linhagens de galinhas

Conheça as linhagens de galinhas que botam os melhores ovos

Você já deve ter percebido que os ovos, apesar de serem muito parecidos, não são todos iguais. Eles podem ser brancos, vermelhos, caipira, pequenos, jumbo… Isso pensando somente na aparência! Se levarmos em consideração ainda seu valor nutricional, também existem os enriquecidos, como os ovos Ômega 3 Mantiqueira. Mas você já parou para pensar como todas essas variedades são produzidas? Existem linhagens de galinhas de botam os melhores ovos?

Para entender melhor o assunto, conversamos com André Carreira Carlos, zootecnista e gerente executivo de Aves Livres da Ovos Mantiqueira, que explicou quais são as características de uma galinha para ser uma boa produtora de ovos e o que de fato influencia em sua qualidade. Acompanhe a leitura!

Quais são as linhagens de galinhas botam os melhores ovos?

De acordo com André Carreira Carlos, atualmente, há dois grandes players no mercado especializados no desenvolvimento genético de aves destinadas à produção comercial de ovos: os grupos Hendrix e EW.

“São empresas que atuam no aprimoramento genético de aves com a intenção de potencializar características importantes para a produção em granja, como grande volume e resistência a doenças”, explica o zootecnista.

Nesse sentido, figuram na lista de linhagens de galinhas que botam os melhores ovos as:

  • Hy Line;
  • Hisex;
  • Bovan;
  • Dekalb;
  • Novogen;
  • H&N;
  • Lohmann;
  • Bovans.

Características de uma boa linhagem de galinhas

Rusticidade, precocidade, persistência de produção e uniformidade do ovo são as principais características que determinam quais são melhores linhagens de galinhas para produção comercial de ovos.

“A primeira característica de uma boa linhagem é a rusticidade. Se pensarmos em locais onde muitas aves são criadas, é inevitável o surgimento de doenças. As aves com mais rusticidade são aquelas que suportam melhor os desafios sanitários e, muitas vezes, nem ficam mais doentes”, pontua André Carreira.

Ele explica que esses animais passam por um processo de seleção genética, que estuda quais deles são mais fortes e resistentes. Assim, as aves são escolhidas para serem replicadas e transfere tal característica às próximas gerações da espécie, desenvolvidas para os mesmos fins.

“Um grande desafio dessa seleção genética é encontrar as galinhas que apresentam mais de uma característica fundamental. Por exemplo, se uma empresa de melhoramento genético se concentrar somente na produção de ovos, pode acabar escolhendo uma galinha sensível aos desafios sanitários, que acaba se tornando mais frágil”, pondera.

Portanto, na hora de fazer a seleção genética e separar os melhores indivíduos para a produção comercial, não é recomendado valorizar apenas um aspecto da ave. O equilíbrio das características é fundamental. 

Além da rusticidade, o gerente da Mantiqueira Brasil destaca ainda outros 3 atributos para levar em consideração na escolha das melhores linhagens de galinhas para produção comercial:

  • precocidade: diz respeito à idade que a ave começa a produzir;
  • persistência de produção: significa que a ave produz ovos por mais tempo;
  • uniformidade do ovo: a ave não bota ovos de tamanhos muito diferentes.

Ainda segundo o zootecnista André Carreira Carlos, para uma produção comercial, os aspectos acima são muito importantes, porém, o que realmente garante a qualidade do ovo é a maneira como as galinhas são criadas. Veja a seguir os cuidados essenciais no manejo delas.

O que realmente determina a qualidade do ovo?

A resposta parece simples: o manejo das aves. Mas o que isso significa? Quais cuidados são mais importantes?

“Investir em uma boa linhagem de galinha é importante principalmente para garantir os aspectos comerciais do negócio. Mas o que realmente interfere na qualidade dos ovos é o manejo. Qual ração a galinha come? Ela fornece os nutrientes adequados à formação dos ovos? O lugar é limpo?”, questiona o zootecnista.

Veja, abaixo, os principais cuidados referentes ao manejo que garantem ovos de qualidade.

  • ração equilibrada: para que as aves tenham capacidade de se manter saudáveis e com altas taxas de produção, é necessário que recebam uma ração equilibrada nutricionalmente de acordo com sua fase de vida;
  • limpeza do lugar: fator que diminui riscos de contaminação;
  • ambiência: a temperatura adequada também é crucial para a excelência do ovo. Quando está muito quente, as aves comem menos ração e a qualidade da casca diminui;
  • transporte: o cuidado com o transporte do ovo é essencial para evitar que o ovo trinque, reduzindo assim sua vida útil;
  • higiene: vale ressaltar a atenção dada pela Ovos Mantiqueira à higiene em todo o processo de produção de ovos de suas unidades, fundamental para evitar contaminações;
  • classificação por peso feita por máquina: garante que os ovos cheguem aos consumidores com os pesos bem próximos uns dos outros e de acordo com o exigido pela regulamentação.

Outro fator importante é como é realizada a limpeza do ovo. Na Mantiqueira Brasil, tal processo é efetuado na granja. Quando a galinha bota o ovo, coloca uma membrana que veda os poros da casca e garante sua proteção natural. Se lavarmos o ovo, essa proteção natural sai.

Como manter a proteção, então? Na Mantiqueira Brasil, logo após a higiene ser realizada, existe um banho de óleo mineral para vedar os poros novamente e não afetar o prazo de validade desses alimentos.

O que garante uma ração equilibrada?

Nós vimos no tópico anterior que oferecer uma ração às aves interfere diretamente na qualidade dos ovos. Agora, vamos entender melhor como isso acontece.

“Um primeiro ponto a ser pensado na ração é a quantidade de cálcio. Uma alimentação rica nesse nutriente oferece os níveis necessários na formação da casca do ovo de boa qualidade”, enumera André.

Na ração das aves também há uma preocupação com a parte interna dos ovos. Para formar a proteína da clara, usa-se uma combinação específica de aminoácidos. Para uma gema mais nutritiva, é preciso o equilíbrio entre a parte energética e dos carotenóides na ração.

Além disso, é pela ração que é possível a produção de ovos especiais, como os enriquecidos com ômega 3 e selênio mencionados no início do texto. Tais nutrientes especiais vêm da ração que as aves comem.

Há uma linhagem de galinhas que bota ovos maiores?

“A resposta é sim, mas a verdade é que não há uma diferença que possa ser considerada significativa. Entre as linhagens de galinhas já citadas pode até aparecer uma variação de tamanho entre os ovos, mas não é nada muito diferente. O que acontece é que o ovo cresce com a galinha!”, revela o zootecnista.

Andre Carreira Carlos explica que quando o animal começa sua produção, seus ovos são menores. Com o passar do tempo e o envelhecimento da ave, seus ovos vão ficando maiores. Os ovos jumbo, portanto, são produzidos predominantemente por galinhas mais velhas.

Já a seleção e separação dos ovos por peso é feita por uma máquina, programada para trabalhar com lotes diversos. Ela separa todos os tipos de ovos de forma que fiquem o mais uniforme possível.

Ovos vermelhos são melhores? Por que são mais caros?

A diferença entre os ovos brancos e vermelhos está principalmente relacionada às linhagens das galinhas. Geralmente, as aves com penas brancas põem ovos de casca branca. Já as aves de penas marrons tendem a botar ovos amarronzados ou vermelhos. Isso não é uma regra sem exceções, ela depende de qual linhagem estamos falando.

Em geral, as galinhas de penas marrons, que são as produtoras dos ovos vermelhos, são maiores. Isso significa que o espaço para a criação delas aloja um volume menor. Além disso, essa espécie consome mais ração, ou seja, menos aves no mesmo espaço e maior custo com ração equivale a ovos mais caros.

Para concluir, vale relembrar que as linhagens das galinhas, apesar de muito importantes, não são o único fator decisivo para garantir ovos de qualidade.

Gostou de conferir nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades e curiosidades do ramo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.