Ovo ajuda a emagrecer

Ovo ajuda a emagrecer? Confira aqui!

Para perder peso de forma saudável, é preciso considerar diversas variáveis, entre elas, a alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Como isso não é fácil, sempre temos que contar com alguns aliados. Nesse sentido, você sabia que o ovo é ajuda a emagrecer e proporciona aumento da massa muscular?

Pois é. Elemento chave da alimentação brasileira, o consumo de ovos promove a saciedade, ajuda a evitar aquela fome fora de hora e, de quebra, ainda proporciona a prevenção da diabetes, de doenças cardiovasculares e aumenta o bom colesterol. Isso porque, em apenas uma unidade, são encontradas quantidades consideráveis de proteína, minerais, antioxidantes e vitaminas como A, E e B.

Para saber como o ovo ajuda a emagrecer, confira nosso artigo! Nele, vamos explicar como esse alimento pode ajudar a perder peso e ganhar massa muscular de forma saudável, quais seus benefícios e também vamos apresentar algumas dicas e uma receita para incluir esse ingrediente em sua rotina. Confira!

Você sabia que o ovo ajuda a emagrecer? 

Sim, ele ajuda. E bastante! Proteína comum e barata presente no prato brasileiro, o ovo também é um poderoso aliado durante o emagrecimento. Além de prático e versátil, ele é um alimento de baixa caloria que ajuda na saciedade, no ganho muscular e traz diversos benefícios à saúde.

Para comprovar esse fato, diversos estudiosos têm se debruçado em pesquisas que confirmam os benefícios do consumo de ovos e esclarecem os principais mitos que giram em torno desse superalimento, como o aumento do colesterol.

Um exemplo é a pesquisa feita com 152 pacientes e realizada pelo Departamento de Obesidade da Universidade de Louisiana (EUA), que mostrou que o consumo de ovos pela manhã foi um fator considerável na construção de resultados positivos do estudo.

Durante o experimento, cada participante passou a se alimentar diferente durante o café da manhã. Um grupo ingeria apenas ovos e o outro apenas pão. O primeiro grupo apresentou um percentual de redução de medidas de 34% e conseguiu perder 65% mais peso do que o grupo que ingeriu somente o carboidrato.

Mas por que isso acontece? Bem, a explicação é bastante simples: o ovo ajuda a emagrecer porque, além de não possuir carboidratos, também tem uma quantidade significativa de aminoácidos essenciais. Isso proporciona uma digestão mais lenta e sacia a fome por mais tempo.

E aqui, vale destacar mais um ponto, que não é exatamente relacionado às propriedades nutricionais: o ovo ajuda a emagrecer porque é prático! Isso mesmo! Por falta de tempo de preparar uma refeição saudável, não raras vezes optamos por alimentos ultraprocessados ou cheios de calorias. Com o ovo, isso não acontece. Dá para fazer frito na água para reduzir ainda mais o percentual de gordura durante o preparo, mexido, cozido ou até mesmo integrando receitas.

Ao longo do texto vamos apresentar algumas dicas e uma receita. Continue a leitura!

Como auxilia no emagrecimento? 

O consumo de ovos facilita o processo de emagrecimento por diversos motivos. Primeiro, eles não têm carboidratos e possuem poucas gorduras, fazendo deles ótimos elementos para se incluir em uma dieta low-carb ou hipocalórica.

Por exemplo, um ovo cozido de 50 gramas tem 5,3 g de gordura e um poché, cerca de 4,7 g. Já um frito com o mesmo peso tem em média 6,81 g de gordura. Se ele for feito com água, em vez de óleo de cozinha ou manteiga, seu teor calórico pode ser ainda menor.

Uma dúvida comum entre as pessoas que buscam esse alimento com o objetivo de emagrecer é se deveriam comer apenas a clara, a gema ou o ovo inteiro.

Bem, isso depende. Há quem diga que a parte branca do ovo é menos calórica e, portanto, apenas ela deveria ser consumida, mas pode ser uma atitude drástica descartar a gema só por causa disso.

Na verdade, consumir o ovo inteiro é o mais indicado. Ele é um superalimento. Tanto a clara quanto a gema possuem nutrientes e elementos importantes para sua saúde e dieta. Inclusive é na parte amarela que se encontram todos os nutrientes que fazem dele um alimento tão completo.

Do ponto de vista nutricional, seus nutrientes são bem aproveitados pelo organismo, promovendo uma melhora na saúde como um todo e eficiência na perda de peso e ganho da massa muscular. Um ovo médio tem:

  • proteína: 6,2 gramas;
  • energia: 71,5 e 90,2 calorias; 
  • vitamina A: entre 74,5 e 101 mcg;
  • vitamina D: cerca de 1,1 mcg
  • vitamina E: cerca de 1,5 mg;
  • vitamina B12: entre 0,4 e 0,45 mcg;
  • ácido fólico: entre 17,5 e 23,5 mcg;
  • colina: entre 117 mg e 157 mg;
  • potássio: entre 63 e 69 mg;
  • cálcio: entre 25 e 28 mg;
  • fósforo: entre 86 e 99 mg;
  • magnésio: entre 5 e 6 mg;
  • ferro: 0,6 e 0,9 mg;
  • zinco: entre 0,5 e 0,7 mg;
  • selênio: 15,3 e 15,4 mcg; 
  • colesterol: 184 e 186 mg. 

Vale ressaltar que a proteína presente no ovo sacia a fome e reduz a vontade de comer ao mesmo tempo que auxilia no ganho muscular. Ao ingerir menos calorias, você obriga seu organismo a usar o que precisa dos bancos de gordura indesejados do seu corpo, reduzindo, assim, algumas medidas.

Por isso, uma boa dica para perder peso é incluir ovos em seu café da manhã. Seu consumo dá saciedade suficiente para não procurar outros alimentos até o horário do almoço.

Com a prática regular de exercícios físicos, essa estratégia acaba sendo bem eficiente, pois o alimento funciona como um pacote completo. Proporciona proteína, energia e dá saciedade por um período maior de tempo.

Sempre consulte um nutricionista. Com base nos seus últimos exames, ele poderá indicar a quantidade certa de tudo o que você precisa.

Variar o cardápio semanal com frequência para não enjoar também é uma boa opção. De todas as alternativas, os ovos cozidos são os que têm menos calorias, porém, se comê-los todo dia, não conseguirá manter o hábito por muito tempo.

Tente balancear. Mesmo que não seja cozido, tente fritar com água, faça ovos poché ou o clássico mexido cremoso com requeijão light. Outra dica é tentar equilibrar as calorias da refeição para testar outras receitas, como omelete de forno e ovos beneditinos.

Quais os benefícios do ovo?

Além de ajudar a perder peso, o consumo de ovos também pode trazer diversos outros benefícios à sua saúde. Veja alguns deles:

  • melhora o sistema imunológico;
  • previne diabetes, doenças neurodegenerativas e cardiovasculares;
  • diminui o colesterol ruim (LDL);
  • combate a anemia;
  • fortalece os ossos;
  • melhora a memória e aprendizagem.

A seguir, separamos uma receita ótima para incluir em sua nova dieta de emagrecimento. Ela tem uma boa dose de proteína e gordura, só para começar de forma moderada e incluir um agrado semanal na sua rotina alimentar. Confira!

Muffin de ovos com bacon

Essa é uma receita com bastante proteína e um pouquinho de gordura. O preparo dura 40 minutos e, seguindo as proporções abaixo, você consegue um rendimento de 12 unidades. Separamos a lista de ingredientes em duas partes: principais e outros que poderão ser incluídos de acordo com seu paladar.

Nem todo mundo gosta de pimenta, se esse for o seu caso, substitua por outro ingrediente a seu gosto, como tomilho, chimichurri, orégano etc.

Ingredientes principais:

  • 10 Ovos Ômega-3 Mantiqueira;
  • 12 fatias de bacon;
  • ¼ xícara de chá de leite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado.

Demais ingredientes:

  • ¼ xícara de chá de pimenta jalapeño em cubos;
  • ¼ xícara de chá de cebola picada;
  • 1 colher de chá de pimenta preta moída;
  • ¼ xícara de chá de pimenta vermelha torrada.

Preparo

Cozinhe o bacon por 75 segundos no micro-ondas em potência alta. Você pode fritá-lo apenas com a gordura da carne também, mas não o deixe secar muito; ele precisa estar maleável para ser colocado na forma.

Depois, coloque uma fatia em cada forma e reserve. Agora, bata os ovos com o leite, sal e pimenta preta moída (se for do seu gosto) em uma tigela e despeje o conteúdo nas forminhas por cima do bacon. Use pequenas porções de jalapeño, cebola e pimenta vermelha (ou outros ingredientes de sua escolha) para criar coberturas.

Leve ao forno e asse por 20 minutos, retire, coloque o parmesão e depois asse mais um pouco até que o queijo derreta.

Uma última dica: procure usar ingredientes de qualidade em suas receitas. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, ovo não é tudo igual.

A Ovos Mantiqueira tem produtos de qualidade e específicos para cada necessidade. Um bom exemplo são os ovos enriquecidos com ômega 3, que são um plus para sua saúde.

Apesar de os ovos serem benéficos para todos, se o seu objetivo é emagrecer ou, ainda, reduzir a quantidade de carne vermelha, aconselhamos que procure um profissional de nutrição especializado. Ele é a pessoa indicada para acompanhar sua dieta e reeducação alimentar da forma apropriada.

Neste artigo, explicamos como o ovo ajuda a emagrecer de forma eficiente e saudável. Também explicamos alguns benefícios do consumo e apresentamos uma receita perfeita para incluir em seu cardápio semanal.

Agora que você já deu o primeiro passo para seu processo de emagrecimento, que tal aprender mais uma receita? Aprenda a fritar ovo na água!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.