ovo aumenta a imunidade

Ovo aumenta a imunidade? Saiba como o alimento fortalece sistema imunológico

Quando o assunto é imunidade, é natural, logo de cara, pensarmos no consumo de alimentos ricos em vitamina C, em especial frutas como laranja, acerola e limão. Mas você sabia que o ovo aumenta a imunidade também?

Isso porque ele é um alimento de alto valor nutricional, rico em proteínas, vitaminas e minerais: um combo perfeito sem defeitos, capaz de fazer dele um alimento completo.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como o ovo aumenta a imunidade? Então, continue a leitura! Neste post você fica conhecendo informações nutricionais e também algumas combinações que podem potencializar ainda mais os efeitos positivos do ovo para sua imunidade. Confira!

Qual é a relação entre o consumo de ovos e o aumento da imunidade?

O ovo aumenta a imunidade porque é rico em vitaminas do tipo A e E e em carotenóides, como a luteína e a zeaxantina. Sendo antioxidantes, elas melhoram o funcionamento das células e ainda ajudam na prevenção de problemas cardíacos e de doenças como câncer.

Além disso, o ovo, quando inserido em uma dieta saudável, ajuda na perda de peso. Isso porque ele é rico em proteínas, responsáveis por prolongarem a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ‘besteiras’ durante o dia e fora dos horários de refeição.

Neste ponto, vale lembrar que o sobrepeso e a obesidade têm impactos diretos no sistema imunológico, pois levam o organismo a um estado inflamatório crônico, reduzindo suas defesas.

Outro benefício do consumo de ovo é a prevenção a quadros de anemia. Isso porque ele é um alimento com excelentes quantidades de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Esses nutrientes participam do processo de formação da hemoglobina, que transporta oxigênio para órgãos e tecidos no organismo.

Como se isso fosse pouco, o ovo ainda:

  • fortalece os ossos — graças à presença de vitamina D e fósforo, que melhoram a absorção do cálcio;
  • favorece a saúde mental — devido à colina, vitamina que é parte importante no processo de formação de neurotransmissores responsáveis pela memória e aprendizagem, e que ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson;
  • aumenta a saúde dos olhos — por causa dos antioxidantes que ajudam a evitar a catarata e a degeneração macular;
  • combate a depressão — contêm ômega 3, um nutriente que protege o sistema nervoso central e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, importantes para combater essa condição.

Quais são as combinações de ingredientes com ovo para dar um up na imunidade?

Se sozinho o consumo de ovo já traz diversos benefícios para a saúde, combinado com uma alimentação saudável e equilibrada é capaz de potencializar ainda mais os efeitos positivos sobre o sistema imunológico.

Por isso, uma estratégia interessante é combinar o consumo de ovo com outros alimentos. Veja, a seguir, algumas dicas para aproveitar esse alimento saborosíssimo e, de quebra, se fortalecer!

Leite e derivados

O leite é fonte de cálcio e, tanto ele quanto seus derivados, contêm vitaminas do complexo B, essenciais para a saúde do sistema nervoso. Além disso, ele é rico em minerais como fósforo, potássio e zinco. Ou seja, combinar leite e ovo é uma soma de forças para sua saúde!

Que tal fazer uma bela vitamina de ovo (pode ser usado, inclusive, leite vegetal) para dar um up na sua imunidade e ainda ganhar mais disposição e massa muscular?

Cenoura

A cenoura é fonte de retinol, vitaminas B, C e K, além de potássio, sódio e cálcio. Por isso, ela ajuda a regular a pressão arterial, favorece a digestão e previne contra o surgimento de câncer de cólon.

Você pode combinar ovos e cenoura em uma bela omelete ou em uma salada, na qual pode consumir o vegetal cru ou cozido.

Abóbora

Esse é um alimento muito versátil e fornece bastante energia para o organismo. A abóbora é rica em fibras e, por isso, excelente para a digestão. Você pode combiná-la com ovo diretamente no prato e em caldos e suflês, por exemplo.

Folhas verde-escuras

Esse tipo de vegetal é uma rica fonte de magnésio, um mineral essencial para produção de energia e processos de contração muscular. Ele é benéfico para a saúde do sistema nervoso e ainda ajuda o organismo a absorver outros nutrientes.

Saladas de ovos cozidos com folhas verdes são verdadeiros tesouros, e você ainda pode preparar um delicioso ovo com espinafre. Experimente! Isso será incrível para aumentar a absorção de vitamina E pelo organismo. Depois de treinos e desgaste físico, é uma boa pedida consumir ovos com folhas verde-escuras para reduzir os danos oxidativos.

Brócolis e arroz integral

Por último, mais uma dica: sabe aquele arroz com brócolis delicioso? Experimente usar o cereal integral, pois o magnésio que está na casca do arroz vai se juntar à vitamina D presente no ovo e ajudar na fixação do cálcio do brócolis.

Quantos ovos se deve comer por dia?

Não existe uma quantidade ideal, máxima ou mínima, que deve ser consumida diariamente. Mas comer aproximadamente um a dois ovos por dia é benéfico para pessoas saudáveis, de acordo com a Associação Americana do Coração.

Já quem tem diabetes ou problemas cardíacos deve limitar o consumo a, no máximo, um ovo por dia. Além disso, em todos os casos, ele deve estar inserido em uma alimentação equilibrada, para que os níveis de colesterol e glicemia sejam mantidos dentro dos limites adequados.

O ovo não tem carboidratos, e frequentemente ele é uma das estrelas das dietas low carb. Mas, ainda assim, vale lembrar que ele tem calorias, e precisa ser consumido com moderação.

Viu só? Com essas dicas, você pode comer ovo todo dia e blindar seu sistema imunológico. Aproveite o fato de que o ovo aumenta a imunidade e monte uma dieta equilibrada, consumindo-o todos os dias. Assim, você estará ajudando seu organismo a se fortalecer para ter energia vital e saúde por muito tempo.

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