omelete de forno

Omelete de forno: passo a passo com a melhor receita

Os ovos são supernutritivos, têm bom custo-benefício e ainda são deliciosos. Além de preparados sozinhos — cozidos, fritos, mexidos, pochés e mollets —, podem ser acrescentados a outros ingredientes para se transformarem em pratos incríveis. Assim, eles mostram toda a sua versatilidade. Pensando nisso, você sabe preparar uma omelete de forno?

Essa receita é tão prática e saborosa, que temos certeza de que você a adotará em seu dia a dia. Afinal, na correria da rotina, o que mais queremos é facilitar o preparo dos alimentos, não é mesmo? Portanto, se você quer aprender essa delícia, continue a leitura.

Neste post, mostramos o passo a passo para fazer uma omelete de forno sensacional que vai encantar seus convidados e a sua família!

Como preparar omelete de forno?

Vamos logo à receita da omelete de forno. Você precisará de poucos utensílios, como faca para cortar os alimentos, fouet ou garfo para misturar, tigela e assadeira. Além disso, necessitará de ingredientes comuns de se ter na despensa e geladeira.

Com os itens separados, agora confira o passo a passo da omelete de forno!

Ingredientes

  • 6 Ovos Happy Eggs Mantiqueira ;
  • 1/2 xícara de chá de leite;
  • 150 g muçarela picada;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1/2 tomate picado;
  • 1/2 xícara de chá de pimentões fatiados;
  • 1/2 xícara de chá de brócolis cozido;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo

Em um copo, misture a farinha com o leite e reserve. Na tigela, junte os ovos e misture-os com auxílio de um fouet. Em seguida, acrescente a mistura de leite com farinha e logo os demais ingredientes. Tempere com sal, pimenta-do-reino a gosto e coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em fogo médio por 30 minutos ou até que doure.

Como variar a receita de omelete de forno?

Como você viu, a omelete de forno não tem segredos para ser preparada, pois é muito simples, prática e rápida. No entanto, ela pode ser variada ao incluir outros ingredientes para dar ainda mais sabor ao preparo. A seguir, confira sugestões de recheios:

  • outros legumes, como espinafre, milho, cenoura ralada, abobrinha, chuchu cozido, ervilha, vagem etc.;
  • outros tipos de queijos, como parmesão, requeijão cremoso, queijo branco ou meia cura;
  • frango desfiado;
  • presunto picado;
  • carne moída;
  • atum;
  • calabresa picada.

Também é interessante modificar a apresentação desse prato. Além de assar em uma assadeira comum, você pode preparar a omelete em formas de empada, muffins ou cupcakes. Assim, você terá porções individuais para consumir em um lanche, por exemplo.

Outra forma de variar a omelete de forno, é utilizando-a como recheio de cestinhas de massas. Para isso, você deve pegar uma forma de muffin, colocar um disco de massa de pastel em cada buraco, formando pequenas cestas.

Coloque a mistura da omelete em cada uma das cestinhas, polvilhe com queijo ralado e leve para assar até que fiquem douradas. Essa é uma ótima opção para entrada de um belo jantar em família ou petisco de uma reunião com os amigos!

Com o que servir esse preparo?

A omelete assada é um prato muito versátil, tanto em variedade de sabores quanto na forma e horário para servir. Como você viu, é possível assá-la em formatos diferenciados para deixar a apresentação da receita ainda mais bonita e saborosa.

Além disso, você pode servir a omelete de forno desde o café da manhã, passando pelas grandes refeições — almoço e jantar — até os lanches. Para isso, basta modificar os acompanhamentos. A seguir, veja algumas sugestões de refeições que você pode preparar em cada momento!

Café da manhã

Os ovos são excelentes fontes de proteínas e gorduras boas, oferecendo nutrientes e saciedade logo pela manhã. Para completar a sua refeição, além da omelete de forno com queijo ou outro recheio de sua preferência, acrescente fruta ou suco natural e pão, se assim desejar.

Almoço e jantar

A omelete assada é uma ótima opção para um almoço ou jantar rápido e prático. Você pode consumi-la com arroz, feijão e salada de legumes e verduras variadas, por exemplo. Também é possível fazer uma refeição bem nutritiva apenas com uma salada bem completa e a omelete.

Lanche

Como dissemos, os muffins de omelete de forno são ideias para lanches, pois têm uma porção reduzida. Basta acrescentar uma fruta para a refeição ficar ainda mais nutritiva. Você também pode utilizar a omelete assada como recheio de sanduíches. Fica uma delícia!

Por que a omelete de forno fica diferente da omelete de frigideira?

A omelete de forno tem o sabor um tanto quanto diferente da feita em frigideira. Isso porque ela não leva gordura adicional em seu preparo, enquanto na frigideira é necessário untar com azeite ou manteiga. Por isso, a omelete assada apresenta valor calórico reduzido.

Além do que, ela acaba sendo mais prática para ser preparada em grandes quantidades. Enquanto na frigideira é necessário fazer uma porção de cada vez, no forno dá para fazer uma assadeira para toda a família!

Qual é a dica para que a omelete fique mais gostosa e saudável?

Como você aprendeu, a omelete de forno é saudável, especialmente, se recheada com ingredientes frescos. Mas você sabia que para ela ficar ainda mais gostosa e nutritiva é necessário escolher bem os ovos? Isso porque o valor nutricional desse alimento depende da forma em que é produzido.

Quando as galinhas são alimentadas com insumos de boa qualidade, o resultado são ovos de alto valor nutricional. Por essa razão, é importante se preocupar com a procedência do ingrediente. Para não ter erro, você pode contar com os Ovos Mantiqueira para a preparação da sua omelete de forno e demais receitas com ovos!

Ao longo deste post, você aprendeu uma receita de omelete de forno supersaborosa e fácil de fazer. Além disso, viu como é possível variar o prato e incluí-lo no seu dia a dia. Agora, basta colocar a mão na massa e preparar essa delícia!

Gostou desta receita? Que tal compartilhá-la em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam essa gostosura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.