Mindful eating

Conheça o Mindful Eating e potencialize-o com o consumo de ovos!

Com a correria do dia a dia, é comum se pegar com cada vez menos tempo para preparar e aproveitar as refeições. Na maioria das vezes, comemos rápido para fazer a próxima tarefa — não raramente na frente do celular ou assistindo à televisão. O resultado? Uma relação conturbada com a comida. Pensando nisso, você conhece o Mindful Eating?

Essa prática visa à reconexão com o corpo e as emoções ao se alimentar; afinal o alimento não é apenas um veículo de nutrientes, mas um afeto e aconchego, e o Mindful Eating vem para redescobrirmos isso. Neste post, explicamos sobre o assunto e como colocar o Mindful Eating em prática. Continue a leitura e confira!

O que é Mindful Eating?

Em tradução livre, significa comer atento. Dessa maneira, a alimentação com consciência e atenção plena nos ajuda a mudar a relação com a comida. Embora seja muito usado por quem quer ter um estilo de vida mais saudável e até mesmo emagrecer, o ato nada tem a ver com dietas ou restrições alimentares, por exemplo.

É uma prática de autocuidado muito necessária atualmente. Quantas vezes você já se pegou comendo um pacote de biscoito enquanto assistia a um filme ou mexendo no celular e se assustou quando chegou à última unidade sem se dar conta do quanto tinha comido?

Saiba que isso é mais comum do que imagina. Essa atitude repetida inúmeras vezes ao longo da vida prejudica a saúde e o bem-estar, já que ficamos menos seletivos com o que, quando e o quanto comemos. O Mindful Eating envolve o pensamento e o julgamento sobre a comida, além de seleção, compra, preparo e sensações que o alimento provoca.

Por que é importante comer com atenção plena?

Comer com atenção plena melhora a nossa relação com a comida, minimizando os atos disfuncionais sobre a alimentação, como restrição, punição, culpa e exageros. O Mindful Eating promove a reconexão com o corpo e as emoções enquanto nos alimentamos.

Quantas vezes comemos apenas por comer, por sentir um vazio emocional ou por automatismo? À medida que reconhecemos as emoções ao comer e os tipos de fome, nos aproximamos cada vez mais de atender às necessidades do nosso organismo.

Com a prática do Mindful Eating é possível fazer uma transformação no comportamento, na alimentação e na relação com o corpo.

Afinal, como os ovos ajudam no Mindful Eating?

Comer com atenção plena começa pela escolha dos alimentos. Se você quer o melhor para o seu corpo, é preciso optar pelo que faz bem para ele. Os ovos são muito nutritivos, tanto que são considerados o segundo melhor alimento do mundo, ficando atrás somente do leite materno.

Por conter vitaminas do complexo B e triptofano, é um grande aliado no combate à ansiedade. Além disso, são ótimos para trazer saciedade. Comer ovos pela manhã faz com que você sinta menos fome ao longo do dia, reduzindo as chances de se alimentar a todo momento. Além disso tudo, o ovo é uma excelente fonte de proteína, que, por sua vez, é um dos três macronutrientes (junto aos carboidratos e gorduras boas) que deve compor a base da nossa alimentação.

Quais os benefícios do Mindful Eating?

Praticar o Mindful Eating gera inúmeros benefícios para a saúde física e mental. A seguir, confira alguns deles.

Identificar gatilhos emocionais

Existem alguns gatilhos emocionais que nos fazem comer mais ou não ter muita seleção nos alimentos que ingerimos. A atenção plena permite reconhecer os sinais de fome, saciedade, vontade e os gatilhos que ativam a vontade de comer.

Por exemplo, se antes você passava por uma situação de estresse e pedia uma pizza como válvula de escapa, com o Mindful Eating aprende-se a entender esse hábito e maneiras de contornar a situação.

Gerenciar emoções

O Mindful Eating é um ramo do Mindfulness, que é uma prática de meditação da atenção plena. Se aliados, ajudam no equilíbrio emocional e na gerência das emoções ao longo do dia. Dessa forma, é possível amenizar os sentimentos que provocam reações ruins, como a irritabilidade e a ansiedade.

Melhorar a digestão

Já ouviu falar de que a digestão começa pela boca? A trituração dos alimentos é importante para que o corpo digira os alimentos corretamente, aproveitando melhor os nutrientes e reduzindo problemas de má digestão. Ao comer com atenção plena, você mastiga mais devagar e melhor para sentir os sabores e as texturas da comida.

Aprimorar o autoconhecimento

O Mindful Eating gera uma maior consciência no ato da refeição, o que ajuda a reconhecer os sinais de fome física e emocional. Assim, percebemos se estamos comendo pelas razões certas ou para compensar alguma insatisfação.

Como ter uma rotina mais saudável?

Agora que você já sabe o que é e como o Mindful Eating ajuda a ter uma relação mais saudável com a comida, chegou a hora de conhecer como aplicá-lo no dia a dia. Veja algumas dicas a seguir.

Desconecte-se

É importante se desligar de tudo que seja uma distração no momento das refeições. Por isso, esteja longe do celular e da televisão, por exemplo. Além disso, não leve o trabalho para a mesa ou a comida para o ambiente de trabalho.

Embora seja preciso manter atenção no ato de comer, isso não significa que não poderá ter uma companhia, por exemplo. Uma conversa agradável durante o almoço em família, por exemplo, é uma forma de tornar o momento mais afetivo e melhorar a relação com a comida.

Prepare-se

Monte uma mesa bonita, mesmo que simples, mas não deixe de colocar uma toalha e ter um espaço limpo e organizado. Escolha bem os alimentos que vai comer, pense nos benefícios que trarão para você não apenas para a saúde física, mas emocional também.

Uma salada variada traz muitos nutrientes, enquanto o pedaço de lasanha de alguém especial para você gera boas recordações que merecem ser revividas esporadicamente.

Aproveite

Com o ambiente agradável e uma boa escolha dos alimentos, é o momento de aproveitar a refeição. Sinta os aromas, observe as características, perceba as texturas e reflita sobre as emoções que cada garfada traz. Você sente prazer ou culpa? A partir daí, é possível praticar o autoconhecimento e obter os benefícios do Mindful Eating.

Como você conferiu, Mindful Eating não é uma dieta, mas uma abordagem que melhora a nossa relação com o corpo e o alimento. Ela atua como uma forma de empoderamento, nos ajudando a assumir o papel de escolha consciente sobre a alimentação.

Quer saber mais como você desenvolver hábitos saudáveis? Aproveite que está por aqui e descubra como começar já!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.