O que é o ovo pasteurizado e quais são as vantagens em utilizá-lo?

Você que não deixa faltar os ovos da Mantiqueira Brasil em sua despensa e sabe bem da importância que eles têm em nossa alimentação, provavelmente já buscou por diferentes formas de preparar e consumir esse alimento.

Uma alternativa ainda desconhecida por muitas pessoas, mas muito comum na indústria alimentícia, é o ovo pasteurizado. Você já ouviu falar?

Essa é uma boa opção para aqueles que querem uma forma prática de utilizar os ovos no dia a dia ou então que os utiliza para desenvolver suas receitas. Por isso, vamos mostrar neste post o que são os ovos pasteurizados e como você pode incluí-los em sua rotina. Confira!

O que são ovos pasteurizados?

Ovos pasteurizados nada mais são do que ovos comuns que são submetidos ao processo de pasteurização. Esse procedimento elimina a presença de microrganismos patogênicos que podem estar presentes nos ovos, além de permitir que sejam apresentados na forma líquida ou em pó.

É possível encontrar esse produto sendo comercializado em sacos, galões ou caixinhas semelhantes às de leite. Uma característica muito procurada dos ovos pasteurizados é a possibilidade de utilizar apenas a clara ou a gema de forma mais fácil, já que é possível adquirir cada substância separadamente.

Como ocorre o processo de pasteurização?

O processo de pasteurização surgiu como uma alternativa na indústria para minimizar os riscos associados ao consumo de alguns alimentos, como laticínios, sucos e ovos. A prática consiste em um tratamento térmico que eleva a temperatura do produto para eliminar os microrganismos que podem estar presentes, com mínimo impacto em suas propriedades nutricionais e seu sabor.

A técnica de pasteurização de ovos mais comum no Brasil é feita aquecendo o alimento com o auxílio de placas trocadoras de calor de maneira progressiva até que ele atinja os 60 ºC. Os ovos são mantidos nessa temperatura por cerca de 3 minutos e meio, que é quando eles são transportados para um ambiente refrigerado, a uma temperatura que pode variar entre 2 e 5 ºC.

É importante destacar que esse tratamento pode ser aplicado nos ovos inteiros ou de forma separada para a clara e a gema. Nesses casos, os parâmetros de tempo e temperatura podem ser diferentes, para que o melhor resultado possível seja atingido.

Consumir ovos pasteurizados é realmente seguro?

Se você tem dúvidas quanto à segurança no consumo de ovos pasteurizados, saiba desde já que essa é uma das maneiras mais seguras de utilizar esse alimento. Uma das razões para isso é que o processo ajuda a eliminar a principal bactéria que pode estar presente nos ovos, a salmonella — uma das principais responsáveis pelo falso mito de que ovo faz mal.

Esse microrganismo ataca sobretudo nosso sistema gastrointestinal, causando sintomas como febre, dores de cabeça, diarreia, vômitos e náuseas. Há até casos em que a infecção se torna mais grave, podendo atingir pulmões e coração de quem ingerir essa bactéria, que pode se alojar tanto na casca quanto no interior dos ovos.

Após o processo de pasteurização, os ovos são acondicionados em embalagens fechadas a vácuo, o que garante um alto nível de proteção contra qualquer tipo de contaminação. Essa é uma garantia superior à proporcionada pela própria casca dos ovos, que é porosa e pode permitir a presença de microrganismos com mais facilidade, quando não são corretamente higienizados.

Além disso, as normas sobre a pasteurização industrial de ovos no Brasil são definidas por meio de uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa é mais uma certeza de que o processo é seguro e de que podemos utilizar os ovos pasteurizados com tranquilidade.

A pasteurização afeta alguma característica dos ovos?

Entre os objetivos dos parâmetros estabelecidos para a pasteurização de ovos está a preservação das características desse alimento, como vitaminas, minerais, ácidos graxos e proteínas. Por isso, essa alternativa conserva os mesmos valores nutricionais da versão in natura e pode ser utilizada praticamente da mesma maneira em suas receitas.

O sabor, outro aspecto muito importante, também não é afetado pelo processo. Pode ter certeza de que qualquer prato feito com ovos pasteurizados terá o mesmo sabor que você já conhece.

Se, no entanto, a relação entre tempo e temperatura de pasteurização não for devidamente respeitada, é sim possível que algumas alterações nas características dos ovos sejam verificadas, como a redução na viscosidade e na capacidade de formar claras em neve. Nesses casos, isso é ocasionado pela desnaturação das proteínas presentes entre os nutrientes, algo que mesmo assim não traria maiores problemas no consumo em outras formas de preparo.

Quais são as vantagens dos ovos pasteurizados?

Como vimos até agora, os ovos pasteurizados podem ser utilizados na cozinha da mesma forma que os tradicionais, sendo que praticamente não há diferenças no resultado final. Então, quais são as vantagens de optar por ovos pasteurizados?

A primeira delas nós já vimos, que é a grande segurança que eles oferecem quanto à proteção contra contaminações. O processo elimina a presença de microrganismos nos ovos enquanto garante um alimento totalmente saudável e saboroso.

Para além desse aspecto, podemos destacar também que os ovos pasteurizados são muito mais práticos para serem conservados. Armazenados geralmente em caixinhas, eles demandam menos cuidado nesse sentido do que os ovos tradicionais.

A praticidade na utilização representa outra de suas vantagens, já que o ovo pasteurizado permite eliminar o tempo que seria gasto na quebra dos ovos comuns, assim como o desperdício na forma de resíduos que acabam sendo eliminados junto com a casca. Todos esses rejeitos representam, em média, 15% do volume dos ovos, o que gera uma grande quantidade de material para ser descartado.

Dessa forma, os ovos pasteurizados podem trazer vantagens em todas as etapas da produção em uma cozinha. Por isso, eles são a alternativa preferida tanto da indústria de alimentos quanto dos pequenos cozinheiros e confeiteiros que buscam otimizar os processos com ovos no dia a dia.

Aproveitando o tema, confira mais uma novidade da Mantiqueira Brasil, a seguir!

A Mantiqueira Brasil inaugura fábrica de ovos pasteurizados em Uberlândia

A Mantiqueira Brasil inaugurou uma indústria de ovos pasteurizados na cidade de Uberlândia (MG) com planta renovada e 100% automatizada, com produção de 470 toneladas por mês para atender a indústria alimentícia e a grandes marcas como Bauducco, Barilla e Forno de Minas, JBS, Dr, Oeteker, Mc Donalds, Madero entre outras gigantesdo mercado. Além disso, o produto também terá produção e canal direto voltado para o varejo, restaurantes, panificadoras e hotelaria em geral, com foco inicial nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

“Estamos felizes com a instalação da nova fábrica em Uberlândia, a principal e maior cidade do Triângulo Mineiro, uma das regiões mais prósperas do Brasil”, comemora Leandro Pinto, presidente da Mantiqueira Brasil.

Os ovos pasteurizados serão apresentados nos formatos: líquido integral, gema e clara separadas, nas versões de 1, 5, 20 e 1000 Kgs. As versões de 1 kg terão a opção de embalagens Tetra Pak. A unidade também produz ovos pasteurizados cage free, proveniente das galinhas criadas livres.

Além do diferencial da Mantiqueira Brasil, conhecida pela alta qualidade e procedência dos ovos, os produtos oferecem praticidade de uso para a indústria e o cliente final, já que neste formato o aproveitamento é de 100% do alimento! Há também a facilidade para a padronização de receitas e redução no tempo sem a necessidade da etapa de quebras da casca e separação da gema e clara.

Ainda vale chamar atenção para o fato de que no processo com alto controle de qualidade de produção, o ovo é quebrado, podendo ter ou não a separação gema e clara. Depois é resfriado abaixo de 4ºC e submetido a um binômio de tempo e alta temperatura, que elimina os microrganismos. Além disso, o produto passa também por um processo de filtragem, para retirar cascas ou impureza, finalizado com o envasamento também resfriado (abaixo de 4ºC).

Você também quer descobrir como os ovos pasteurizados podem transformar a sua forma de utilizar esse alimento? Então, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais sobre a nossa linha de produtos!

Siga nossas redes


    Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


    Quiz

    Ebooks

    Compartilhe

    Siga nossas redes


      Quer receber as promoções, novidades e conteúdos exclusivos da Mantiqueira Brasil? Assine nossa newsletter!


      Quiz

      Ebooks

      Leia também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”

      Veja também

      Galinhas poedeiras: como nutrição e bem-estar impactam qualidade dos ovos?

      Comida fitness com ovo: 3 receitas para ganhar massa

      O que é reeducação alimentar? Entenda e confira 7 dicas

      Superalimentos: entenda o que são e quais as características

      Doce com ovos: aprenda 4 receitas deliciosas

      Aprenda a fazer maionese caseira picante

      Lemon Curd: aprenda a fazer o creme de limão mais versátil da culinária

      Como fazer pirão de ovo? Aprenda essa receita prática e nutritiva

      Molho holandês: aprenda a preparar

      Comer ovo todo dia é saudável!

      6 receitas de festa junina para todos os gostos

      Conheça a classificação de ovo e suas características

      4 ideias de café da manhã romântico para Dia dos Namorados

      Bolo com gosto de ovo? Saiba o que fazer!

      Receita de ovo mexido cremoso: simples e delicioso

      5 receitas com ovo de codorna para variar o cardápio

      Conheça a receita de eggnog de Natal e sua origem

      Mantiqueira Brasil lança experiência exclusiva de fazenda em supermercado do Rio de Janeiro

      Bolinhos de Chuva

      Ovos Moles à Portuguesa

      Cocotte de Ovo

      Picadinho à brasileira

      Omelete Verde Orgânica

      Tapioca de Linhaça com Ovo Mexido

      Mantiqueira Brasil e Instituto Mangueira do Futuro

      Mantiqueira Brasil inova em stand na Expofood

      Desafio “Dia da Verdade”