 a 65g (extra), de 55 a 59g (grande), de 50 a 54g (médio), e de 45 a 49g (pequeno).

Nessa perspectiva, começamos nossa conversa sugerindo que é muito arriscado seguir uma receita sem avaliar esse fato. Provavelmente, você já faz essa análise, de forma intuitiva, quando decide colocar um ovo a mais ou a menos na lista de ingredientes para aquela torta difícil de dar o ponto.

Agora, se você segue à risca o que diz no texto sobre aquele bolo fofinho, mas ele sai do forno pesado, baixo e totalmente diferente daquela foto maravilhosa na revista ou no site, a dúvida não tarda a surgir: o que aconteceu de errado, se eu segui a receita passo a passo?

Saiba que a resposta pode estar no peso do ovo! Isso ocorre porque não existe apenas um tamanho para o ingrediente. Então, na hora de lançar mão dos seus dotes culinários, é preciso conhecer essa informação.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com tudo o que é fundamental saber sobre o assunto. Então, vamos lá?

Peso do ovo e classificação: qual é a relação?

Os ovos são classificados segundo seu peso, conforme a Resolução nº 1 de 09/01/2003, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Ministério é a entidade responsável por dar as diretrizes para o segmento, portanto, as empresas que trabalham com esse tipo de alimento proteico precisam seguir as determinações do órgão público.

Essa explicação é necessária por um motivo: para dizer que existe, sim, uma diferenciação dos ovos, ou seja, não é verdadeira a afirmação de que " os ovos são todos iguais". Cada um recebe sua classificação e pertence a grupos específicos.

Abaixo, vamos ver como funciona essa especificação, seguindo o parâmetro do peso do ovo. Ele conta com toda a composição do alimento, desde a parte que compreende sua clara, passando pela gema e incluindo a casca:

  • ovos com mais de 66 gramas: chamados de jumbo e ideais para receitas que pedem o ingrediente maior do que os de costume;
  • ovos entre 60 a 66 gramas: conhecidos como tamanho extra, são grandes, mas um pouco menores do que o jumbo;
  • ovos entre 55 a 59 gramas: os grandes, mais comumente utilizados;
  • ovos entre 50 a 54 gramas: o tamanho médio, que é um dos mais presentes nas casas das pessoas;
  • ovos entre 45 a 49 gramas: designados como pequenos, são os menores da classificação de pesos.

Os ovos com peso menor do que os apontados acima não são propícios para o fornecimento aos consumidores finais, na forma in natura. Portanto, se você desconfiar que algo está errado com relação a esse critério, não hesite em fazer a sua própria medição. Vamos falar um pouco mais sobre como fazer isso, no tópico a seguir.

Como saber o peso do ovo?

A pesagem dos ovos é feita pelas granjas e unidades de beneficiamento, em grande parte, de maneira totalmente automatizada, ou seja, com uso de máquinas. Dessa forma, as chances de ocorrerem erros no processo diminuem drasticamente, em comparação com uma pesagem manual.

No entanto, é preciso sempre ter atenção à procedência do ovo e verificar se atende aos critérios de peso que vimos mais acima, pois essa é a maneira de comercialização correta que as empresas do segmento precisam adotar.

No final das contas, em casos esporádicos, o próprio consumidor pode fazer a conferência de peso do item alimentício que comprou, utilizando uma balança caseira para fazer a medição.

Apesar desse tipo de balança ter uma capacidade de precisão menor — a maioria não é calibrada, dentro do prazo adequado, por órgãos certificadores, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO —, essa técnica funciona bem para esse tipo de situação cotidiana.

Para fazer da forma correta, basta colocar o ovo inteiro na bandeja do equipamento e verificar qual é a pesagem que aparece no indicador. Mas, lembre-se: essa é uma opção apenas para circunstâncias eventuais, já que pode ocorrer divergência de peso das balanças calibradas para as caseiras.

Qual a importância de comprar ovos de empresas sérias?

É justamente a garantia de que a empresa vai cumprir com todas as obrigações e ações de segurança, a fim de proporcionar o melhor ovo possível para seus clientes, além de estar comprometida com as boas práticas de criação de suas aves.

Aliás, quando você compra ovos de instituições sérias, que se preocupam em atender aos requisitos definidos por órgãos reguladores e certificadores de qualidade, evita que seu dinheiro seja desperdiçado em alimentos com características ruins.

Muitas vezes, o consumidor adquire algo apenas pelo fator preço — que não deixa de ser importante —, mas recebe itens que não valem nem mesmo esse pequeno valor. Sendo assim, perde o que investiu.

Uma sugestão para não correr riscos é adquirir sempre os Ovos Mantiqueira na hora de apresentar o alimento final aos seus consumidores. A empresa é referência em qualidade, inovação, seriedade e segurança.

Como acontece a checagem de peso dos Ovos Mantiqueira?

Esse processo faz parte da produção dos ovos. Assim como em todas as outras etapas, toda a checagem do peso é feita de forma automatizada, sem que haja a necessidade do contato físico com o alimento.

A conferência e a classificação dos Ovos Mantiqueira é feita por meio de de equipamentos de última geração e que garantem toda a segurança e a higiene necessárias ao processo.

Como o peso do ovo influencia a receita?

A receita pode sofrer mudanças, principalmente, devido à diferença em gramas de cada tipo de ovo. Vamos ver um exemplo de uma receita do nosso blog, para ficar mais claro. Para uma maionese de ovo, você precisa de:

  • 2 ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • óleo de soja (o quanto baste);
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão ou vinagre branco;
  • sal e temperos a gosto.

Na receita, note que a recomendação é utilizar os Ovos Happy Eggs Mantiqueira, o que significa que serão necessários ovos do tipo médio, de 50 a 54 gramas, ou grande, que estão entre 55 a 59 gramas. Para uma experiência gastronômica ainda melhor, que sejam ovos de galinhas livres de gaiola, o sistema cage free.

Portanto, se ao tentar reproduzir essa delícia gastronômica, os ovos utilizados forem do tamanho pequeno, que têm peso entre 45 a 49 gramas, haverá uma diferença considerável na quantidade necessária desse alimento. Isso pode interferir na consistência da maionese.

Outro exemplo que ressalta a importância de saber o peso dos ovos são os casos de receitas de pães e doces, em que 5 gramas a mais ou a menos de um ingrediente já fazem muita — ou toda! — diferença no resultado final.

Viu como o peso do ovo pode influenciar os preparos culinários? Agora, você já sabe por que aquele seu bolo que foi feito com tanto carinho para toda a família não deu certo.

Como é feita a conversão dos ovos em receitas?

Muita gente prefere trabalhar com o ovo na forma líquida pasteurizada, por conta da praticidade na hora de acertar as medidas indicadas nas receitas. Isso significa que, ao fazer a contagem em gramas, na verdade, a conversão deve ser feita para mililitros.

Para exemplificar, vamos considerar como base um Ovo Gourmet Mantiqueira, que é do tipo grande, com cerca de 59 gramas. Em sua forma líquida, essa medida corresponde a aproximadamente 60 mililitros.

Essa contagem é aproximada porque existe uma margem de peso variável dentro das categorias, mas serve como parâmetro para as demais conversões. De toda forma, se houver dúvidas, consulte a embalagem do alimento para encontrar essas informações.

É preciso atenção na hora de verificar o peso dos ovos que adquirimos, pois esse aspecto é fundamental para garantir que as receitas tenham resultados fantásticos! Uma alternativa para não se preocupar com essa variação é comprar os seus ovos por assinatura, no Clube Mantiqueira. Dessa forma, sua única preocupação será escolher o seu kit, a frequência de recebimento e a forma de pagamento. Da qualidade e da entrega, a Ovos Mantiqueira se encarrega!

Para saber mais detalhes sobre como funciona e assinar o Clube Mantiqueira, entre em contato conosco!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”