ovos no microondas

Ovo no microondas? Veja 6 maneiras de preparar!

Não dá para negar que o microondas é um grande aliado para aquelas pessoas que têm pouco tempo, ou mesmo, poucas habilidades na cozinha. Com uma mãozinha do eletrodoméstico, é possível esquentar um prato já pronto e até realizar alguns preparos de forma rápida e sem muito esforço.

Você sabia que é possível, por exemplo, fazer uma variedade de receitas com ovos no microondas? Sem abrir mão da praticidade, dá para utilizar como ingrediente esse incrível alimento que acrescenta sabor e saúde a diversos pratos.

A seguir, vamos mostrar 6 maneiras de preparar ovo no microondas, e você vai querer experimentar. Confira!

1. Ovo recheado

O ovo recheado é um excelente acompanhamento para o almoço ou jantar. A receita também é bastante flexível, de modo que você pode adaptar com o ingrediente que quiser ou que tiver disponível em casa.

No nosso caso, optamos por uma versão leve e bastante saborosa. Veja, abaixo, como é fácil fazer.

Ingredientes

Modo de preparo

Em um prato médio ou fundo, quebre o ovo com cuidado para não partir a gema. Fatie os tomates-cereja e os champignons e espalhe sobre a clara. Tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano antes de levar ao microondas.

Deixe cozinhar por cerca de 1 minuto e 30 segundos, parando a cada 30 segundos, se necessário, para evitar que a mistura transborde. Espere esfriar e sirva.

2. Tomate recheado com ovo

Ovos com tomates são, realmente, uma ótima combinação. Nessa receita, a intenção é fazer um acompanhamento criativo, saudável e delicioso com esses ingredientes, utilizando o microondas.

Veja, agora, o que é preciso e quais os passos para fazer cada tomate recheado.

Ingredientes

  • 1 Ovo Gourmet Mantiqueira;
  • 1 tomate grande;
  • queijo parmesão ralado;
  • folhas de manjericão fresco;
  • sal, pimenta-do-reino, azeite e salsa picada a gosto.

Modo de preparo

Comece cortando uma tampa na parte superior do tomate e um pedaço da base para que seja possível mantê-lo em pé. Com o auxílio de uma colher, remova o miolo do tomate pelo corte maior.

Quebre o ovo em um copo ou prato pequeno e tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa. Se preferir, também pode bater o ovo para ter um resultado final semelhante a uma omelete.

Depois, despeje a mistura com cuidado para dentro do tomate e leve ao microondas por cerca de 4 a 5 minutos. Finalize com um fio de azeite e sirva em seguida.

3. Pão com ovo

Simples e delicioso, poucos resistem a um pão com ovo feito na hora. Esse é um lanche que costuma ter um sabor bem caseiro e combina muito com o café da manhã ou com um lanche da tarde.

Veja, agora, como aproveitar o microondas para deixar essa iguaria ainda mais gostosa e prática.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a fatia de pão sobre um prato raso e, utilizando uma colher, pressione sua parte central para evitar que o ovo escorra para fora. Feito isso, é só quebrar o ovo sobre o pão e temperar com sal e pimenta.

Lembre-se de partir a gema para não correr o risco de que ela exploda dentro do microondas. Finalize com um pouco de queijo ralado por cima e leve para cozinhar por 1 minuto.

4. Cocotte de tomate e manjericão

Mais uma receita que pode ser simples e sofisticada ao mesmo tempo. O cocotte de tomate e manjericão nos permite aproveitar todos os benefícios do ovo em um prato que pode ser preparado no microondas, em poucos minutos.

O nome dessa receita remete ao recipiente em que costuma ser servido, que é uma pequena caçarola típica das cozinhas francesas. Na falta desse item, dá para utilizar um ramequim, como aqueles vistos em restaurantes para servir acompanhamentos, com cerca de 250 ml. Veja o que mais você vai precisar.

Ingredientes

  • 2 Ovos Gourmet Mantiqueira;
  • 1/2 colher de sopa de leite;
  • 1 1/2 colher (sopa) de queijo cottage ou ricota;
  • 4 tomates-cereja;
  • folhas de manjericão a gosto;
  • noz-moscada ralada na hora;
  • sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto.

Modo de preparo

Com a ponta de uma faca, faça um furo na extremidade dos tomates e esprema para retirar as sementes e parte do líquido interno. Coloque-os em um ramequim junto com o queijo cottage, as folhas de manjericão, sal, pimenta-do-reino e azeite.

Quebre os dois ovos por cima de tudo e fure as gemas com a faca. Acrescente o leite e uma pitada de noz-moscada. Leve ao microondas por 2 minutos e meio a 3 minutos.

5. Frittata

Outra receita que conta com a versatilidade a seu favor é a frittata, que agrada a todo mundo. O prato pode levar os ingredientes de sua preferência e fica pronto rapidamente.

Ingredientes

  • 4 Ovos Caipira Mantiqueira;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 200g de presunto picado ou em cubos;
  • 1 cebola média;
  • sal, pimenta-do-reino e pimenta-verde a gosto;

Modo de preparo

Leve a manteiga ao microondas por cerca de 30 segundos, até que esteja totalmente derretida. No mesmo recipiente, adicione o presunto, a cebola picada e os temperos.

Deixe cozinhar de 1 a 2 minutos no microondas e, depois, coloque os ovos batidos. Programe para mais 2 minutos e, após pronto, deixe esfriar para servir.

6. Bolo de caneca

O bolo de caneca é a pedida ideal para finalizarmos nossa lista de receitas com ovos no microondas. Dá para fazer esse doce de vários sabores, sendo uma boa opção para acompanhar um cafezinho.

Nossa receita será de um bolo de chocolate fácil e muito saboroso.

Ingredientes

  • 1 Ovo Gourmet Mantiqueira;
  • 4 colheres (sopa) de leite;
  • 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1 colher (café) rasa de fermento em pó.

Modo de preparo

Em uma caneca de, pelo menos, 300 ml, coloque todos os ingredientes e mexa até obter uma mistura homogênea e uma consistência grossa. Leve ao microondas por 3 minutos e está pronto! Você também pode preparar uma calda com achocolatado, leite e margarina para deixar sua sobremesa ainda mais gostosa.

Ah, e vale lembrar que todas essas receitas que vimos ficam ainda melhor quando feitos com Ovos Mantiqueira. Sua origem de qualidade é a garantia da confiança que todos esperamos na hora de consumir esse alimento tão importante e nutritivo.

Viu como esses preparos com ovos no microondas são fáceis? E até podem ser considerados receitas para quem não sabe cozinhar. Então, comece agora mesmo a separar os ingredientes para fazer a que mais gostou!

Se você achou este conteúdo interessante e quer ficar por dentro de todas as nossas novidades, assine a newsletter para receber tudo em sua caixa de e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.