Ovo é carne? Tire suas dúvidas de uma vez por todas!

Ovo é carne? Tire suas dúvidas de uma vez por todas!

O ser humano tem consumido carne há milhões de anos. Esse é, sem dúvidas, um alimento muito completo e cheio de benefícios, mas que não deve ser visto como insubstituível pela população. Muito pelo contrário! Assim como ele, há várias outras opções igualmente saudáveis e muito saborosas. Então, logo de cara, respondemos a pergunta: será que ovo é carne? Esse tipo de ingrediente pode ser visto como parte desse grupo alimentar? Não! Ovos não são carne. Mas são tão saudáveis quanto!

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura, descubra alguns dos principais benefícios dos ovos para a saúde e para a rotina e saiba, de uma vez por todas, como incluí-los no seu cotidiano. Vamos lá!

E então, o ovo é carne?

Como mencionado, não. Ovos são produtos de origem animal, mas se diferem da carne por conta da sua origem biológica.

O que conhecemos como “carne” é o que corresponde às estruturas do corpo de um animal, como a pele, os tecidos, a gordura, os órgãos e outros. Os ovos, apesar de virem do animal, não fazem parte desse grupo.

Uma possível analogia para os ovos é o leite. Ele é um produto que vem de um animal, mas que não exige que ele seja abatido para o consumo desse ingrediente. Nutricionalmente, no entanto, os ovos podem ser comparados às carnes brancas, que são mais magras e muito nutritivas, quando comparadas às tradicionais carnes vermelhas.

Quem pode consumir ovos?

Todo mundo! Desde crianças até idosos, os ovos são ingredientes muito versáteis e democráticos. Em sua composição, encontramos proteínas, vitaminas (como A, B, E e D) e muitos minerais (dentre eles, o cálcio, o fósforo e o zinco).

Quais são as vantagens do consumo de ovos para a saúde?

Agora, veremos alguns dos benefícios de incluir os ovos na alimentação. Vamos lá!

Ótima fonte de proteína

O que pouca gente sabe é que as carnes não são a única forma de conseguirmos proteínas para a nossa alimentação. Na verdade, o ovo tem proteína suficiente para ser uma das únicas fontes em suas refeições!

Ótimo para quem treina pesado

Por conta da grande quantidade de proteínas em sua composição, o ovo é um bom aliado para quem quer construir músculos e treinar cada vez mais pesado. Ele ajuda, também, no processo de emagrecimento, e traz mais disposição para quem vai encarar longas jornadas na academia ou em outros esportes.

Ajuda na imunidade

A imunidade também é outro ponto beneficiado com a ingestão frequente de ovos na dieta. Ele é rico em compostos como as vitaminas E e A, que contribuem para o fortalecimento das células de defesa do organismo. Ajuda, também, no processo de desinflamação do organismo, o que diminui bastante o trabalho do sistema imunológico.

Melhora as alergias

Pessoas que têm alergias ou intolerâncias alimentares podem se beneficiar com o uso desse ingrediente na alimentação. Não há, por exemplo, glúten no ovo, além de compostos como a lactose e outros potenciais causadores de alergia. No entanto, um alerta: há pessoas que têm alergia ao ovo, mas se você não é uma delas, pode aproveitar!

Promove a melhora da concentração

Os ovos são grandes fontes de vitaminas do complexo B, que têm relação direta com o sistema nervoso e todas as suas estruturas e funcionalidades. Sendo assim, o consumo desse produto ajuda muito na concentração, melhorando a saúde dos neurônios.

Ajuda na memorização

Assim como a concentração é melhorada com o consumo frequente do ovo, a memorização também sobre impactos positivos. Por isso, se você anda meio esquecido e nunca lembra se tirou as panelas do fogão ao sair de casa, essa pode ser uma boa alternativa para a sua mente.

Melhora a saúde dos ossos e dos dentes

Por ser rico em cálcio e outros minerais, os ovos também são ótimos aliados da saúde óssea e dentária. Então, com eles, você tem um sorriso muito mais bonito e ossos mais fortes, que se quebram com menos facilidade e vão permanecer saudáveis por muito mais tempo.

Mantém a pele mais bonita

Os ovos também são responsáveis por melhorar a saúde da pele, deixando-a mais bonita e reduzindo processos inflamatórios, como a presença da acne. Ou seja: é um ingrediente simples, mas cheio de benefícios que contribuem com a saúde de dentro para fora!

É possível substituir as carnes pelos ovos?

Agora que você esclareceu sua dúvida se ovo é carne, chegou a hora de saber se dá pra trocar um pelo outro. O termo substituição é um pouco complexo. Afinal, é praticamente impossível você substituir uma coisa pela outra, já que tudo é tão diferente quando o assunto é a natureza.

Por exemplo: carnes brancas e vermelhas são carnes, mas são completamente diferentes entre si. Uma tem mais gordura do que a outra, o número de calorias também diverge e, até mesmo, a quantidade de nutrientes, como o ferro e as proteínas.

Então, substituir qualquer tipo de ingrediente por outro é impossível. O que pode ser feito é promover a substituição de nutrientes. Nesse caso, sim, podemos trocar as carnes pelos ovos!

Se você, por exemplo, quer se tornar vegetariano, não precisa se preocupar. É perfeitamente possível viver bem (e com saúde) sem o consumo de carnes. A única coisa que você precisará fazer é diversificar os ingredientes presentes em sua alimentação.

Se antes você comia carnes e poucas verduras e legumes, agora será necessário deixar o seu prato mais colorido para ter mais acesso ao ferro e outros nutrientes presentes nas carnes, por exemplo. Consulte um nutricionista, inclua ovos em seu cardápio, faça trocas inteligentes, conheça novos sabores e ganhe muito em saúde!

Como aumentar o consumo de ovos no meu dia a dia?

Os ovos estão entre os ingredientes mais versáteis que existem. Você pode comê-los:

  • em bolos;
  • suflês;
  • ovos fritos;
  • ovos cozidos;
  • ovos pochês;
  • ovos mexidos;
  • omelete;
  • maioneses etc.

É possível incluí-los em praticamente tudo. Ou seja: não há desculpa para não se deliciar com todas essas possibilidades!

Agora que você já sabe se ovo é carne ou não, e aprendeu sobre algumas das principais vantagens em incluí-los na sua alimentação cotidiana, não perca mais tempo! Vá agora mesmo até a cozinha e prepare alguma refeição que tenha esse ingrediente como destaque. Você não vai se arrepender!

Para finalizar, temos outra leitura bacana para você. Nessa postagem, falamos sobre a anatomia do ovo. O que são as suas partes? Quais são as suas funções? Prepare a sua refeição e volte para dar continuidade ao seu aprendizado!

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