ovo de galinha decorado

Ovo de galinha decorado em receitas: inove no empratamento!

Você já ouviu falar que antes de sentir o sabor da comida, nós comemos pelos olhos? Isso quer dizer que o visual importa tanto quanto o gosto. Por essa razão, ao montar um prato com ovo de galinha decorado, você o deixa ainda mais atrativo.

Por isso, nada de simplesmente preparar os ovos e colocá-los no prato. Faça-os de modo a encantar as visitas ou mesmo seus clientes. Pensando nisso, você sabe como decorar ovos para as suas receitas? Neste post, reunimos ideias incríveis que vão tornar as suas refeições ainda mais bonitas e apetitosas. Confira!

O que é e para que serve o empratamento?

Antes de saber as dicas para fazer ovo de galinha decorado, é importante que você entenda o que é e para que serve o empratamento. Esse conceito é a arte de montar a apresentação de uma comida. Ele serve para tornar a refeição mais agradável, atrativa e apetitosa.

Assim, ao visualizar um prato, as pessoas passam a ter desejo de comê-lo. Isso é muito importante em nosso dia a dia, especialmente na comercialização de alimentos. Para quem é dono de restaurante ou faz marmitas para vender, por exemplo, a apresentação é um diferencial competitivo.

Da mesma maneira que um empratamento malfeito pode desestimular o apetite, uma apresentação bonita pode chamar a atenção do cliente. Por isso, quem é empreendedor no ramo alimentício deve se preocupar com essa questão.

Como cortar ovos cozidos para decoração de pratos?

Após saber mais sobre o empratamento, chegou o momento de descobrir as técnicas para decorar ovos de galinha. A primeira delas é fazer os cortes dos ovos cozidos. Para que eles saiam perfeitos, o ideal é esperar que esfriem antes de cortá-los. Isso porque os ovos cozidos ainda quentes podem se desmanchar.

Se você pretende cortá-los com clara e gema, antes mergulhe a faca em água quente. Agora, se quiser cortar somente a gema, sem esmigalhá-la, molhe a lâmina em água fria. Uma dica interessante para quem não tem muita habilidade com a faca ou pretende ser mais ágil na cozinha, é investir em um cortador de ovos. Esse utensílio pode ser encontrado em lojas de utilidades para o lar. Além do cortador para ovos em rodelas, existe o que corta o alimento em pedaços triangulares, “como uma pizza”.

Quer fazer um zigue-zague no ovo? Então pegue um fio dental e amarre-o na ponta de um palito de dente. Enfie o palito no centro do ovo cozido e corte o alimento fazendo um zigue-zague em todo seu contorno. Pronto! Você terá duas metades de ovos cozidos perfeitamente cortadas para colocar em saladas, sopas e outras preparações!

Como dar formatos diferentes aos ovos?

Já pensou em dar diferentes formatos aos ovos? Isso é possível! O primeiro modo é deixar o ovo cozido em forma de coração. Para isso, você deve colocá-lo já descascado e ainda quente em um pedaço de caixinha de leite higienizado, na horizontal. Depois:

  • adicione um palito de churrasco no centro do ovo;
  • dobre o pedaço da caixinha de leite;
  • prenda as extremidades do palito com um elástico;
  • leve para a geladeira por 20 minutos e utilize como desejar!

Mas saiba que cortados ao meio, esses ovos em coração ficam ainda mais bonitos!

Outra maneira de dar formato aos ovos é usar fôrmas próprias para ovos fritos ou panquecas. Hoje em dia, você encontra esse utensílio em diversas figuras, como coração, estrela, flor, gato e até Mickey Mouse, as crianças adoram!

Por fim, mais um jeito de deixar os seus ovos fritos ainda mais bonitos é aplicar rodelas de pimentão como formas. Basta dispor as fatias de pimentão na frigideira antiaderente, colocar o ovo, temperar com sal e pimenta e esperar que atinjam o ponto desejado. É um modo de preparo simples, mas que fica muito bonito!

Como utilizar ovos na decoração de pratos infantis?

Algumas crianças têm resistência para se alimentar, especialmente nas refeições mais saudáveis. Contudo, quando os pratos são divertidos, elas costumam aceitar melhor os alimentos. Nesse contexto, você sabia que é possível decorar ovos cozidos como bichinhos? Para fazer um coelhinho, por exemplo, você deve:

  • cortar 2 ovos cozidos em 4 partes no sentido do comprimento para fazer as orelhinhas;
  • em seguida, parta 2 ovos ao meio no sentido da largura. Essas metades serão o rostinho;
  • por fim, corte 2 ovos ao meio no sentido do comprimento para fazer o corpinho;
  • já no prato em que você servirá a refeição, disponha os pedaços de ovos sobre uma folha grande de alface, formando um coelhinho;
  • para fazer os olhos, você pode usar sementes de gergelim. Já para o nariz, um pedacinho triangular de cenoura;
  • os bigodes podem ser feitos com tirinhas de cebolinhas mais finas.

Assim como essa dica, você encontra vários outros tutoriais na internet para compor outros animais e figuras.

Quais dicas para fazer a decoração de ovos perfeita?

Como você viu, existem muitas maneiras de se fazer ovos de galinha e decorá-los para elaborar um empratamento mais bonito. Mas não para por aí! Há dicas que podem deixar a decoração ainda mais bela. Veja:

  • foque em acertar o ponto do ovo: para que os ovos possam ser cortados perfeitamente, eles devem ser cozidos entre 10 e 12 minutos;
  • descasque o ovo com cuidado: após cozinhar os ovos, coloque-os em água gelada, em seguida, dê batidinhas com as costas da colher em todo o ovo e tire a casca com cuidado;
  • incremente com ervas frescas e verdinhas: cebolinha e salsinha picadinhas deixam as preparações mais vibrantes e gostosas;
  • finalize com manteiga para fazer o ovo brilhar: uma colher de café de manteiga sobre um omelete quentinho o deixa ainda mais saboroso e bonito;
  • escolha os Ovos Gourmet: não se esqueça de adquirir ovos de qualidade para que suas receitas fiquem mais bonitas e gostosas;
  • invista em uma louça bonita: o prato serve como moldura para a refeição. Portanto, decida com carinho!

Ao longo deste post, você viu dicas de como fazer ovo de galinha decorado para tornar suas preparações ainda mais bonitas e apetitosas. Portanto, não deixe de colocar nossos truques em prática para impressionar na apresentação das suas refeições!

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.