Ovos beneditinos

Aprenda a preparar ovos beneditinos para o seu café da manhã!

Vamos admitir: nesse clima de outono/inverno, é bem difícil sair da cama, não é mesmo? Durante o friozinho, temos o costume de passar muito mais relaxando, especialmente durante os feriados e finais de semana. E quando isso acontece é sempre bom aproveitar a ocasião para fazer um brunch, aquela combinação perfeita entre o café da manhã e o almoço.

O brunch é composto por opções suculentas e capazes de agradar a todos os paladares, e tem como estrela os ovos beneditinos.

Clássico, esse preparo é consumido em vários lugares do mundo, sendo uma alternativa não somente deliciosa, mas também nutritiva para quem deseja começar o dia com muita energia e disposição, pois é um alimento proteico e de muitos benefícios. Outra vantagem é que os ovos beneditinos são fáceis de fazer e levam poucos ingredientes, o que deixa a opção ainda melhor.

Exatamente por isso, vamos apresentar os detalhes dessa receita. Para conhecer a sua história e o modo de preparo, continue acompanhando a leitura e anote as nossas dicas exclusivas!

O que são ovos beneditinos?

Basicamente, estamos falando de um prato composto por ovo pochê, molho holandês e bacon. Todos esses elementos são dispostos em uma generosa fatia de pão, e empratados com um toque extra de criatividade.

Qual é a origem do prato?

Também conhecidos como eggs benedict, os ovos beneditinos apresentam uma origem ainda incerta, mas são facilmente encontrados em território norte-americano.

Conforme a cultura popular, há quem diga que tudo começou com um corretor aposentado, muito conhecido na região de Wall Street, em Nova Iorque. Ele se chamava Lemuel Benedict e, um belo dia, acordou com muita resseca.

Para resolver o problema, o homem se dirigiu até o Hotel Waldorf e tentou modificar uma refeição já existente. Ele solicitou que, em cima de um pão torrado com bastante manteiga, fossem acrescentados um ovo pochê, uma fatia de bacon e, para finalizar, bastante molho holandês. Desse jeito, e ao que tudo indica, nasceram os populares ovos beneditinos. Interessante e, aparentemente, delicioso, não é?

Como preparar ovos beneditinos?

Como você pode imaginar, não há muito segredo na hora de preparar esse prato. O truque é comprar ovos e outros ingredientes de alta qualidade, seguindo à risca o passo a passo dessa clássica receita.

A seguir, vamos apresentar cada uma das etapas, para que você possa fazer esse prato corretamente, encantando seus familiares durante um belo brunch. Vamos lá!

Ingredientes para o molho holandês

  • 1 gema de Ovo Mantiqueira Gourmet;
  • molho inglês;
  • 100g de manteiga;
  • 1/2 colher de sopa de vinagre;
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Ingredientes para os demais passos da receita

  • 4 Ovos Mantiqueira Gourmet;
  • 4 fatias de bacon com o lombo;
  • 2 fatias de pão de forma;
  • páprica a gosto;
  • sal a gosto;
  • folhas de salsa a gosto;
  • óleo para untar.

Modo de preparo do molho holandês

Em uma tigela de vidro, coloque a manteiga. Leve ao micro-ondas para derreter e reserve. Em uma panela, adicione água até uma altura correspondente a dois dedos e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, desligue.

Junte a gema e o vinagre em uma tigela média, e mexa com um batedor de arame para incorporar. Então, adicione uma colher (sopa) da água aquecida à mistura de gema e bata bem.

Em seguida, encaixe a tigela na panela com água fervente. A ideia é preparar um banho-maria. Bata até a mistura espumar e junte a manteiga derretida lentamente, sem parar de bater. Durante esse processo, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho. Fique atento a esse passo, pois é importante que a mistura esteja quente.

Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver, para não correr o risco de cozinhar a gema — isso pode talhar o molho. Quando a mistura estiver encorpada, tire a tigela do banho-maria e acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

Modo de preparo dos ovos e montagem do prato

Para fazer os ovos pochê, coloque bastante água em uma frigideira alta e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo.

Recorte quatro quadrados de papel filme de 30 x 30 centímetros e coloque-os sobre um prato fundo. Pegue um dos quadrados, unte-o com óleo e quebre um ovo. Depois, una as pontas do quadrado, formando uma trouxinha. Repita o processo com todos os ovos.

Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares. Isso fará com que o ovo pochê tenha um formato bonito e característico. Passados três minutos, retire o papel filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais um minuto na água. Utilizando uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita esses passos com os demais ovos e reserve. Antes de servir, volte os ovos para a água fervente e deixe-os aquecer por 30 segundos.

Leve uma frigideira média ao fogo e coloque um fio de óleo. Acrescente as fatias de bacon e doure-as dos dois lados. Reserve.

Estamos chegando aos passos finais! Leve as fatias de pão à torradeira ou forno quente, apenas para aquecer. Depois, coloque uma torrada no prato e espalhe um pouco de molho holandês. Por cima, adicione duas fatias de bacon e dois ovos pochê. Regue com mais molho, salpique folhas de salsa por cima e polvilhe páprica a gosto. Repita o processo com os outros pratos e sirva logo em seguida.

Viu só como é fácil? Aliás, os ovos beneditinos são excelentes para comer não apenas no café da manhã, mas também em diversas outras refeições. Sempre que sentir vontade, você pode prepará-los no almoço e até no jantar. Nesses outros horários, considere ainda incrementar o prato com alguns acompanhamentos: pode ser uma saladinha ou até uma porção de batata frita bem crocante.

Lembre-se de também preparar uma bebida adequada. No brunch, os ovos beneditinos combinam bem com sucos naturais ou até um café expresso. É só usar a imaginação!

Esperamos que essas dicas tenham sido valiosas. Agora que você já sabe como preparar essa receita, aproveite para colocá-la em prática.

E tudo que é bom merece ser divido com quem a gente gosta, não é? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e convide seus amigos para testarem a receita. No próximo brunch, os ovos beneditinos já têm lugar garantido!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.