ovos frescos

Ovos frescos: fuja das fake news e confira as dicas certas para identificá-los

Quando o objetivo é escolher ovos frescos, sempre bate aquela dúvida: o que é preciso observar? Os testes que circulam pela internet de fato funcionam? O que é fake news?

Há quem diga que para descobrir se um ovo está realmente fresco basta colocá-lo em um copo com água: se ele flutuar, está velho e precisa ser descartado. Se ficar no meio-termo, inclinado, significa que o ovo não é tão novo assim. Se ele afundar, está fresco e pode ser consumido.

Há ainda quem oriente a se guiar pelo peso: se o ovo estiver pesado, é fresco. Se estiver muito leve, melhor ligar o radar porque pode estar velho demais para ser consumido.

Mas, será que esses testes realmente funcionam? Continue a leitura e descubra, a seguir, as dicas certas para fugir de fake news e aprender a identificar ovos frescos.

Truques para escolher ovos frescos: saiba o que é mito ou verdade

Saber escolher ovos frescos é fundamental, afinal, é muito desagradável estragar uma receita inteira por conta de um ovo que não está em condições de uso, não é mesmo?

Por isso, separamos dicas do que funciona ou não. Confira!

Teste do copo com água

O teste do copo com água, apesar de popular, não é indicado para identificar ovos frescos. Vamos explicar!

O teste se baseia no fato de que quanto mais fresco o ovo, mais água ele tem em sua composição. Isso deixa o ingrediente pesado, levando-o a afundar. Por outro lado, os ovos mais velhos têm pouca água – que evapora com o passar do tempo – e maior presença de ar dentro da casca. Por serem mais leves, flutuam.

Porém, o teste do copo com água não garante que um ovo esteja realmente fresco e livre de bactérias. Isso porque um ovo choco tende a ficar bem mais pesado e pode afundar no teste. Explicaremos, mais para frente, outras formas de verificar isso!

Teste do peso do ovo

Analisar o peso do ovo é outra forma bastante popular de identificar se um ovo é fresco ou não. Porém, assim como o teste do copo com água, esse método também não é indicado.

A explicação é bem similar. Um ovo novo tende a ser mais pesado – de 50 a 80 gramas, em média. Já um ovo mais velho, pesa cerca de 25 a 30 gramas. Porém, como dito no tópico anterior, o ovo estragado tende a ficar mais pesado e pode enganar nossa percepção neste sentido.

Além disso, é preciso considerar outros fatores que podem interferir no peso, como o tamanho e o tipo dos ovos.

Dicas certeiras para escolher ovos frescos

Ovo tem marca!

A primeira dica para quem quer escolher sempre ovos fresquinhos é optar por uma boa marca, como a Ovos Mantiqueira. Diferente do que muita gente pensa, ovo não é tudo igual: o modo como as aves são criadas, o tipo de alimentação que recebem, a maneira como o ovo é armazenado e transportado, além de outros aspectos, influenciam a qualidade e a durabilidade do alimento.

Prazo de validade

Ter atenção ao prazo de validade também é superimportante para escolher ovos frescos de verdade. Observe quando eles foram embalados e qual é o prazo indicado para consumo. Quanto mais longe essa data limite estiver, mais fresco será o ovo.

De olho na embalagem

Tenha cuidado com os ovos que não trazem embalagens com informações como o nome da empresa que produziu, seus dados para contato, selos, certificações e, é claro, o prazo de validade. Você precisa ter acesso a tudo isso para saber da procedência e do frescor dos ovos.

Registro no MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é a entidade responsável por regulamentar a produção de ovos no Brasil e estabelecer critérios capazes de garantir a segurança e a qualidade do alimento.

Para se ter uma ideia, esses critérios que vão desde a adequação das instalações à ovoscopia, técnica que permite observar as características internas e externas dos ovos, passando por um rígido controle de qualidade.

Por isso, é imprescindível que, ao comprar ovos, você sempre observe se a marca tem registro no MAPA e o Selo de Inspeção Federal (SIF) emitido pelo órgão.

Casca intacta

Depois de observar esses aspectos mais técnicos, como registro, informações da embalagem e validade, é hora de observar as características dos ovos.

A casca é a camada de proteção do ovo. Ela evita o contato da clara e da gema com o meio externo e impede a contaminação por micro-organismos e impurezas que poderiam comprometer a qualidade desse alimento.

Então, quando for comprar, veja se todos os ovos da caixa estão com a casca intacta. Não pode ter ovos vazando, com trincas ou rachaduras. Eles precisam estar perfeitos porque isso é o que garante que não houve exposição a impurezas.

Completamente limpo

A higiene e a limpeza são fundamentais durante a produção e o armazenamento de ovos. Não podemos esquecer que estamos falando de um alimento, assim, quando você for comprar, veja se a casca está limpa.

O ideal é que não haja resíduos de claras, gemas ou qualquer outro tipo de impureza aderido à casca. Isso denota um descuido com o alimento, que pode estar associado a um armazenamento inadequado. Quando isso ocorre, é possível que não sejam ovos frescos e que já estejam há algum tempo em estoque.

A Ovos Mantiqueira tem um cuidado especial com a higienização dos ovos, que são lavados, desinfetados, secos, recebem a aplicação de óleo mineral que sela os poros da casca, são selecionados e embalados sem nenhum contato humano, o que garante que o consumidor receba ovos livres de contaminação.

Qual é a relação entre a frescura do ovo e a produção Mantiqueira?

Os Ovos Mantiqueira são frescos porque existe um cuidado especial no processo de produção. Isso desde o trato das aves até o modo como os ovos são higienizados, selecionados, embalados e transportados, sempre com recursos que envolvem tecnologia de ponta.

Além disso, a Ovos Mantiqueira tem a maior produção de ovos de toda a América do Sul, garantindo um abastecimento contínuo do mercado. Isso sem falar que tem um sistema de logística própria, para assegurar que os ovos serão transportados sem nenhum tipo de risco.

Por tudo isso, além de ovos frescos, optando pela Ovos Mantiqueira você leva para sua casa um produto de alta qualidade, produzido dentro dos mais rigorosos padrões para garantir o seu teor nutricional e a segurança no consumo.

A Ovos Mantiqueira também tem um clube de assinatura, sabia? Veja como funciona e assine para receber ovos frescos em sua casa sempre!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.