Guardar ovo na geladeira? Tudo que você precisa saber para conservar o alimento

Guardar ovo na geladeira? Tudo que você precisa saber para conservar o alimento

Você chegou em casa do supermercado e precisa guardar os ovos na geladeira. E agora? Qual é o local mais adequado para armazenar o alimento? Colocá-lo na porta ou no fundo do refrigerador? É obrigatório deixar o ovo na geladeira ou é tudo bem deixá-lo do lado de fora?

Essas são dúvidas comuns, afinal, existe até mesmo um local específico em algumas marcas de geladeira para guardar os ovos. Mas será que é realmente o lugar mais apropriado? Continue a leitura e saiba como guardar ovo na geladeira, quais são os principais cuidados de conservação e dicas de como saber se o ovo está bom para o consumo.

Qual é a temperatura ideal para conservar ovos?

De acordo com a regulamentação da Anvisa, os ovos devem se manter preferencialmente refrigerados. Nas geladeiras domésticas, o indicado é que eles fiquem em uma temperatura média de 10 °C. 

Mas se o ideal é conservar dentro da geladeira, por que então nos supermercados, eles ficam fora? Isso acontece porque os ovos precisam ser mantidos em locais frescos e arejados, em que a temperatura não ultrapasse os 25 °C. Como os mercados são ambientes controlados, é normal que eles fiquem do lado de fora. 

Outro motivo é a necessidade de se evitar a variação de temperatura. Por exemplo, se os consumidores de um supermercado forem pegar os ovos em uma geladeira, a porta será aberta e fechada várias vezes, causando uma mudança brusca de temperatura. Essa alteração pode romper a cutícula, a camada fina que envolve o ovo por baixo da casca. Ou seja, ele pode estragar rapidamente e ficar impróprio para consumo.

Portanto, nos locais de venda, os ovos precisam ser colocados em gôndolas e em ambientes com temperatura estável. E isso não é comum acontecer em casa, certo? Principalmente nos dias de verão, em que os termômetros podem ultrapassar facilmente os 30 °C.

Devo guardar os ovos na geladeira?

Sim, o ideal é guardar os ovos na geladeira. Como vimos, nos supermercados a temperatura ambiente dificilmente ultrapassa os 25 °C. No entanto, dentro de casa, é complicado conseguir fazer esse controle, principalmente no verão.

Porém, mesmo guardando o ovo na geladeira, ele não deve ser acondicionado em qualquer lugar. A seguir, veja algumas dicas de refrigeração:

  • conserve os ovos em compartimentos em que a temperatura não passe por oscilações. Então, deixe longe da porta da geladeira;
  • para não prejudicar a película de proteção de natural presente na casca, retire os ovos da embalagem original e transfira-os para um novo recipiente, de preferência fechado;
  • guarde os ovos na geladeira longe de outros alimentos crus para evitar contaminação ou odores indesejáveis.

Por quanto tempo posso guardar os ovos?

Se você tem dúvidas em relação ao prazo de validade do ovo, lembre-se de que essa informação está presente na embalagem. Nunca se esqueça de conferir a data de vencimento! Uma boa dica é anotar essa data de validade em uma etiqueta e colocá-la no local onde você vai guardar os ovos na geladeira, para evitar o esquecimento e não haver dúvidas.

De modo geral, o ingrediente dura até 60 dias dentro da geladeira. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura (quando a galinha bota o ovo). Porém, fora da geladeira, sem a refrigeração adequada, a validade pode sofrer variações, especialmente em dias mais quentes. Quando a temperatura está mais amena, fora da geladeira, os ovos brancos podem durar até 30 dias, enquanto os vermelhos podem durar 25.

De qualquer forma, é importante que você observe outras características que garantem que o ovo está próprio para consumo, como o odor do ingrediente – que não pode ser forte! -, além da aparência da casca, que deve intacta, sem trincos nem manchas.

Como manter os ovos conservados?

Existem alguns truques para manter os ovos conservados por mais tempo, como: 

  • na hora de comprar, prefira marcas conhecidas e certificadas pelos serviços oficiais, como a Ovos Mantiqueira;
  • não guarde eles na porta da geladeira;
  • não lave os ovos na hora de guardar, a higienização deve ser feita somente na hora de consumir o alimento;
  • coloque os ovos em compartimentos fechados na geladeira, em temperaturas entre 8 °C e 10 °C;
  • não os deixe do lado de fora da geladeira por muito tempo.

Como saber se o ovo está bom para consumo?

Já citamos como é importante checar o prazo de validade para saber se o ovo está bom para o consumo. Além disso, conferir a sua procedência é imprescindível. Afinal, engana-se quem acredita que ovos são todos iguais, pois isso é um mito!

O ingrediente, um dos alimentos ricos em proteínas mais famosos da culinária brasileira, precisa ser de boa procedência, certo? Por isso, é fundamental consumir de empresas comprometidas com a saúde das galinhas e com o transporte dos ovos, como a Ovos Mantiqueira.

Outra maneira de saber se o ovo está adequado para o consumo é checar o aspecto do alimento. A casca contém manchas ou rachaduras? Ao quebrá-lo, o cheiro é muito forte? É hora de descartar imediatamente. 

Vale sempre se atentar a esses detalhes para você conseguir aproveitar os ovos fresquinhos e usá-los em diversas receitas.

Para conseguir aproveitar todos os benefícios do ovo, também é essencial cuidar da conservação, higienização e optar pela boa qualidade do alimento. Isso acontece desde o momento da compra, na escolha da marca, até os cuidados que virão em seguida. Os ovos são deliciosos, nutritivos e saudáveis, mas também precisam de cuidados na hora de serem consumidos.

Granjas sérias, com expertise e amplo conhecimento sobre o alimento, garantem que ele chegue fresquinho às gôndolas dos mercados. Esse é o compromisso da Ovos Mantiqueira, que oferece um alto rigor de qualidade, com o uso de alta tecnologia para a produção de ovos. Por isso, o primeiro passo para garantir uma alimentação saudável é verificar a origem dos alimentos.

Agora, você sabe que guardar ovo na geladeira é o primeiro passo para conservar o frescor desse ingrediente. Só não esqueça de colocá-lo longe da porta, combinado?

Aproveite e conheça também o Clube de Assinaturas Mantiqueira! Você não precisará mais se preocupar com a compra de ovos. São diversas opções para atender às suas necessidades. Não perca!

Clube do Assinante

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.