para que serve o ômega 3

O que é, para que serve e quais são os benefícios do Ômega 3?

Apesar de cada vez mais difundido como aliado da boa saúde, há quem ainda não saiba para que serve o ômega 3. Esse conjunto de ácidos graxos é importante para o bom funcionamento do organismo.

Quem busca um estilo de vida mais saudável, não pode deixar de contar com o ômega 3 para ter mais longevidade e bem-estar. Para você ter uma ideia, seus benefícios estão ligados à prevenção de doenças e a um corpo e mente mais funcionais.

Você também procura uma melhor qualidade de vida? Então, confira o nosso post. Aqui, ficará por dentro do assunto. Continue a leitura!

O que é ômega 3?

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, ou seja, é do bem. Ele é formado por um conjunto de ácidos graxos essenciais e presentes em nosso corpo, mas o organismo não é capaz de produzi-los. É por tal razão que devemos consumir ômega 3 todos os dias. Assim, conseguimos manter índices saudáveis para obter seus benefícios.

No corpo, esse nutriente é um integrante da membrana celular. Além disso, parte do cérebro é composta por um dos ácidos graxos que constituem o ômega 3. Logo, ingerir essa substância é importante para manter boas capacidades cognitivas.

Para que serve o ômega 3?

A principal função de algumas gorduras é a produção de energia. Porém, o ômega 3 é multifuncional. Isso significa que atua em muito mais processos no organismo, por exemplo, na coagulação do sangue, defesa e geração de hormônios.

Ao falar nesse nutriente, é interessante conhecer outros tipos de ômega. O ômega 6, por exemplo, também é uma gordura. Enquanto o ômega 3 é anti-inflamatório (prevenindo e combatendo inflamações), aquele é pró-inflamatório (favorecendo essa reação).

A inflamação faz parte do sistema de defesa do organismo, mas de forma constante (inflamação crônica) passa a causar danos ao corpo. Para que isso não aconteça, é importante que os níveis de ômega 3 e ômega 6 estejam equilibrados. Assim, os dois promovem um efeito metabólico protetor muito importante.

As fontes de ômega 6 — óleos refinados de soja, de milho e de canola, por exemplo — são mais populares no consumo do dia a dia, por isso é comum que haja um desequilíbrio. Por tal razão, é imprescindível compensar a balança aumentando a ingestão de alimentos abundantes em ômega 3.

Quais são os benefícios do ômega 3?

Os benefícios do ômega 3 são muitos! Confira, a seguir, o que ele pode fazer pela sua saúde e bem-estar!

É anti-inflamatório natural

Relembrando: a inflamação é uma reação de defesa do organismo e é benéfica até certo ponto. O problema acontece quando ela é ativada de modo constante, pois estressa o corpo causando vários prejuízos. É aí que o ômega 3 ativa sua função de anti-inflamatório natural.

Ele reduz a inflamação do organismo, auxiliando o sistema imunológico a desativar o processo inflamatório e prevenindo a chamada inflamação crônica. Além disso, ajuda a reduzir qualquer outro tipo de processo inflamatório relacionado a outras enfermidades, como doença inflamatória intestinal, alergias, asma, etc.

Auxilia no emagrecimento

Um dos danos que a inflamação crônica traz ao organismo é o excesso de peso. O estresse frequente causado por tal condição ativa outros processos prejudiciais, um deles é o acúmulo de gordura corporal. Sendo assim, o ômega 3, como anti-inflamatório natural, é um potente aliado no combate ao sobrepeso e à obesidade.

Além disso, ele atua acelerando o metabolismo. Ou seja, faz com que o corpo gaste mais calorias para fazer as suas funções. Sim, pode parecer contraditório, mas é preciso ingerir fontes de gorduras boas para queimar a gordura que está estocada no corpo.

Faz bem para o cérebro

Como dissemos, parte do nosso cérebro é feita de um dos ácidos graxos presentes no ômega 3, o DHA. Dessa maneira, consumir ômega 3 adequadamente faz com que os níveis desse composto estejam sempre favoráveis ao funcionamento do órgão. Com isso, as funções cognitivas — memória, concentração e aprendizado — podem ser potencializadas e preservadas.

Protege o coração

Provavelmente, você já ouviu falar que o ômega 3 é protetor do coração, e isso não é à toa. Os seus benefícios a favor do órgão são vários e muito importantes. Veja alguns deles:

  • ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos;
  • auxilia no controle da pressão arterial;
  • reduz a inflamação, o acúmulo de gordura e a formação de coágulos nas paredes das artérias;
  • previne doenças cardiovasculares;
  • diminui os triglicerídeos e o colesterol no sangue.

Quais são os principais alimentos que contêm ômega 3?

O ômega 3 existe em diversos alimentos saudáveis. Por isso, é preciso saber quais são esses ingredientes para reforçar o consumo deles e ter boas quantidades do nutriente.

Ovos enriquecidos com ômega 3

Os ovos são uma conhecida fonte de proteínas, vitaminas e minerais, mas você sabia que eles também contêm ômega 3? Pois é isso mesmo! Porém, para ter quantidades ideais do nutriente, é importante se certificar de que são ovos enriquecidos, como é o caso dos Ovos Ômega 3 Mantiqueira. Nesse caso, as galinhas se alimentam com uma ração especial rica em ômega 3, selênio e vitamina E. Essas substâncias são transmitidas para os ovos. Incrível, não é mesmo!?

Peixes

Os peixes são a principal fonte de ômega 3 disponível na natureza. É por isso que a indústria retira deles a substância para fazer os suplementos. Antes de comer qualquer espécie pensando que vai obter o ômega 3, saiba que são apenas algumas com o nutriente, entre elas estão: salmão, atum e sardinha. Nesse caso, vale comer a pele, pois é nela que se concentra a maior parte da gordura do animal.

Linhaça e chia

As sementes de linhaça e chia são amplamente conhecidas por ajudar a regular o trânsito intestinal e a promover a saciedade. Mas os benefícios delas vão além: elas são ótimas fontes de ômega 3 e muito fáceis de serem consumidas. Basta misturá-las em omeletes, ovos mexidos, vitaminas, saladas e onde mais desejar.

Oleaginosas

As oleaginosas são lanches perfeitos, pois saciam a fome e são práticas para transportar e consumir fora de casa. A boa notícia é que, além de conterem proteínas, fibras e minerais importantes, elas fornecem gorduras boas, incluindo o ômega 3.

Agora que você já sabe para que serve o ômega 3 e a importância de consumi-lo, busque inclui-lo no seu cardápio por meio dos alimentos fontes. Assim, você consegue obter todos os benefícios e ter mais qualidade de vida e bem-estar.

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