panela para fazer ovo mexido

Qual é a melhor panela para fazer ovo mexido?

Pode até parecer que saber fritar um ovo ou fazê-lo mexido seja uma receita fácil. Mas qualquer pessoa que já se aventurou em preparar esses pratos percebe: não é tão simples como parece. O problema, na verdade, nem é a dificuldade da receita, mas a chance grudar e queimar tudo! Pensando nisso, vamos revelar um truque: para dar certo, você precisa de uma boa panela para fazer ovo mexido!

E não é só isso! Existem ainda alguns truques que fazem toda a diferença no resultado do seu ovo mexido ou frito! Continue lendo este post e saiba tudo!

Qual é o tipo de panela ideal para fritar um ovo?

Vamos começar pela principal ferramenta de trabalho: a panela. Acredite, escolher a ideal não é um bicho de sete cabeças. O ideal é que a sua construção seja de um material que permita que o ingrediente cozinhe sem grudar. Nesse caso, você encontrará dois modelos com essa característica: as frigideiras antiaderente e as de ferro fundido.

Frigideiras de antiaderente

Essas são panelas revestidas com materiais que impedem que a comida grude e são mais fáceis de limpar. O conselho é evitar as de politetrafluoretileno (material conhecido pela marca Teflon), pois elas contêm propriedades que fazem mal à saúde. Nesse sentido, a melhor escolha é a de cerâmica.

Frigideiras de ferro fundido

O ferro fundido é um investimento de longo prazo, pois ele é um material antiaderente e é apreciado há séculos por sua superioridade na retenção de calor, além da durabilidade. Porém, para usar uma frigideira com esse material, é preciso temperá-la.

Isso significa colocar uma colher de sopa de óleo e aquecer a panela no forno por dez minutos. Retirá-la, despejar o excesso de gordura e, novamente, colocá-la por mais dez minutos. Depois, deixar a frigideira esfriar. Esse procedimento ajudará a manter o acabamento temperado.

Como manter a qualidade da panela?

Não há nada mais desgastante do que comprar uma panela nova e, em menos de duas semanas, seu fundo estar riscado e ela perder sua capacidade antiaderente. A boa notícia é que existem formas de cuidar do seu equipamento. Vamos explicar o que fazer, a seguir! Continue!

Preste atenção na boca do fogão

Para evitar queimar seus alimentos e prepará-los mais rapidamente, use apenas o queimador do tamanho certo, ou um que seja menor que sua panela. Posicione a frigideira de forma que a chama cubra o seu centro. Assim, você não danificará o material e preparará os alimentos mais rapidamente.

Evite usar esponjas de aço

Não use esponjas de aço ou objetos de metal afiados para remover os resíduos presos no fundo. Sabemos que eles podem ser bastante difíceis de sair, mas as melhores opções são esponjas macias. Um bom conselho é usar água quente, sabão, e deixar a panela de molho. Os resíduos amolecerão e a sujeira será removida com facilidade.

Guarde suas panelas com cuidado

Quando se empilham panelas umas sobre as outras, o peso e a pressão podem causar amassados e arranhões. Então, uma boa ideia é posicioná-las em um local com espaço para que não fiquem sobrepostas, ou deixá-las perto do local de uso, penduradas em um suporte.

Use bicarbonato de sódio

As vantagens do bicarbonato de sódio são várias. Ele pode remover manchas, higienizar frutas e vegetais e ajudar na preparação de alimentos. Além disso, ele é muito útil para limpar panelas.

Você só precisa pegar um punhado de bicarbonato de sódio e misturar com água. Espere formar uma pequena pasta e aplique na frigideira, usando a parte macia da esponja. Aqueça a panela no fogo até que a mistura ferva, deixe cozinhar por alguns minutos e, depois, limpe.

Quais são os cuidados para fazer um bom ovo mexido?

Como comentamos, fazer um ovo parece simples, mas não é! Até porque é bem mais difícil de enganar se você cometer algum erro. Porém, separamos algumas dicas fundamentais para acertar a receita. Confira!

Escolha dos ovos

A nossa estrela principal não pode ser escolhida de qualquer jeito. Tenha muita atenção para o tipo: ovos caipiras ou orgânicos Ovos Mantiqueira são boas opções. 

Dê atenção ao prazo de validade, já que é o primeiro indicativo se estão frescos ou não. Também, observe o estado da casca: nada de encontrar rachaduras ou parte quebradas. Ela deve estar intacta, já que é a proteção da clara e da gema, além de estar totalmente higienizada.

Temperatura

Para fazer um ovo mexido perfeito, não basta só escolher o melhor ingrediente. Você deve também prestar atenção à temperatura, pois o seu controle é fundamental. Se quer um resultado homogêneo entre a gema e a clara, e a formação daquele delicioso creme, o fogo deve ser baixo.

Constância e suavidade

Na hora que o ovo começar a endurecer e você pegar a espátula (de preferência, de silicone, para não riscar e estragar a panela), lembre-se de que é preciso manter a constância no movimento e ser suave.

Gordura

Mesmo em panelas antiaderentes, a gordura é sempre uma boa pedida. Aqui, a melhor opção é escolher manteiga, azeite ou gordura de porco.

Leite e creme de leite

Esses não são ingredientes obrigatórios, mas são muito bem-vindos para dar uma maior cremosidade à sua receita de ovo mexido.

Vamos à receita de ovo mexido?

Para dar a dica completa, não poderíamos deixar de apresentar uma receita para quem não sabe cozinhar, que é igualzinha àquelas feitas em hotel e restaurante. Já pode pegar sua panela para fazer o ovo mexido, pois você só vai vai precisar de:

Primeiramente, derreta a manteiga e misture com os Ovos Caipira Mantiqueira, leite e sal. Um detalhe importante sobre o nosso ingrediente principal é peneirar a gema para que ela não fique com aquela pelinha.

Mexa bem, até a mistura ficar homogênea, mas nada de deixar formar muitas bolhas. Aqueça a panela e coloque o ovo, vá mexendo com uma espátula até ficar com textura de mingau. Tire da frigideira e está pronto para servir. O interessante dessa receita é que ele vai endurecer enquanto esfria. Você também pode adicionar outros ingredientes, como queijo ralado, salsinha, cheiro-verde etc.

Neste post, você acompanhou que escolher uma panela para fazer ovo mexido faz toda a diferença para não grudar, não é? Focando materiais antiaderentes e, principalmente, cuidando para manter a longevidade de suas panelas, você pode obter os melhores resultados nas suas receitas!

Este texto foi útil para você? Então, continue acompanhando mais assuntos como esse. Assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.