Ovo pré-treino: 4 receitas com o alimento para comer antes de treinar

Você sabia que consumir ovo no pré-treino é uma ótima estratégia para otimizar os seus ganhos na academia, na corrida, na natação ou em qualquer outra atividade física? Se não tinha essa informação, não perca mais tempo!

Ao longo do nosso bate-papo, mostraremos não apenas a relevância desse ingrediente para o seu treino — e como ele pode ajudar a ter mais energia e disposição para se exercitar —, como também 4 dicas de receitas práticas e saborosas para o seu dia a dia.

Então, continue a leitura e veja algumas ideias de como incluir os ovos em sua alimentação cotidiana, especialmente, no momento antes de sair para treinar. É hora de desmitificar a ideia de que ovo é, categoricamente, um alimento para pós-treino. Vamos lá?

Pode comer ovo antes do treino?

Há uma ideia amplamente difundida de que não é possível consumir ovos no pré-treino, apenas na alimentação pós-treino. Isso é um mito. A verdade é que o consumo desse ingrediente antes da prática de exercícios é muito benéfico e pode, sim, ser feito!

Quais são os benefícios do ovo no pré-treino?

Algumas das vantagens de incluir os ovos no seu pré-treino são:

  • ganho de massa muscular (graças à presença da albumina);
  • saciedade para os momentos durante o exercício e logo após, evitando que você coma exageradamente depois de treinar;
  • melhora da queima de gordura;
  • aumento da energia e muito mais!

Ou seja, você só ganha investindo na inclusão dos ovos em sua rotina de alimentação pré-treino. Claro, também é possível comê-los após o treino, sem problemas. Os resultados serão tão bons quanto.

No entanto, tente intercalar as receitas — um dia antes, um dia depois. Assim, a sua alimentação fica mais diversificada, há menos riscos de enjoar dos alimentos e o seu corpo agradece!

Quais as 4 melhores receitas com ovo para pré-treino?

Agora, é hora de conhecermos algumas ótimas opções de receitas para que você possa caprichar no pré-treino e otimizar os seus ganhos na academia. Vamos lá?

1. Omelete pré-treino

Pouca gente sabe, mas fazer um bom e velho omelete é uma ótima opção de refeição pré-treino! Confira, a seguir, uma receita prática e muito gostosa.

Ingredientes

  • 4 claras de Ovos Jumbo Mantiqueira;
  • 2 gemas de Ovos Jumbo Mantiqueira;
  • 3 colheres (de sopa) de aveia em flocos (podem ser finos ou grossos);
  • 1 colher (de chá) de óleo vegetal da sua preferência (sugerimos o azeite);
  • sal a gosto.

Dica: uma ótima opção para melhorar ainda mais essa receita é colocar um scoop da proteína da sua preferência.

Modo de preparo

Para preparar esse omelete, é recomendado que você utilize um fouet, aquela ferramenta especial para bater ovos. Se não tiver um, escolha um garfo e capriche nos movimentos!

O ponto do omelete é quando as gemas e as claras, ao serem batidas, começarem a formar uma leve espuma. Nesse momento, é hora de acrescentar os outros ingredientes, dar uma mexidinha extra e levar para o fogo.

O ideal é utilizar uma frigideira baixa, mas se você tiver uma omeleteira, também vale. Espere o preparo ficar douradinho de um lado e vire para dourar o outro. Depois, é só comer!

2. Panquecas proteicas de ovo e aveia

Quem resiste a uma bela panqueca? Quando feitas com ovos e aveia, elas se tornam não só uma delícia, mas também, uma grande fonte de energia e calorias ricas para a sua dieta. Confira a receita, a seguir!

Ingredientes

  • 1 Ovo Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos (também pode ser usada a farinha de aveia);
  • 1 banana amassada;
  • ½ colher (de café) de fermento químico (para bolos);
  • 1 colher (de chá) de óleo vegetal (uma boa opção é o de coco);
  • açúcar a gosto (também é possível utilizar mel, tâmaras, melado etc.);
  • canela a gosto.

Novamente, não se esqueça: você pode adicionar a proteína de sua preferência, a fim de deixar o preparo ainda mais interessante para o pré-treino. Outra dica é adicionar sementes (como linhaça, chia, de girassol) e oleaginosas (castanhas, amendoim, amêndoas) a gosto!

Modo de preparo

Preparar essas panquecas é moleza. Basta misturar todos os ingredientes (você pode fazer isso no liquidificador ou em um bowl, mexendo com uma colher) e levar para a frigideira. 

Despeje certa quantidade na frigideira e espalhe cuidadosamente. Quando dourar, vire com uma espátula e espere o mesmo acontecer com o outro lado. Está pronto!

Lembrando que você pode dobrar ou triplicar a receita para fazer mais panquecas e, até mesmo, armazenar esse preparo na geladeira por uns dois ou três dias. 

3. Ovos com cúrcuma

A cúrcuma é um ingrediente barato e extremamente nutritivo, com ótimas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Veja, então, como preparar ovos com esse temperinho!

Ingredientes

  • 2 Ovos Caipira Mantiqueira;
  • 1 colher (de sopa) de manteiga (ou óleo vegetal, como o de coco);
  • 1 colher (de chá) de cúrcuma (também conhecida como açafrão);
  • pimenta do reino a gosto;
  • sal a gosto.

Dica: se você quiser deixar essa receita ainda mais gostosa, fique à vontade para adicionar algum queijo magro da sua preferência. Essa etapa é opcional, mas acrescenta suculência ao preparo. Outros temperos — como alecrim, coentro, salsa ou cebolinha — também ficam excelentes por aqui.

Modo de preparo

Fazer os ovos com cúrcuma é bem prático. A primeira coisa que deve ser feita é o processo de untar a frigideira. Basta colocar a manteiga ou o óleo escolhido, ligar o fogo (sempre baixo) e esperar que essa gordura comece a borbulhar e ocupar toda a superfície da panela.

Essa é a deixa para que você adicione os ovos e o açafrão, mexendo ou esperando que eles deem uma fritada. Você que escolhe!

Por fim, tire os ovos do fogo e adicione os temperos de sua preferência. As ervas podem ser colocadas antes, mas deixe o sal e a pimenta por último, ok? Bom apetite!

3. Ovos mexidos

Para finalizar, que tal conferir uma ótima receita de ovos mexidos? Esse preparo é prático, saboroso e pode ser complementado com uma grande variedade de refeições, desde torradinhas até tapiocas e muito mais. Veja como fazer!

Ingredientes

  • 2 Ovos Jumbo Mantiqueira;
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga ou óleo vegetal (como o de coco);
  • 50 ml de leite (pode ser vegetal, mas escolha algum com sabor mais neutro, como o de aveia);
  • sal a gosto.

Quer caprichar no ganho de massa e otimizar os seus resultados? Também é possível adicionar um scoop de proteína aqui. No entanto, priorize as mais neutras, evitando as com sabor acentuado.

Modo de preparo

Os ovos mexidos são um clássico! O primeiro passo para prepará-los é passar o óleo ou manteiga no fundo da frigideira, como se fosse untá-la. Depois, é hora de quebrar os ovos sobre essa camada de gordura. Importante: isso é feito com o fogo desligado, ok?

O próximo passo requer atenção. Com um garfo, fure as gemas sem fazer qualquer mistura nos ovos. É hora de levá-los para o fogo, de preferência, baixo. O objetivo disso é fazer com que a clara e a gema cozinhem em momentos diferentes, algo essencial para que os ovos fiquem mexidos.

Quando você perceber que a gema cozinhou, é hora de adicionar o leite. Misture tudo — se você for adicionar a sua proteína favorita, a hora é agora! Está pronto!

Como incluir os ovos na alimentação cotidiana?

O consumo de ovos faz muito bem para a saúde de todos, incluindo de atletas (amadores ou profissionais). No entanto, há uma dica que não pode deixar de ser passada: a importância da consulta com um nutricionista.

Esse profissional ajudará a entender quantos ovos devem ser consumidos por dia em sua dieta, além de fazer com que compreenda pontos importantes, como a suplementação de proteína, o uso de BCAA, se há ou não a necessidade de suplementar albumina e muito mais.

Se deseja um treino de campeão, não abra mão dos ovos em sua dieta, mas também conte com o suporte de quem entende tudo sobre nutrição e poderá guiar você no caminho certo.

Como escolher ovos de qualidade?

Por fim, outra dica importante para que os seus treinos sejam regados por nutrientes de altíssima qualidade é: preocupe-se com a procedência dos ovos escolhidos para as suas refeições. Aqui, na Mantiqueira Brasil, isso é um assunto sério!

Nossos produtos são cuidadosamente selecionados, desde a produção até o momento em que chegam em sua casa, passando por rigorosos processos de armazenamento, qualidade, higienização e segurança alimentar.

Além disso, há muitas opções de produtos para você escolher — incluindo o N.Ovo, um substituto a base de plantas produzido para o público vegano.

Gostou de conferir essas dicas de como comer ovo no pré-treino? Agora, é hora de colocar a mão na massa e descobrir novos sabores e oportunidades de otimizar os seus resultados no dia a dia, independentemente da atividade que você se propuser a fazer! 

Tem interesse? Então, aproveite para ter ovos fresquinhos, selecionados e de qualidade sempre à mão e garantir que as suas receitas sejam feitas a tempo. Para isso, basta assinar o Clube Mantiqueira e receber essas delícias em sua casa!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”