Benefícios do ômega 3 e alimentos com esse componente!

Apesar de cada vez mais difundido como aliado da boa saúde, há quem ainda não saiba para que serve o ômega 3. Esse conjunto de ácidos graxos é importante para o bom funcionamento do organismo.

Quem busca um estilo de vida mais saudável, não pode deixar de contar com o ômega 3 para ter mais longevidade e bem-estar. Para você ter uma ideia, seus benefícios estão ligados à prevenção de doenças e a um corpo e mente mais funcionais.

Você também procura uma melhor qualidade de vida? Então, confira o nosso post. Aqui, ficará por dentro do assunto!

O que é ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, ou seja, é do bem. Ele é formado por um conjunto de ácidos graxos essenciais para nosso corpo, mas o organismo não é capaz de produzi-los. É por tal razão que devemos consumir o nutriente todos os dias. Assim, conseguimos manter índices saudáveis para obter seus benefícios.

No corpo, esse nutriente é um integrante da membrana celular. Além disso, parte do cérebro é composta por um dos ácidos graxos que constituem o ômega 3. Logo, ingerir essa substância é importante para manter boas capacidades cognitivas.

Para que serve o ômega 3?

A principal função de algumas gorduras é a produção de energia. Porém, o ômega 3 é multifuncional. Isso significa que atua em muito mais processos no organismo, por exemplo, na coagulação do sangue, na defesa contra agentes externos e na geração de hormônios.

Ao falar nesse nutriente, é interessante conhecer outros tipos de gorduras que fazem bem à saúde e que podem atuar junto ao ômega 3. Veja!

Ômega 6

Enquanto o ômega 3 é um bom anti-inflamatório, sendo muito útil para prevenir e combater inflamações, o ômega 6 é pró-inflamatório, ou seja, favorece essa reação. No entanto, isso não significa que o nutriente traz malefícios à saúde.

A inflamação faz parte do sistema de defesa do organismo, mas passa a causar danos ao corpo a partir do momento em que começa a agir de forma constante, também conhecida como inflamação crônica. Para que isso não aconteça, é importante que os níveis de ômega 3 e ômega 6 estejam equilibrados. Assim, ambos promovem um efeito metabólico protetor muito importante.

As fontes de ômega 6 — óleos refinados de soja, de milho e de canola, por exemplo — são mais populares no consumo do dia a dia, por isso, é comum que haja um desequilíbrio. Esse é mais um motivo para compensar a balança ao aumentar a ingestão de alimentos abundantes em ômega 3.

Ômega 9

Um dos diferenciais do ômega 9 é que o corpo é capaz de produzi-lo por conta própria. No entanto, para que seja aproveitado por todo o organismo, precisa estar em companhia de outros ácidos graxos, como os ômegas 3 e 6.

Uma de suas principais funções é o controle da pressão arterial. Por conta disso, tem um papel importante na prevenção de doenças cardíacas, justamente, por reduzir os níveis de triglicerídeos nos sangue.

Além disso, é possível encontrá-lo em alguns alimentos, como castanhas, nozes, amendoim, azeite de oliva, azeitona e abacate. Sendo assim, uma alimentação saudável, rica em nutrientes, é capaz de garantir a atuação conjunta dos ômegas 3, 6 e 9.

Quais são os benefícios do ômega 3?

Depois de entender o que é ômega 3, para que serve e quais são os outros tipos de ácidos graxos que podem ajudar a promover mais saúde e bem-estar por meio da alimentação, o próximo passo é conhecer as reais vantagens que esses nutrientes proporcionam ao organismo. Desde já, é possível destacar que os benefícios são muitos! Confira, a seguir, o que o ômega 3 pode fazer pela sua saúde e bem-estar!

É anti-inflamatório natural

Relembrando: a inflamação é uma reação de defesa do organismo, e é benéfica até certo ponto. O problema acontece quando ela é ativada de modo constante, pois estressa o corpo, causando vários prejuízos. É aí que o ômega 3 ativa sua função de anti-inflamatório natural.

Ele reduz a inflamação, auxiliando o sistema imunológico a desativar o processo inflamatório e prevenindo a condição crônica. Além disso, ajuda a reduzir qualquer outro tipo de processo inflamatório relacionado a outras enfermidades, como doença inflamatória intestinal, alergias, asma etc.

Auxilia no emagrecimento

Um dos danos que a inflamação crônica traz ao organismo é o excesso de peso. O estresse frequente causado por tal condição ativa outros processos prejudiciais, um deles é o acúmulo de gordura corporal. Sendo assim, o ômega 3, como anti-inflamatório natural, é um potente aliado no combate ao sobrepeso e à obesidade.

Além disso, ele atua acelerando o metabolismo, ou seja, faz com que o corpo gaste mais calorias para fazer as suas funções. Pode parecer contraditório, mas é preciso ingerir fontes de gorduras boas para queimar a gordura que está estocada no corpo.

Faz bem para o cérebro

Parte do nosso cérebro é feita de um dos ácidos graxos presentes no ômega 3, o DHA. Dessa maneira, consumir o nutriente adequadamente faz com que os níveis desse composto estejam sempre favoráveis ao funcionamento do órgão. Com isso, as funções cognitivas — memória, concentração e aprendizado — podem ser potencializadas e preservadas.

Protege o coração

Provavelmente, você já ouviu falar que o ômega 3 é protetor do coração, e isso não é à toa. Os seus benefícios a favor do órgão são vários e muito importantes. Veja alguns deles:

  • ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos;
  • auxilia no controle da pressão arterial;
  • reduz a inflamação, o acúmulo de gordura e a formação de coágulos nas paredes das artérias;
  • previne doenças cardiovasculares;
  • diminui os triglicerídeos e o colesterol no sangue.

Ajuda na gravidez saudável

Consumir as doses recomendadas de ômega 3 por dia também vai ajudar a ter uma gestação saudável. O nutriente é útil para a redução do colesterol, o desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento da imunidade da mãe e do bebê, além da diminuição do risco de parto prematuro.

Tratamento de doenças

A ação anti-inflamatória do ômega 3 ajuda na recuperação de diversas complicações de saúde física e mental. Doenças cardiovasculares, depressão, asma, doenças autoimunes, doenças neurodegenerativas e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem ter os sintomas aliviados com o consumo regular do nutriente.

Quais são os principais alimentos que contêm ômega 3?

Levando em consideração todos esses benefícios, nada melhor do que adicionar esse nutriente à sua alimentação diária, por meio de receitas saborosas e refeições equilibradas. A boa notícia é que o ômega 3 existe em diversos alimentos saudáveis.

Por isso, é preciso saber quais são esses ingredientes para reforçar o consumo deles e ter boas quantidades do nutriente. A dose diária recomendada de ômega 3 varia de acordo com a idade, sendo:

  • 250 a 500 mg para adultos;
  • 450 mg para gestantes;
  • 100 mg para crianças;
  • 500 mg a 1.000 mg para idosos.

Caso o indivíduo não consiga consumir as doses diárias recomendadas, é interessante procurar um médico ou nutricionista para conferir a necessidade de tomar um suplemento de ômega 3. No entanto, no geral, é possível obter esse nutriente por meio da alimentação. Veja os principais alimentos que contêm esse ácido graxo!

Ovos enriquecidos com ômega 3

Os ovos são uma conhecida fonte de proteínas, vitaminas e minerais, mas você sabia que eles também contêm ômega 3? Porém, para ter quantidades ideais do nutriente, é importante se certificar de que são ovos enriquecidos, como é o caso dos Ovos Ômega 3 Mantiqueira.

Nesse caso, a alimentação das galinhas é preparada com uma ração especial rica em ômega 3, selênio e vitamina E. Essas substâncias são transmitidas para os ovos e podem ser absorvidas pelo seu organismo na alimentação do dia a dia.

Peixes

Os peixes são a principal fonte de ômega 3 disponível na natureza. É por isso que a indústria retira deles a substância para fazer os suplementos.

Antes de procurar qualquer espécie, saiba que são apenas algumas com o nutriente, como salmão, atum e sardinha. Nesse caso, vale comer a pele, pois é nela que se concentra a maior parte da gordura do animal.

Linhaça e chia

As sementes de linhaça e chia são amplamente conhecidas por ajudar a regular o trânsito intestinal e a promover a saciedade. Mas os benefícios delas vão além: elas são ótimas fontes de ômega 3 e muito fáceis de serem consumidas. Basta misturá-las em omeletes, ovos mexidos, vitaminas, saladas e no que mais desejar.

Oleaginosas

As oleaginosas são lanches perfeitos, pois saciam a fome e são práticas para transportar e consumir fora de casa. A boa notícia é que, além de conterem proteínas, fibras e minerais importantes, elas fornecem gorduras boas, incluindo o ômega 3.

Como escolher ovos com ômega 3?

Ovos são enriquecidos com ômega 3 a partir do suplemento alimentar na ração das aves com o nutriente. Desse modo, é possível encontrar maiores níveis dessa substância nas gemas dos ovos desses animais.

Ao serem preparadas para a comercialização, todas as embalagens recebem essa informação adicional sobre um maior teor de ômega 3 nos ovos. Sendo assim, a melhor maneira de escolher os produtos mais nutritivos é observar as informações presentes nos rótulos e dar preferência a aqueles voltados para a promoção de saúde e bem-estar. Na Mantiqueira Brasil, você encontra tudo isso com os Ovos Ômega 3 Happy Eggs®.

Agora que você já sabe para que serve o ômega 3 e a importância de consumi-lo, busque inclui-lo no seu cardápio por meio dos alimentos-fontes. Assim, você consegue obter todos os benefícios e ter mais qualidade de vida.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e saiba mais sobre os diferentes tipos de ovos!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”