ovo orgânico

Conheça o ovo orgânico e saiba quais são as diferenças entre os tipos de ovos

Os ovos são alimentos altamente nutritivos e que estão na mesa de quase todos os brasileiros. Mas você sabia que existem diversos tipos de ovos?  São vários tipos e cada um com um processo de produção distinto.

Portanto, se você acha que “ovo é tudo igual”, chegou a hora de descobrir a diferença entre eles! Para conhecer melhor o que muda de um modelo de produção para o outro e entender como o ovo orgânico se diferencia dos demais, fique com a gente.

Neste post, você vai checar o que são os ovos orgânicos, quais são as suas características, que diferenças eles têm dos outros tipos de ovos e, finalmente, quais são os benefícios que eles proporcionam. Aproveite a leitura e se prepare para mudar a forma como você compra ovos!

O que são ovos orgânicos?

Você vai ao supermercado buscar ovos e se depara com uma fileira enorme de diferentes embalagens para escolher. Começa a ler os rótulos e percebe que em uma parte deles está escrito: ovos orgânicos. Mas o que isso significa, de fato?

Os ovos orgânicos são classificados dessa forma pelo modo como as aves são tratadas no decorrer da sua vida, enquanto produzem esses alimentos. Por isso, não vá achando que só existe um jeito de criar galinhas.

A primeira coisa a esclarecer é: nesse modelo de criação, as galinhas ficam em um local com acesso ao ar livre, onde têm a possibilidade de expressar todos os seus instintos e comportamentos animais, o que aumenta o seu bem-estar.

“Mas, como assim? As galinhas não são todas criadas dessa forma?” Não! No modelo tradicional de produção de ovos, as aves vivem em granjas, geralmente em gaiolas. Apesar disso, é importante observar que elas são criadas com acompanhamento de profissionais para garantir todos os cuidados necessários para o bem estar animal, a sua saúde e a produção de bons ovos.

Já na produção orgânica, as aves se alimentam apenas de grãos orgânicos. Existe, inclusive, uma certificação aos estabelecimentos que adotam a produção orgânica, indicando a atenção aos aspectos sociais e ambientais do negócio. O Grupo Mantiqueira conta com o selo de certificação de produto orgânico do IBD e o de Bem-Estar Animal da Certified Humane Brasil.

Qual é a diferença entre o ovo orgânico e outros tipos?

É importante ressaltar que a ave que produz ovo orgânico é tratada com alimentos sem agrotóxico ou insumos transgênicos. O conceito de um ovo orgânico é justamente o de um produto que respeite o meio ambiente em toda a sua cadeia produtiva, ou seja, sem causar danos à natureza — solo, ar ou quaisquer outras culturas envolvidas.

Deu para ver como os ovos orgânicos estão alinhados com a sustentabilidade, não é mesmo? Vamos entender agora alguns outros tipos de ovos que você pode encontrar no supermercado e suas qualidades.

Ovo cage free

Os ovos cage free são produzidos por galinhas livres de gaiolas, como o próprio nome sugere. A maior diferença desse modelo de criação para os outros é que, em vez de ficarem totalmente soltos, os animais são criados em grandes galpões, com ninhos e poleiros adequados. A produção de ovos com galinhas soltas é um adicional ao bem-estar das galinhas. Legal, não é?

Além disso, os espaços são amplos, para que elas reproduzam seus comportamentos naturais, como ciscar, abrir as asas, se alongar e se empoleirar. Tudo isso sem interagir com outros tipos de animais para garantir a segurança das aves. Ficando ainda mais confortáveis, as aves produzem ovos mais felizes, como os Happy Eggs da Ovos Mantiqueira.

Ovo caipira

A produção de ovos caipiras é aquela mais próxima da visão de sítio que a maioria das pessoas tem: as galinhas vivem com uma parte da área aberta para que elas possam ciscar pelo terreno, se empoleirar e, até mesmo, bater suas asas.

É um modelo muito confortável de produção para os animais. Além disso, a alimentação é fornecida por meio de rações que fazem o balanço de uma série de ingredientes vegetais e minerais.

Muitas pessoas ainda acreditam que os ovos de galinha têm apenas duas diferenças: a cor da casca e o tamanho, mas isso não é verdade. O que difere o tipo de ovos é a técnica de criação, a alimentação e a linhagem das galinhas. A seguir, apresentaremos os tipos de ovos mais conhecidos e suas singularidades.

Ovo comum

Os ovos comuns são aqueles mais convencionais. As galinhas recebem ração comum na maior parte das granjas, o que garante uma alimentação balanceada, com insumos como milho e soja. Além disso, elas são criadas em gaiolas, sempre recebendo atenção quanto à sanidade e às condições ambientais em que vivem.

Esse modelo facilita muito o manejo dos animais e o controle de doenças. Além disso, sabe aqueles ovos bonitos e com o padrão de qualidade que a Mantiqueira garante? Isso só é possível pelo alinhamento e pela uniformidade no tratamento dos animais que o modelo comum proporciona.

Quais são os benefícios dos ovos orgânicos?

A produção orgânica de ovos é a que mais envolve investimentos. Afinal, além de toda a estrutura própria, a empresa precisa se certificar de que todos os seus fornecedores de insumos também estejam produzindo itens sem agrotóxicos e afins, por exemplo. Um trabalhão, não é mesmo?

Apesar de isso tudo encarecer o processo, a demanda pelo ovo orgânico vem crescendo muito, especialmente pela conscientização que as pessoas estão tendo sobre a importância de uma alimentação responsável. Por isso, mesmo que pareça mais caro inicialmente produzi-lo, os benefícios desse tipo de cultura são muitos. Além disso, os ovos orgânicos acabam se tornando um plus ao bem-estar das galinhas e à qualidade da produção.

Essa é, principalmente, uma questão de sustentabilidade. Isso porque a produção de ovos orgânicos traz mais cuidados quanto ao ambiente, com o equilíbrio do ecossistema e com o ritmo mais natural dos animais. Além de comer ovos de qualidade, você ainda ajuda o planeta!

O Grupo Mantiqueira já compreendeu e se adaptou às necessidades dos animais para que eles tenham ainda mais conforto enquanto produzem alimentos tão importantes para a nutrição humana. Por isso, nossas estruturas estão voltadas à qualidade da produção e à responsabilidade com o meio ambiente.

Se você quer conhecer de perto os nossos produtos e experimentar o ovo orgânico, assine o Clube Mantiqueira e receba os kits no conforto do seu lar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.