Ovos Beneditinos

Nesse clima de outono sair da cama cedo não é a primeira opção quando chegam feriados e finais de semana, não é mesmo? Então que tal aproveitar para fazer um brunch, aquele cafe da manhã que começa quase na hora do almoço, sabe? E para tornar essa refeição ainda mais especial, vamos te ensinar a fazer um clássico: Ovos Beneditinos.

Ingredientes

Molho Inglês

  • 100g de Manteiga
  • 1 gema de Ovos Mantiqueira Gourmet
  • 1/2 colher (sopa) de vinagre
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

 

Ovo Pochê

  • 4 Ovos Mantiqueira Gourmet
  • 4 fatias de bacon com o lombo
  • 2 fatias de pão de forma
  • Páprica a gosto
  • Sal a gosto
  • Folhas de salsa a gosto
  • Óleo para untar

 

Modo de preparo

Molho Holandês

Leve ao micro-ondas uma tigelinha com a manteiga para derreter e reserve.

Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver.

Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione uma colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria. Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida lentamente, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho. Preste atenção, pois precisa estar quente.

Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho. Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Reserve.

 

Ovo pochê

Para fazer os ovos pochê, leve uma frigideira alta com bastante água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo.

Recorte quatro quadrados de filme de 30 x 30 centímetros e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado, para que forme uma trouxinha. Se quiser fazer todos os ovos de uma vez, dê um nó em cada trouxinha.

Repita o processo com todos os ovos.

Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares. Isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito. Passados três minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais um minuto na água.

Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita o procedimento com os demais ovos que tiver e reserve.

Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer por 30 segundos.

Aqueça uma frigideira média e coloque um fio de óleo. Junte as fatias de lombo com bacon (no máximo duas por vez) e doure dos dois lados. Reserve.

Leve à torradeia ou forno quente as fatias de pão, apenas para aquecer. Coloque uma torrada no prato e espalhe um pouco de molho holandês. Por cima, coloque duas fatias do bacon com lombo e dois ovos pochê. Regue com mais molho, salpique folhas de salsa e polvilhe páprica a gosto. Repita o procedimento com o outro prato e sirva a seguir.

Fonte: Receita por Rita Lobo no canal GNT.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.