3 receitas para preparar ovos em conserva

3 receitas para preparar ovos em conserva

Queridinhos de bares e restaurantes de todo o país, os ovos em conserva fazem sucesso pelo sabor marcante e característico. A boa notícia é que prepará-los em casa é mais simples do que parece. Basicamente, você precisará escolher ovos de qualidade para cozinhar e depois curá-los em solução de vinagre ou salmoura – com ou sem tempero -, assim como é feito com a conserva de outros alimentos, por exemplo azeitonas, palmito, cebola, picles e por aí vai.

Depois que os ovos são cozidos, eles são descascados e mergulhados na solução para conservas e mantidos por pelo menos 2 dias para adquirir sabor, o qual depende dos temperos adicionados à mistura, como pimentas, ervas, alho, cebola e outros.

Assim, os ovos em conserva podem ser mais picantes ou adocicados. Essa forma de armazenamento confere validade de até 1 mês desde que as etapas de pré-preparo e preparo sejam seguidas corretamente. Quer saber como fazer essa delícia? Continue a leitura e confira!

Por que fazer ovos em conserva?

As técnicas de conservação de comida são praticadas pela humanidade desde os tempos pré-históricos. Há indícios de que naquela época os nossos antepassados já deixavam carnes secando ao sol. Até hoje, existem diversos métodos, como fermentação, desidratação, cura com sal e as conservas.

No caso dos ovos, armazená-los em conserva não somente aumenta a sua validade e confere sabores, como torna o dia a dia muito mais prático. Afinal, em vez de ter de cozê-los sempre que for comer, basta prepará-los em conserva e consumir com facilidade esse alimento tão nutritivo e versátil.

O que esperar de uma receita de ovos em conserva?

Em relação ao preparo, a receita de ovos em conserva é bem simples e leva poucos ingredientes. Ademais, é possível prepará-la em pouco tempo, já que, enquanto os ovos são cozidos, você deixa a água para a solução fervendo.

Já o sabor depende dos ingredientes adicionados à receita. No preparo tradicional, é possível sentir uma leve acidez por conta do vinagre, o que ajuda a equilibrar diversos pratos, como saladas. Já na versão com beterraba, os ovos ficam ligeiramente adocicados e com toques de acidez, o chamado agridoce.

Enquanto isso, nas receitas que levam alho e pimenta, eles apresentam uma picância que pode ser dosada de acordo com a quantidade de temperos.

Quais ingredientes são usados para essa receita?

Como você viu, a receita básica de ovos em conserva é feita a partir de uma solução. Ela pode ser preparada apenas com ovos, água, vinagre e sal, além de temperos, caso você prefira. Portanto, é uma preparação de baixo custo. Mas não se engane — os sabores são incríveis!

Como fazer ovos em conserva?

Agora que você já sabe sobre os ovos em conserva, chegou o momento de entender como prepará-los. Neste tópico, apresentamos a receita tradicional e algumas variações. Confira!

1. Ovos em conserva

Utensílios

  • 1 panela para cozinhar os ovos;
  • 1 fervedor;
  • 1 pote de vidro com tampa de metal em que caibam os ovos.

Ingredientes

  • 12 ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 500 ml de água;
  • 200 ml de vinagre branco;
  • 2 colheres de sopa rasas de sal.

Modo de preparo

Primeiramente, é interessante esterilizar o pote de vidro para que a sua conserva dure por mais tempo. Para isso, use uma panela grande (em que caiba o pote) e coloque um pano no fundo para evitar o atrito entre o pote e o recipiente.

Em seguida, coloque o pote sem a tampa e o cubra com água. Deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Então, junte a tampa e deixe ferver por mais 5 minutos. Remova o pote da panela usando uma pinça com muito cuidado para evitar acidentes.

Deixe o recipiente e a tampa esfriarem de boca para baixo em cima de uma toalha de papel ou pano de prato limpo. Feito isso, é o momento de preparar a conserva de ovos. Cozinhe por cerca de 20 minutos após a fervura para que atinjam o ponto certo.

Espere esfriarem naturalmente ou coloque-os em uma tigela com água e gelo. Descasque os ovos com muito cuidado para que não fiquem “machucados”, pois, caso contrário, a solução da conserva ficará turva. Enquanto isso, coloque os 500 ml de água para ferver.

No pote, adicione a água fervente, o vinagre e o sal e misture. Espere a solução amornar e coloque os ovos. É importante que o líquido cubra os ovos. Caso seja necessário, coloque mais água e vinagre. Tampe o pote e aguarde de 2 a 3 dias para consumir, já que é o tempo necessário para que os sabores se desenvolvam.

2. Ovos em conserva temperados

Como você conferiu, é muito simples preparar os ovos em conserva tradicional. Para fazê-los temperados também não há segredo. O processo é o mesmo, mas, no momento em que é feita a solução no pote com água, sal e vinagre, você pode acrescentar os temperos que mais gostar, como:

  • alho inteiro descascado;
  • cebola-pérola inteira descascada;
  • louro;
  • manjericão;
  • orégano;
  • pimenta-calabresa;
  • pimenta-do-reino;
  • salsinha;
  • alecrim.

3. Ovos com beterraba em conserva (ovos roxos)

Os ovos roxos adquirem a coloração por conta da adição de beterraba na preparação. Desse modo, ao ficarem em contato com o pigmento do vegetal, o exterior da clara apresenta um tom arroxeado muito bonito. Além disso, por conta do açúcar presente na beterraba, eles ficam adocicados.

Para preparar essa delícia, basta acrescentar 2 beterrabas já cozidas e picadas na solução da conserva. Também é possível adicionar temperos a gosto.

Como harmonizar ovos em conserva?

Os ovos em conserva são muito consumidos como petisco em barzinhos bem tradicionais. No entanto, não é somente dessa maneira que você pode saboreá-los. Eles também podem fazer parte de diversas preparações do dia a dia, desde o almoço até o lanche ou o jantar, como:

  • saladas com folhas variadas;
  • salada de batata e maionese;
  • sanduíches;
  • refogados, como espinafre;
  • petiscos com patês diversos.

Ao longo deste post, você entendeu mais sobre os ovos em conserva e como eles são preparados. Saiba que, para a sua receita ficar incrível e deliciosa, é necessário escolher muito bem os ingredientes, especialmente os ovos. Para isso, você precisa se lembrar de que ovo tem marca: é Mantiqueira!

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.