ovo caipira

Conheça aqui 7 curiosidades sobre o ovo caipira!

Quem pensa que ovo de galinha é tudo igual está muito enganado, pois existem diversos tipos. Você sabe quais são? O ovo caipira é aquele que é produzido por aves com acesso ao campo e alimentação diferenciada. Por isso, apresenta características diferentes dos convencionais.

Gema amarelinha, que deixa as preparações ainda mais bonitas pela cor viva. Há quem diga que ele é ainda mais saboroso. Afinal, qual é a diferença do ovo caipira para o tradicional? Por que ele tem essas características tão diferentes?

Neste post, falamos sobre o ovo caipira e as curiosidades que o cercam. Para ficar por dentro do assunto, basta continuar a leitura. Vamos lá?

1. O ovo caipira está na legislação

Você sabia que existem normas para a comercialização de alimentos? O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece uma legislação para cada item. Assim, é possível assegurar uma maior qualidade dos produtos que estão nas prateleiras dos mercados. Veja o que ela diz sobre os ovos caipira!

1. O produto terá como designação de venda “Ovos Caipira” ou “Ovos Tipo ou Estilo Caipira” ou “Ovos Colonial” ou “Ovos Tipo ou Estilo Colonial”.

2. As galinhas poedeiras deverão ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sendo proibida a colocação de pigmentos sintéticos na ração.

3. O sistema de criação deverá ser o mesmo adotado para as galinhas criadas em sistema extensivos, livres ao pastoreio, e recomenda-se 3 metros quadrados de pasto por ave.

4. O local de postura não necessita ser pré-estabelecido, mas recomenda-se que sejam construídos locais cobertos onde previamente estarão fixados os locais de postura, de fácil acesso, denominados “ninhos”, facultando-se a iluminação artificial.

2. O ovo caipira tem características diferentes

Os ovos caipira têm algumas características bem diferentes dos convencionais, principalmente, quando se trata da casca e da gema. É comum que as pessoas pensem que todo ovo marrom, azul, vermelho ou esverdeado vem de galinha caipira, mas isso não é verdade.

O que influencia a cor da casca é a raça da galinha. Sendo assim, há como ter ovos coloridos e convencionais, assim como ovos brancos e caipiras. Quanto à cor da gema, os ovos caipira costumam ter essa parte mais alaranjada, muitas vezes, em um tom bem intenso, devido à alimentação das aves, como veremos a seguir.

3. A alimentação influencia a cor da gema

Por serem criadas soltas, elas podem consumir frutas, plantas e vegetais que podem influenciar na coloração, principalmente, os alimentos que contem betacarotenos e que podem entrar na composição da ração fornecida para estas aves. 

Apesar de a cor escura da gema ser uma característica dos ovos caipira, saiba que somente isso não é o suficiente para dizer se um ovo tem ou não essa origem. Isso porque há possibilidade de galinhas convencionais botarem ovos com gemas alaranjadas. Por isso é tão importante comprar ovos com a qualidade da Ovos Mantiqueira!

4. O ovo caipira tem benefícios nutricionais

Durante anos, os ovos foram condenados à má fama de aumentar o colesterol. Felizmente, eles já foram absolvidos dessa ideia de que são vilões e hoje são os queridinhos de uma alimentação saudável. Eles são ricos em proteínas de alto valor biológico, o que significa que o organismo aproveita muito bem esse nutriente.

Aliás, você sabe para que servem as proteínas? Elas são responsáveis pela construção e reparação dos músculos e de outros tecidos, pela cicatrização, pela síntese de hormônios e de enzimas, pela produção de anticorpos e outras tantas funções. Por isso é tão importante consumi-las adequadamente, e os ovos caipira podem ser uma ótima fonte.

Além disso, a gema dos ovos contêm ômega-3 — um conjunto de ácidos graxos que agem como um anti-inflamatório natural, reduzindo a inflamação crônica, além de ser um importante nutriente para o cérebro. Sendo assim, é essencial para a saúde cardíaca e cerebral.

Ainda na gema, encontramos uma vitamina chamada colina, que faz parte do grupo do complexo B. Esse nutriente participa ativamente de funções cerebrais, por isso, é imprescindível para manter a saúde do órgão e, até mesmo, prevenir doenças como Parkinson, Alzheimer e demência.

Por fim, mas não menos importante, os ovos contêm vitaminas A, D e E, além de minerais, como ferro, zinco, selênio e fósforo. Não é à toa que esse alimento é considerado um dos mais completos para a saúde, perdendo apenas para o leite materno!

Não há diferenças substanciais em termos nutricionais entre ovos caipira e convencional. Podemos dizer que os primeiros apresentam maior quantidade de carotenoides, por conta da alimentação da galinha.

5. As galinhas vivem de modo diferente

A principal diferença entre o ovo caipira e o convencional é a maneira de viver das galinhas e a sua alimentação. As galinhas de ovos caipira são soltas e possuem um grande espaço para abrir as asas, saltar e ciscar. Elas são recolhidas somente à noite.

6. O ovo caipira é diferente do orgânico

É comum as pessoas acharem que ovo caipira é o mesmo que ovo orgânico, mas não é bem assim. A principal diferença entre os dois é a alimentação das galinhas. Assim, a principal característica é que, nessa modalidade, parte da alimentação da galinha é composta por ingredientes orgânicos.

7. Os ovos Happy Eggs também priorizam o bem-estar

Os ovos Happy Eggs da Ovos Mantiqueira levam esse nome porque proporcionam mais bem-estar às galinhas. Eles são produzidos no sistema cage free, que não utiliza gaiolas. Dessa maneira, as aves ficam livres para circular pelo galpão, que é protegido da chuva e do sol.

Como vimos, os ovos caipira são os preferidos de muitas pessoas, principalmente, pela coloração mais alaranjada da gema. Ela deixa o alimento e os pratos feitos com ele ainda mais atraentes.

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Então, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça o seu pedido!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.