ovo substitui carne

Ovo substitui carne? Saiba mais!

O ovo é um alimento rico em nutrientes e muito completo. No entanto, a sua capacidade nutricional é cercada por muitos mitos, o que faz com que muita gente acredite que o consumo diário desse ingrediente pode fazer mal. Se você quer saber se ovo substitui carne, já adiantamos que tudo depende!

Ainda que existam exceções, a maioria esmagadora das pessoas pode se beneficiar muito do consumo frequente do ovo, tornando as suas refeições mais saborosas e bem mais nutritivas.

Seja por questões financeiras, seja por saúde ou por interesses ideológicos, muitas pessoas têm a seguinte dúvida: será que o ovo substitui a carne? Esse é um questionamento muito comum, que será respondido ao longo da nossa conversa. Então, boa leitura!

Como funciona a substituição de alimentos?

Falar em substituição é tratar de opções. Essa troca pode ser parcial (com a inclusão de novos alimentos na dieta) ou total (com a exclusão completa de certo item da alimentação).

Logo de cara, precisamos saber que nenhum alimento é igual ao outro. Alguns têm mais níveis de certos nutrientes, enquanto outros já vão se destacar em outro tipo de substância. A substituição não deve ser feita apenas entre ingredientes que têm os mesmos níveis de qualquer coisa.

Por exemplo: certo ingrediente tem 10mg de ferro a cada 100g. A sua substituição pode, tranquilamente, ser feita por outro produto que tenha apenas 7mg do mesmo mineral, desde que você o consuma em maior quantidade ou, até mesmo, inclua outra fonte de ferro em sua alimentação (trocando um por dois). 

Em uma alimentação balanceada e diversificada, estamos ingerindo nutrientes variados a partir de fontes diversas o tempo inteiro. Um ingrediente não pode e não deve ser a única fonte de uma vitamina ou mineral em sua alimentação.

E então, o ovo substitui a carne?

Agora, veremos um pouco sobre os valores nutricionais da carne e, claro, do ovo. Todas as informações estão de acordo com as divulgadas pelo Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA). Vamos lá?

Valores nutricionais da carne vermelha

Há muitas variações de nutrientes quando o assunto é “carne vermelha”. Afinal, ela pode ser de diferentes tipos! No entanto, no geral, os nutrientes são (para cada 100g):

  • calorias: 143kcal;
  • proteínas: 26g;
  • gorduras totais: 3,5g;
  • gorduras saturadas: 1,2g;
  • gorduras trans: 0g;
  • colesterol: 73mg;
  • sódio: 57mg;
  • potássio: 421mg;
  • carboidratos: 0g;
  • fibras: 0g;
  • açúcar: 0g;
  • vitaminas c: 0mg;
  • ferro: 1,2mg;
  • cálcio: 6mg;
  • magnésio: 29mg.

E muito mais!

Valores nutricionais da carne de frango

Agora, que tal descobrirmos os mesmos valores, mas para a carne de frango? Confira:

  • calorias: 239kcal;
  • proteínas: 27g;
  • gorduras totais: 14g;
  • gorduras saturadas: 3,8g;
  • gorduras trans: 0g;
  • colesterol: 88mg;
  • sódio: 82mg;
  • potássio: 223mg;
  • carboidratos: 0g;
  • fibras: 0g;
  • açúcar: 0g;
  • vitaminas c: 0mg;
  • ferro: 1,3mg;
  • cálcio: 15mg;
  • magnésio: 23mg.

Lembrando que questões como calorias e gorduras podem variar de acordo com o tipo de preparo do alimento.

Valores nutricionais da carne de peixe

Novamente, há muitos tipos de peixes e, portanto, diferentes tabelas nutricionais para cada um deles. No geral, a composição desse tipo de alimento é:

  • calorias: 206kcal;
  • proteínas: 22g;
  • gorduras totais: 12g;
  • gorduras saturadas: 2,5g;
  • gorduras trans: 0g;
  • colesterol: 63mg;
  • sódio: 61mg;
  • potássio: 384mg;
  • carboidratos: 0g;
  • fibras: 0g;
  • açúcar: 0g;
  • vitaminas c: 3,7mg;
  • ferro: 0,3mg;
  • cálcio: 15mg;
  • magnésio: 30mg.

Valores nutricionais do ovo

Agora, chegou a hora da estrela do nosso texto: o ovo! Vamos descobrir quais são as suas informações nutricionais:

  • calorias: 155kcal;
  • proteínas: 13g;
  • gorduras totais: 11g;
  • gorduras saturadas: 3,3g;
  • gorduras trans: 0g;
  • colesterol: 373mg;
  • sódio: 124mg;
  • potássio: 126mg;
  • carboidratos: 1,1g;
  • fibras: 0g;
  • açúcar: 1,1g;
  • vitaminas c: 0mg;
  • ferro: 1,2mg;
  • cálcio: 50mg;
  • magnésio: 10mg.

Ou seja: o ovo é um alimento completo, com boas quantidades de nutrientes, como o potássio e o cálcio, e que fornece energia a partir de baixos níveis de carboidratos. Além disso, é menos calórico que outras fontes animais e bem mais versátil.

Quais são os benefícios de substituir a carne por ovo?

Chegou a hora de conferirmos, então, os benefícios de fazer essa troca no seu dia a dia. Vamos lá?

Aumenta a imunidade 

O ovo tem grandes níveis de vitaminas importantes, como a D. Em 100g, você pode encontrar 87 UI, contra apenas 12 UI da carne vermelha.

Somada a outras vitaminas e minerais, essa se torna uma poderosa arma contra a imunidade baixa. Assim, você tem mais proteção contra gripes, resfriados e infecções variadas.

Proporciona economia

Em tempos de crise, um dos ingredientes que apresentam alta nos preços mais rapidamente é a carne. Isso acontece por fatores que envolvem geopolítica, importação e comércio exterior.

É um tema muito complexo, mas que acaba pesando no bolso da maioria dos brasileiros. Então, o ovo é uma ótima alternativa para economizar, sem perder nutrientes na dieta!

Auxilia no ganho de massa muscular

Embora o ovo tenha menos proteínas do que outros tipos de ingredientes de origem animal, a verdade é que ele é menos calórico. Assim, pode ser consumido em maior quantidade, desde que outras fontes ricas em colesterol sejam reduzidas da dieta.

Assim, esse é um ótimo aliado para quem deseja ganhar massa muscular e perder gordura. Faz academia e está em um “projeto verão” no momento? Essa boa ser uma boa adição em sua alimentação!

Ajuda na questão animal e ambiental

Se você se preocupa com a questão ambiental, a alimentação com ovo também é uma boa pedida. Todo alimento gasta água e recursos para ser produzido. No caso, 1 quilo de carne gasta 15 mil litros, enquanto 1 quilo de ovos, apenas 3 mil. Uma boa diferença, não é mesmo?

Além disso, há a causa animal. No entanto, uma dica importante: caso você queira retirar completamente a carne da sua alimentação, busque a opinião de um nutricionista e faça alguns exames. A alimentação vegetariana é saudável, possível e respeitada, desde que você tenha cuidado e execute substituições conscientes.

Gostou de saber se o ovo substitui a carne? Cheio de nutrientes, com muito sabor e inúmeras possibilidades de preparo, esse é um ingrediente versátil e saudável. Então, comece a incluí-lo com mais frequência em sua dieta, e não se esqueça: conte com a opinião de bons médicos e nutricionistas, se necessário, ok?

Tomou uma decisão? Então, que tal fazer parte do Clube de Assinaturas dos Ovos Mantiqueira? Assim, você recebe ovos fresquinhos em sua casa, sem esforço, filas e nenhum tipo de burocracia. Pura praticidade!

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