o que comer no café da manhã

O que comer no café da manhã? Veja os alimentos ideais para uma refeição saudável

O desjejum é a primeira refeição do nosso dia e, por isso, a mais importante. Se você deseja ter um melhor desempenho ao longo da semana, é importante dar atenção aos alimentos consumidos durante esse período. De acordo com os itens escolhidos, será possível ter mais energia ou, simplesmente, acelerar o metabolismo. Mas afinal, o que comer no café da manhã para garantir uma dieta saudável?

O ideal é investir em um cardápio rico em fibras, vitaminas e minerais, para que não faltem nutrientes no organismo até o fim de suas atividades. Entre as principais recomendações, está o tradicional pão integral, o iogurte e, claro, o bom e velho ovo — que é super nutritivo e pode ser incorporado em inúmeras receitas.

Para saber mais e mudar de vez o seu lifestyle, continue conosco no post e veja as melhores sugestões sobre o que comer no café da manhã. Temos certeza de que você vai adorar!

Qual a importância de ter um bom café da manhã?

É cientificamente provado que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. O motivo? Enquanto dormimos, o nosso corpo passa um período considerável em jejum e, durante esse tempo, o organismo não para de trabalhar e consumir energia para manter as suas funções vitais ativas.

Consequentemente, assim que acordamos, sentimos uma grande necessidade de consumir alimentos para repor as energias gastas. Esse fato torna o desjejum uma etapa essencial para aqueles que seguem uma rotina saudável.

Mas, ao contrário do que se imagina, muitas pessoas ainda ignoram a relevância dessa refeição. Em alguns casos, os indivíduos, até mesmo, pulam essa etapa e só começam a se alimentar a partir do almoço. Grande engano!

Quando temos essa atitude, aumentamos as chances de exagerar na quantidade de alimento ingerido na próxima refeição. Ou então, sentimos uma fome extrema no decorrer do dia, podendo até ter sintomas de fraqueza, náusea, mau humor ou mal-estar. São sinais que, de fato, deixam qualquer pessoa menos produtiva e, inclusive, aumentam o nível de estresse e desgaste corporal.

Além disso, não deixe de dedicar um bom tempo para o café da manhã e investir em ingredientes que sejam nutricionalmente vantajosos. Por exemplo, em vez de optar por comer um pão na chapa, em um local movimentado e cheio de barulho, prefira ingerir proteínas, frutas e demais opções ricas para o organismo. Mastigar bem e escolher um ambiente silencioso também são ótimas medidas para garantir tranquilidade e evitar que a sua digestão seja prejudicada. Veja só os benefícios, a seguir!

Os benefícios de tomar um bom café da manhã

  • você terá mais energia no decorrer do dia;
  • será mais fácil praticar exercícios físicos;
  • a refeição previne a diminuição da massa muscular;
  • evita a realização de almoços exagerados;
  • é ótimo para ativar o metabolismo;
  • previne a formação de gorduras localizadas.

Quais os alimentos mais indicados para o café da manhã?

Agora que você já sabe da importância do desjejum para o nosso bem-estar, chega o momento de descobrir o que comer no café da manhã para aproveitar todos os benefícios dessa refeição.

Inicialmente, ingredientes considerados fonte de gordura são altamente indicados para garantir mais energia e disposição. Entre eles, destacamos o mel, a pasta de amendoim e o abacate. Em paralelo, você não poderá descartar o consumo das proteínas. Entre as mais indicadas, o ovo está sempre no topo da lista, também podendo ser revezado com frango ou bacon.

Frutas, em formato de suco ou não, são excelentes opções de fibras e vitaminas. Os sucos de polpa congelada ou naturais costumam ser bem práticos de preparar, além de proporcionar um delicioso sabor e frescor para os dias de calor.

Como fazer combinações atrativas desses alimentos?

Apesar de existirem várias opções sobre o que comer no café da manhã, a verdade é que, em certos momentos, as pessoas podem acabar enjoando do cardápio. Assim, a solução é criar combinações diferenciadas, atrativas e que agucem o seu paladar, proporcionando prazer na refeição.

Em se tratando do ovo, a parte boa é que tal ingrediente é extremamente versátil e pode ser usado em variadas receitas. A opção mais clássica é o seu consumo com um pão integral, mas também há a possibilidade de preparar:

Coloque a sua criatividade para funcionar, mas sem se esquecer da tabela nutricional e de escolher ingredientes que sejam realmente benéficos para o organismo. Combinado?

Por que não deixar os ovos fora do café da manhã?

Não faltam motivos para que o ovo seja o protagonista do seu desjejum. Além de ser altamente nutritivo, esse ingrediente conta com outros pontos positivos que não podem ser esquecidos. É exatamente sobre eles que falaremos abaixo.

Ideal para a saúde cardiovascular

Diferentemente do que se acredita, o consumo de ovo não interfere no colesterol ou, tampouco, altera os níveis de lipídios no sangue. Para tanto, é importante ingerir o alimento com cautela e saber como prepará-lo. Nesse caso, as opções mais recomendadas são o ovo mexido ou cozido.

Vale ressaltar que o ovo é rico em colina, um nutriente poderoso para diminuir os processos inflamatórios do corpo. Uma ingestão saudável consegue melhorar a saúde cardíaca e proteger o organismo contra a diabetes tipo 2 e a osteoporose.

Ótimo para o emagrecimento

Iniciar o seu dia consumindo ovos é um método fantástico para deixar o corpo repleto de energia e fazer com que você sinta saciedade por mais tempo. Tais alimentos são ótimas fontes de proteínas e, muitas vezes, podem ser equiparados até com as carnes. Uma vez se sentindo saciada, a pessoa não precisará realizar novas refeições, o que é uma ótima solução para quem deseja emagrecer.

Boa solução para o sistema nervoso

Por serem ricos em colina, os ovos diminuem as chances de inflamações cerebrais e, ainda, conseguem prevenir o Alzheimer. Inclusive, o alimento tem em sua composição a esfingomielina e a fosfatidilcolina, elementos capazes de sintetizar a acetilcolina — um componente que atua como neurotransmissor e favorece o envio de informações entre os músculos e os nervos.

Onde encontrar ovos de qualidade?

Não basta consumir ovos na sua principal refeição do dia — você precisará escolher produtos de qualidade para fazer parte de sua rotina. Aqui, a recomendação é comprar de granjas certificadas, com longa atuação no mercado nacional e que utilizam tecnologia de ponta ao longo da produção do alimento, como a Ovos Mantiqueira.

Agora que você já sabe o que comer no café da manhã para ter mais saúde, energia e disposição, aproveite a leitura para entrar em contato conosco e fazer parte do nosso clube de assinatura. Além de aproveitar todas as vantagens de nossos produtos, você terá frequentemente em sua casa ingredientes frescos, de alta procedência e prontos para o consumo de toda a família. Estamos esperando!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.