ovo azul

Ovo azul: qual linhagem de galinha põe e por que tem essa cor?

Você já viu um ovo azul? Apesar de não ser muito comum no Brasil, essa é uma variação interessante do alimento, que está cada vez mais presente no mercado. Sua coloração diferenciada chama a atenção dos consumidores e gera muitas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, ao se deparar com uma unidade assim, é inevitável questionar: qual é a galinha que bota esse tipo de ovo? Por que ele tem essa cor azulada? Será que também é nutritivo e próprio para consumo?

Por esses e outros questionamentos, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para que você comece a consumir, sem nenhuma preocupação, os ovos de coloração azul. Vamos lá!

Existe ovo azul?

De cara, já adiantamos a resposta sem pegadinhas: sim, existe ovo azul. Além de encontrar os ovos com a casca nas cores branca, vermelha e marrom, é possível levar também para casa os azulados.

Isso porque, apesar de os ovos azuis não serem os mais conhecidos pelos consumidores, eles já são produzidos em escala por algumas unidades de beneficiamento, como a Ovos Mantiqueira.

Então, além de aproveitar todos os benefícios do ovo na sua alimentação, você ainda pode contar com a casca de tonalidade azulada para ornamentar a sua casa ou nutrir as suas plantas de forma mais colorida.

Qual é a linhagem de galinha que bota ovo azul?

Para responder a essa pergunta, precisamos esclarecer alguns pontos. Primeiro: é totalmente possível que uma ave de determinada raça bote ovos de diferentes cores — como as galinhas GLC, que botam ovos multicoloridos. Segundo: existem muitas linhagens de galinha, e algumas delas, inclusive, são provenientes de aperfeiçoamentos genéticos.

Em geral, as aves de plumagem branca são as que botam ovos brancos, e as de plumagem marrom são as que põem ovos marrons ou avermelhados.

No caso das galinhas que botam ovos azuis, existe a raça pura, que é a Araucana, originária do Chile, e também as raças conhecidas como híbridas ou derivadas. A Ameraucana é um exemplo de linhagem derivada da Araucana, e é típica dos Estados Unidos.

Já a raça Azur — linhagem de aves de origem francesa, criadas por uma empresa de reprodução animal, que botam ovos exclusivamente azuis — é definida como híbrida, pois passou por aprimoramento genético até possuir suas características atuais. 

Por que tem essa coloração?

O motivo de existirem ovos com colorações diferentes é explicado por um fator biológico. A casca do ovo recebe um pigmento quando está em processo de formação, no oviduto da galinha — o canal por onde os ovos saem.

Esse pigmento é liberado em conjunto com outros componentes, como os sais e minerais, e todos juntos constroem a proteção da gema e da clara. A cor dessa substância é definida por uma série de corantes orgânicos, de diferentes tonalidades, que cada galinha possui em seu organismo.

A cor azulada do ovo é resultado da presença da cianina, por exemplo. Agora, para saber quais são as aves que possuem maior concentração de cada pigmento em seu organismo, além de considerar sua linhagem, é preciso levar em conta seu lugar originário.

Um estudo da revista científica Nature, Ecology and Evolution, divulgado pela Superinteressante, identificou que o clima do habitat das aves influencia na cor dos seus ovos.

Isso porque, nos lugares mais frios, a tonalidade escura consegue absorver mais luz e, consequentemente, calor, o que protege por mais tempo o ovo. Já nos locais quentes, a coloração mais clara é explicada justamente pelo contrário. Apesar de não ser uma regra, esse fator deve ser considerado.

A alimentação das aves interfere na cor dos ovos?

Como vimos, a tonalidade dos ovos está ligada a fatores genéticos, biológicos e, até mesmo, ao habitat natural, e não à alimentação das aves. Uma galinha que põe ovos brancos pode receber a mesma alimentação que outras que põem ovos vermelhos ou azuis e, ainda assim, continuará botando ovos brancos.

O que, sim, pode sofrer alteração devido ao tipo de comida fornecida às aves é a gema do ovo. Isso acontece porque os nutrientes, os minerais e as vitaminas encontradas em alguns alimentos e rações fazem com eles sejam mais pigmentados, transferindo essa característica à gema.

Ovos azuis são mais nutritivos?

Esse é um dos mitos mais comuns quando falamos sobre ovos: relacionar a sua coloração com o seu valor nutricional. Iniciamos a frase colocando essa relação como um mito pois, de fato, não existe ligação entre o teor de nutrição dos ovos e a coloração de sua casca.

A qualidade nutricional da proteína está vinculada ao tipo de alimentação das aves, independentemente de sua linhagem. Aliás, os ovos de todas as cores são altamente nutritivos.

Para exemplificar: quando as galinhas são criadas livres de gaiolas, têm acesso ao campo e se alimentam de comida natural e balanceada, produzem ovos caipiras, que podem ser de todas as variações de cor.

Da mesma forma, quando as aves criadas soltas no campo recebem alimentação orgânica, por meio de rações ou alimentos naturais, botam ovos orgânicos, que também podem ser de tonalidades variadas, a depender da raça de cada uma.

É possível encontrar, então, ovo caipira azul, vermelho e branco e ovo orgânico caipira das mesmas cores. Todos têm os valores nutricionais originais do alimento proteico, que podem ser acrescidos, ainda, de outros nutrientes, vindos da alimentação das aves.

E então, ficou mais fácil de entender por que algumas galinhas botam ovo azul? Em realidade, o que define, em primeira ordem, a coloração da casca dos ovos é a linhagem das aves. Mas outros fatores, como o habitat original das poedeiras, também podem influenciar em alguns casos.

Agora, quando você for comprar ou receber os Ovos Mantiqueira na sua casa, pode considerar incluir na sua geladeira uma variação maior de cores, contando com os belos ovos azulados. Não se esqueça: branco, vermelho ou azul, eles são sempre um superalimento para o dia a dia.

Se após ler este conteúdo sua curiosidade sobre a cor dos ovos ficou mais aguçada, aproveite e confira nosso post especial sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.