ovo com duas gemas

Por que os ovos com duas gemas acontecem? Entenda mais sobre o tema

É provável que você já tenha aberto um ovo com duas gemas. Se você ou com alguém próximo já passou por isso, deve estar se perguntando por que isso acontece, certo?

Mas independentemente de já ter visto ou não um alimento desse tipo, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre o assunto e esclarecer alguns dos principais questionamentos sobre o tema. Se você deseja conferir as respostas a essas perguntas, não pode perder essa leitura!

O ovo com duas gemas é comum?

Muitos mitos cercam os ovos com gemas duplas. Será que eles fazem mal? Dois pintinhos nasceriam, caso a gestação fosse completada? Devo jogar o item fora? Antes de qualquer coisa, é interessante saber que esse não é um evento comum. Contudo, isso não significa que ele represente algo ruim.

Mesmo que sejam raras, as duas gemas em um ovo não se diferenciam da versão com uma única gema. Em outras palavras, mesmo não sendo uma característica que se vê constantemente, o ovo com duas gemas não faz mal.

Ele tem, em geral, as mesmas características de outros ovos. O termo “em geral” foi usado por um motivo simples: essas raridades podem ser ainda mais nutritivas! Apesar de já terem sido colocados como vilões, esses alimentos são completos em termos nutricionais e extremamente benéficos ao organismo.

São muitos os benefícios dos ovos — independentemente de seu tamanho e características. Porém, por ser maior, é comum que o ovo com duas gemas acabe por apresentar ainda mais vantagens àqueles que o consomem. São elas:

  • otimização muscular;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • melhoria nos níveis de HDL (colesterol bom);
  • aprimoramento da cognição;
  • rico em vitaminas A, E, D, B12;
  • alto teor de proteínas e lipídeos saudáveis;
  • aumento da força e beleza da pele, dos cabelos e das unhas, etc.

Vamos falar mais sobre esses pontos, a seguir. Por enquanto, saiba que se você se deparar com ovos com gemas duplas pode se considerar uma pessoa de sorte! Para entender mais sobre esse fenômeno e tirar outras dúvidas sobre o assunto, prossiga com sua leitura!

Por quais motivos alguns ovos têm duas gemas?

Agora que você já sabe que os ovos com gemas duplas são tão saudáveis quanto sua versão comum — na verdade, até mais —, é interessante saber o motivo por trás da ocorrência. De maneira geral, esse acontecimento é considerado uma anomalia. Afinal, trata-se de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas. O surgimento das duas gemas se dá por uma dupla gestação. É comum que ela aconteça em aves jovens, que estão botando seus primeiros ovos.

Mas, Mantiqueira, o que aconteceria com os pintinhos?

Essa é uma dúvida bastante comum. Na teoria, isso significaria, sim, que dois pintinhos resultariam da gestação. Contudo, na prática, esse evento não é capaz de acontecer.

Dentro do ovo, existe a câmara de ar. Ela é responsável por completar o ciclo pulmonar dos pintinhos. Por seu tamanho comportar apenas um animal, o espaço se mostra pequeno demais para dois. Sendo assim, nenhum deles sobreviveria ao final do ciclo, pois ambos não conseguiriam respirar adequadamente.

Os ovos com gemas duplas fazem mal?

Conforme vimos, não há mal algum em consumir um ovo com duas gemas, salvo em situações de alergia. Nesse caso, todos os tipos devem ser evitados. Contudo, se você não tiver nenhuma restrição de saúde, é interessante saber que esses alimentos tendem a oferecer ainda mais benefícios aos que os consomem. Falaremos um pouco mais sobre eles, a seguir. Veja só!

Musculação otimizada

Por serem ricos em proteínas de alta qualidade, os ovos promovem o aumento da massa muscular. Esse fator, para quem vai à academia ou faz a musculação em casa, é um excelente aliado. Ao consumir os ovos na rotina alimentar, os praticantes da atividade garantem que estão nutrindo a musculatura de maneira otimizada, aprimorando seus resultados.

Prevenção de doenças

É atestado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que os ovos auxiliam na prevenção de doenças.

No caso do câncer, diabetes e infarto, por exemplo, sua ação se relaciona à abundante presença de antioxidantes, como a tirosina e o triptofano, que combatem os radicais livres associados às doenças. Também podemos citar o fato da lecitina amparar a absorção do colesterol por parte do intestino, gerando efeitos positivos ao organismo!

Desaceleração do processo de envelhecimento

Além de contar com os antioxidantes citados, os ovos ainda são ricos em vitamina A, vitamina E e selênio. Juntos, esses micronutrientes combatem o envelhecimento precoce, estimulando uma pele mais firme e livre de marcas de expressão.

Preparo versátil e praticidade

Além de todos os benefícios citados, é interessante ressaltar as várias formas de consumo do ovo, sendo inclusive protagonista em muitas receitas. Assim, com uma ou duas gemas, é possível fritar, cozer, fazer ovo pochê, estrelado ou mesmo ovos beneditinos. Como você pode ver, são muitas as opções de receitas, trazendo praticidade, versatilidade e saúde ao dia a dia.

Existe alguma galinha específica que bota ovos com duas gemas?

Não, não existem aves específicas que botam ovos com essa característica. A ocorrência não se relaciona nem com o tipo da galinha, nem com sua forma de criação. Mas isso é uma boa notícia!

Afinal, significa que os itens com essas características podem chegar à sua mesa a qualquer minuto. Dessa forma, você será capaz de aproveitar as vantagens citadas e ainda curtir todo o sabor desse alimento. Qual tal fazer uma omelete japonesa agora mesmo?

O ovo com duas gemas gera muita curiosidade — e não é à toa. Muitos mitos são construídos em torno desse evento. Mas, como vimos, esse evento é apenas resultado de uma dupla gestação por parte da ave. Com a ajuda das dicas deste artigo, você sabe, agora, que não há nada de errado com esse acontecimento! Portanto, aproveite sua refeição com tranquilidade.

Sabendo que muitas pessoas não conhecem as informações passadas neste conteúdo, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Dessa forma, você ajudará outras pessoas a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Aqui onde eu moro, Cidade do Rio de Janeiro, é possível comprar ovos com 2 gemas em quantidade.
    São vendidos em cartelas com 20 ovos e todos com 2 gemas

    Acredito que seja com aplicação de hormônio

    1. Olá, Eulalia! Tudo bem? De acordo com a legislação brasileira, não é permitido utilizar hormônio em nenhuma produção de origem animal, inclusive na avicultura.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.