maionese de ovo

Tudo que você precisa saber para fazer uma maionese de ovo divina!

Sucesso nos churrascos, sanduíches, hambúrgueres, saladas e no que mais a criatividade e o apetite mandarem, a maionese de ovo é deliciosa e muito prática de fazer. Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem como prepará-la corretamente.

Isso porque essa receita tem alguns segredinhos para que fique consistente e saborosa. Você já tentou fazer maionese caseira com ovos, mas não deu certo? Então, continue a leitura. Neste post, contamos tudo o que você precisa para fazer esse molho especial e se deliciar! Vamos lá?

Vale a pena fazer maionese de ovo?

Há quem compre maionese industrializada, em vez de fazer o próprio molho caseiro. Mas saiba que, além de não ser tão saboroso, o produto ultraprocessado contém aditivos químicos que não fazem bem à saúde, como conservantes.

Já a maionese caseira de ovos é muito mais saborosa, com consistência adequada e não leva ingredientes químicos. Ou seja, é uma preparação mais saudável que a versão industrializada. Além disso, uma receita rende bastante e sai mais barata do que um pote de maionese de marcas mais renomadas.

Quais ingredientes preciso para fazer maionese de ovo?

A receita básica de maionese de ovos leva poucos ingredientes: ovos, óleo, limão ou vinagre e sal. Entretanto, existem diversas versões desse molho, que o deixam mais saboroso e indicado para acompanhar cada preparação, como:

  • alho;
  • mostarda;
  • cebolinha;
  • salsinha;
  • pimenta;
  • orégano, entre outros temperos.

Também é possível substituir o óleo de soja por outro tipo, como azeite, óleo de canola ou de girassol. Assim, você deixa a sua receita ainda mais saudável e obtém sabores diferenciados.

Como fazer uma maionese de ovo deliciosa?

Como dissemos, a maionese é feita a partir de poucos ingredientes e o preparo é bem simples. Entretanto, existe mais de uma maneira de fazer essa delícia. A primeira e mais tradicional é com os ovos crus. Contudo, há quem tenha medo, por conta de intoxicação alimentar.

Se essa também é uma questão sua, saiba que, se bem preparada e armazenada, a maionese de ovos crus é segura. De todo jeito, existe a segunda forma de preparar esse molho, utilizando os ovos cozidos. Assim, você garante que não há qualquer perigo ao consumir a maionese de ovos.

Quer saber como preparar as suas versões? Então, confira as receitas!

Maionese de ovos

Ingredientes

  • 2 Ovos Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • óleo de soja (o quanto baste);
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão ou vinagre branco;
  • sal e temperos a gosto.

Modo de preparo

No liquidificador ou no mixer, adicione os dois Ovos Orgânicos Mantiqueira, o sal e o suco de limão ou vinagre. Coloque para bater em velocidade baixa. Adicione o óleo lentamente, formando um fio contínuo. Esse é o segredo para dar o ponto da maionese. Aos poucos, você perceberá que o molho se torna consistente.

Continue colocando o óleo e aumente um pouco a velocidade. Quando atingir a consistência desejada, junte os temperos, caso queira, bata mais um pouco e desligue. Coloque em um recipiente com tampa e leve à geladeira até o momento de servir.

Maionese de ovos cozidos

Ingredientes

  • 2 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • óleo de soja o quanto baste;
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão;
  • 1 colher de sobremesa de mostarda;
  • sal e temperos a gosto.

Modo de preparo

Para fazer essa maionese, é muito fácil: basta descascar os Ovos Orgânicos Mantiqueira já cozidos e batê-los no liquidificador com a mostarda, o suco de limão e o sal, acrescentando o óleo em forma de fio. Continue batendo até que o molho atinja a consistência desejada.

Quais são as sugestões de consumo da maionese de ovo?

No início deste post, você conferiu algumas dicas de utilização da maionese de ovo para almoço e lanche. No entanto, existem diversas opções de pratos em que esse molho pode ser o acompanhamento e, até mesmo, a estrela.

A salada de batatas e outros legumes, por exemplo, é uma preparação na qual a qualidade da maionese faz toda a diferença no resultado de sabor. O salpicão é outro grande exemplo de receita na qual a maionese é muito importante. Isso porque é esse ingrediente que dará a cremosidade necessária para o prato.

A seguir, confira outras diversas preparações as quais o molho pode acompanhar:

  • pão de alho;
  • molho para salada verde;
  • macarrão com maionese e parmesão;
  • molho para petiscos;
  • molho para salgadinhos;
  • molho para palitos de legumes cozidos;
  • frango com maionese;
  • bolo salgado de frango;
  • cachorro-quente;
  • frango empanado com maionese;
  • frango a parmegiana;
  • bife acebolado com maionese.

Como você acabou de conferir, existem muitas possibilidades de utilização da maionese na culinária. Portanto, basta usar a criatividade para saborear esse molho tão saboroso, prático e de baixo de custo.

Como armazenar a maionese de ovo?

A maionese de ovo é uma preparação perecível. Isso quer dizer que não tem uma longa vida útil, e portanto, é imprescindível manter esse molho sob refrigeração. Sendo assim, logo após o consumo, se ainda restar a preparação, volte imediatamente para o refrigerador e consuma apenas no mesmo dia.

Há uma dúvida muito comum em relação ao congelamento da maionese. Afinal de contas, é possível preservar essa receita no congelador? Na prática, não é recomendado armazenar a maionese em freezer, pois altera a sua estrutura, ficando imprópria para consumo.

O que pode interferir na qualidade da minha maionese?

A qualidade da maionese, assim como qualquer outra preparação, é influenciada diretamente pelas características dos ingredientes. Isso significa que para ter uma boa preparação, é necessário escolher muito bem os insumos que utilizará.

Sendo os ovos os ingredientes principais, junto ao óleo, você deve prestar atenção ao comprá-los. Primeiramente, certifique-se de que estão frescos e bem armazenados. Afinal, há receita em que o alimento é colocado cru. Portanto, invista em ovos com a qualidade Mantiqueira. Assim, você garante a procedência do ingrediente e que a sua maionese ficará deliciosa e nutritiva.

Como você viu ao longo deste post, a maionese de ovo é um molho ainda mais delicioso quando é feito em casa. Isso porque é possível escolher ingredientes de qualidade e sem adição de substâncias químicas, o que deixa o preparo mais saudável e saboroso!

Gostou do nosso post? Aproveite que está por aqui e aprenda mais sobre alimentos saudáveis e como incluí-los no seu dia a dia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.