4 maneiras de fazer ovo para compor um prato gourmet

4 maneiras de fazer ovo para compor um prato gourmet

Existem diversas maneiras de fazer ovo: cozido, frito, poché, mollet e mexido. Além disso, esse alimento faz parte de receitas deliciosas — desde as mais básicas até as mais clássicas. Nesse sentido, você sabe como compor um prato gourmet utilizando ovos?

A culinária gourmet é um estilo mais elaborado, que usa ingredientes de maior qualidade, técnicas mais requintadas e apresentação de alto nível. Embora os ovos sejam um componente de baixo custo, o que eleva seu benefício, eles aparecem em diversas preparações dessa vertente gastronômica, como bolo de reis e croissant com ovos mexidos.

Quer entender como utilizar os ovos nos pratos gourmets? Continue a leitura. Neste post, explicamos como você pode fazer isso e 4 receitas de dar água na boca. Vamos lá?

Por que usar ovos nas receitas?

Os ovos têm diversas funções em um prato. Primeiramente, devemos destacar o seu sabor delicioso e versátil, conforme o modo como é preparado. Depois, é preciso lembrar de seu alto valor nutricional, pois o alimento apresenta proteínas de excelente qualidade, além de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Nas receitas de massa, ele atua dando liga e firmeza. Já em outros tipos de preparos, como bolos, bolinhos e biscoitos, ele é capaz de unir os ingredientes que não se misturam sozinhos, como água e gordura. Isso porque ele contém a lecitina, que é um emulsificante natural.

Em bolos e suflês, as claras em neve incorporam ar à mistura, deixando essas preparações mais macias e fofas. Outra utilização dos ovos, nesse caso, das gemas, é dar cor dourada às cascas de pães. Por fim, as claras ou os ovos batidos servem para empanar milanesas e outras receitas de empanados.

Sabendo de todas essas utilidades dos ovos nas receitas, é possível entender o porquê de usar esse ingrediente, não é mesmo?

Quais as maneiras de fazer ovo em receitas gourmets?

Agora que você já conhece as razões pelas quais deve usar ovos em seus preparos, chegou o momento de aprender algumas receitas com esse ingrediente. A seguir, confira 4 pratos gourmet deliciosos!

1. Ovos beneditinos

Os ovos beneditinos ou ovos benedicts, como também são conhecidos, são uma preparação famosa para café da manhã, brunch ou, até mesmo, almoço. Veja como fazê-los!

Ingredientes para os ovos

  • 4 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
  • 4 fatias de pão de forma branco sem a casca;
  • 8 fatias de presunto, bacon ou salmão defumado;
  • manteiga a gosto;
  • sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto.

Ingredientes para molho hollandaise

  • 3 gemas de Ovos Caipira Mantiqueira;
  • 2 colheres de chá de suco de limão;
  • 2 colheres de chá de vinagre de vinho branco;
  • 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Modo de preparo

Primeiramente, prepare o molho hollandaise, colocando o suco de limão e o vinagre em uma tigela pequena. Adicione as gemas e mexa com um fouet até que a mistura fique clara e espumosa. Então, coloque o recipiente em banho-maria e mexa até engrossar.

Para isso, é importante não esquentar muito a tigela para que não cozinhe as gemas. Depois, corte a manteiga em cubos e a acrescente aos poucos, misturando bem e deixando-a derreter entre uma adição e outra. Terminado o molho, é o momento de fazer ovos poché.

Em uma panela com água fervendo, acrescente o vinagre, quebre os ovos e os cozinhe (um de cada vez), por 4 minutos, e reserve. Torre o pão de forma com um pouco de manteiga, coloque fatias de bacon, presunto ou salmão defumado, coloque um ovo poché e o molho hollandaise sobre cada fatia, tempere com sal e pimenta e decore com cebolinha.

2. Ovo mollet 

O ovo mollet é uma preparação básica de ovos em que a clara é dura e a gema é mole. Ele faz parte de vários pratos gourmet, por isso, é importante que você saiba como prepará-lo.

Ingredientes

  • 1 Ovo Happy Eggs Mantiqueira em temperatura ambiente.

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela, acrescente o ovo e cozinhe por 5 ou 6 minutos. Retire o ovo e coloque-o em uma tigela com água e gelo. Espere esfriar um pouco antes de descascar. Lembre-se de que a gema do ovo mollet é muito delicada, portanto, deve-se retirar a casca com muita atenção e cuidado.

3. Omelete francesa de queijos

Omelete é um prato delicioso e muito versátil. Entretanto, a sua preparação pode variar, dependendo da técnica utilizada. Enquanto no Brasil as pessoas costumam deixar o exterior dourado, a omelete francesa é de cor clara e uniforme. Além disso, o interior é mal passado e cremoso. Saiba como prepará-lo!

Ingredientes

  • 3 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • queijo tipo emmental ralado;
  • manteiga para untar a frigideira;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela, acrescente os ovos e tempere-os com sal e pimenta. Com ajuda de um garfo, misture os ovos, mas sem espumar. Aqueça uma frigideira em fogo baixo, coloque a manteiga e acrescente a mistura de ovos.

Espere até que o creme comece a cozinhar. Então, mexa com uma espátula de um lado para o outro, até que forme um creme, mas sem dourar. Nesse momento, coloque o queijo e feche a omelete em meia-lua, apague o fogo e deixe o prato descansar por 1 minuto antes de servir.

4. Muffin de ovo

O muffin de ovo é um tipo de bolinho salgado que pode ser incluído no café da manhã, lanche da tarde ou brunch. Muito simples de preparar, é uma opção gostosa e prática. Confira!

Ingredientes

  • 6 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1/2 xícara de chá de espinafre refogado;
  • 1/3 xícara de chá de bacon frito picado em cubos pequenos;
  • 1/3 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • 1 tomate italiano, sem sementes, picado;
  • manteiga para untar;
  • sal, pimenta-do-reino, açafrão e orégano a gosto.

Modo de preparo

Em um recipiente, junte os ovos e mexa até as claras e as gemas incorporarem. Acrescente os demais ingredientes e misture. Unte com manteiga forminhas de muffin, cupcake ou empadinhas com manteiga, e preencha com a mistura de ovos. Leve ao forno preaquecido a 180º para assar por 15 minutos, ou até que estejam firmes.

Como você viu, existem diversas maneiras de fazer ovo, o que o torna muito versátil. Entretanto, para que seu preparo fique delicioso e com toque gourmet, é necessário que a escolha dos ingredientes seja criteriosa. Como sempre reforçamos por aqui, ovo tem marca! Portanto, é fundamental que você opte por ovos de excelente qualidade, que entreguem sabor, apresentação e nutrição, como os Ovos Mantiqueira.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e marque os amigos que não podem deixar de conferir essas receitas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.