ovo para dourar

Ovo para dourar: use para deixar suas receitas mais coradinhas

Já imaginou usar ovo para dourar as suas principais receitas? Isso mesmo! Há anos, a técnica de pincelar massas vem sendo amplamente utilizada por profissionais — e donas de casa — que desejam deixar seus pratos ainda mais bonitos e de quebra incluir ovos na alimentação.

Com esse truque superacessível, a superfície do prato preparado ficará mais brilhante, com uma corzinha dourada e, até mesmo, um pouco mais de crocância e maciez. Em outras palavras, é a solução perfeita para encantar os seus convidados e conquistar o paladar de qualquer um.

Contudo, não basta passar o ovo sem nenhum conhecimento sobre a massa. Para conseguir aproveitar esses benefícios, você precisará ir além e investir em algumas misturas caseiras infalíveis.

E o melhor de tudo? Essas dicas podem ser aplicadas em diversas receitas, como tortas, pães doces e salgados, croissants, roscas e por aí em diante. Para saber mais, continue acompanhando essa leitura e anote as nossas recomendações especiais!

Quais são as possíveis misturas de ovo para dourar?

Quando falamos na técnica de usar o ovo para dourar, há quem acredite que é preciso somente passar o ingrediente por cima da massa antes de levá-la ao forno. Não caia nessa! O acabamento da crosta deve ser realizado com muito cuidado e atenção, a fim de conquistar o efeito desejado em cada preparo.

Há, por exemplo, opções que ajudam a deixar a massa mais macia, enquanto outras, promovem um brilho exclusivo. O ideal é escolher aquela receita de ovos que estiver mais preparada para atender às suas necessidades. Vamos conhecê-las!

Clara do Ovo Happy Eggs Mantiqueira + água

Está em busca de uma crosta bem macia e brilhante? Então, a mistura de clara do Ovo Happy Eggs Mantiqueira + água é a alternativa perfeita. Para isso, você deverá misturar uma clara de ovo com meia colher de sopa de água.

Bata delicadamente a mistura e, em seguida, passe a solução em uma peneira. Ao fim, os ingredientes resultarão em um líquido um tanto pegajoso, que também é ótimo para fixar sementes em cima da massa, como o gergelim. Vale experimentar!

Clara do Ovo Happy Eggs Mantiqueira + sal + água

Outra opção para obter uma massa macia e com um brilho sem igual é misturar clara de ovo Happy Eggs + sal + água. Assim, você só precisa seguir os passos da mistura anterior e adicionar uma pitadinha de sal.

De acordo com os especialistas no assunto, esse ingrediente final é ótimo para ajudar o ovo a se misturar com mais facilidade. A dica é bater os ingredientes muito bem com um garfo, antes mesmo de pincelar.

Clara e gema batidos

Temos aqui uma opção certeira para fazer com que a sua massa tenha uma crosta brilhante e de cor dourada — o Ovo Caipira Orgânico Mantiqueira inteiro. Ao utilizar a mistura de clara + gema batidos juntos, todo e qualquer preparo terá um visual mais apetitoso e amareladinho.

Inclusive, por apresentar “propriedades adesivas”, esse tipo de esmalte ainda permite que outras coberturas possam aderir facilmente à crosta.

Ovo Caipira Orgânico Mantiqueira inteiro + sal + água

Também é possível adicionar uma pitada de sal em sua mistura. Para prepará-la, misture o seu ovo com meia colher de sopa de água, finalizando com o sal. Lembre-se de bater e peneirar a solução para retirar os gruminhos pertencentes à clara.

Ovo Caipira Mantiqueira inteiro + leite

O leite é um ingrediente incrível para fazer com que a crosta tenha um tom de dourado e escurecido. Se preferir uma cor ainda mais “fechada”, substitua o leite por creme de leite. Funciona assim: em um recipiente, misture um Ovo Caipira Mantiqueira (clara + gema) e duas colheres de sopa de leite ou creme de leite. Bata bem e, posteriormente, pincele a sua massa.

Atenção: esse procedimento consiste na última etapa do preparo de um pão, torta e demais receitas. A massa, propriamente dita, não deve receber qualquer cobertura com ovo — pelo menos, até a segunda etapa do seu crescimento, também conhecida como “período final de elevação”.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao usar ovo para dourar?

Fora essas indicações, existem mais alguns cuidados que devem ser tomados no uso do ovo para dourar suas receitas. Veja a nossa lista, abaixo: 

  • sempre que pincelar o ovo sobre uma massa, procure aplicar camadas finas do ingrediente;
  • ao misturar um líquido no ovo, é possível criar uma mistura mais lisa e homogênea. O truque também é ótimo para deixar a solução rala e facilitar a aplicação;
  • caso esteja preparando uma massa folhada, não aplique o ovo nas bordas. Em vez disso, passe a misturinha somente no meio do preparo, combinado?

Dica extra: certificação de bem-estar animal

Por último, é muito importante utilizar ingredientes de alta qualidade, como os ovos. Assim, você fará com que os seus preparos fiquem mais saborosos e, claro, saudáveis. Um bom exemplo de produtos com excelente procedência são os produzidos pela Ovos Mantiqueira.

Referência no setor, a empresa iniciou as suas atividades ainda nos anos 1980 e, desde então, vem em busca de soluções e inovações para manter os seus consumidores sempre satisfeitos. Atualmente, a organização tem mais de dois mil colaboradores e trabalha com mecanismos de ponta para higienizar os ovos — que não são tocados desde o momento em que a galinha os bota.

A Ovos Mantiqueira tem como diferencial a certificação de bem-estar animal e os ovos Happy Eggs, Caipira e Caipira Orgânico contam com o selo de “cage free”, certificando que as galinhas são criadas sem gaiolas. Além disso, os galpões têm excelente iluminação e ventilação, e as aves não recebem nenhum tipo de tratamento com antibióticos.

Obviamente, os cuidados voltados para o bem-estar dos animais também refletem na qualidade dos ovos comercializados no país. Então, na Ovos Mantiqueira você pode confiar!

Agora que finalizou a leitura deste post, já sabe como utilizar o ovo para dourar suas receitas, certo? Caso tenha gostado das dicas e queira dividi-las com mais pessoas, não deixe de para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.