hidratação com ovo

Cuidando das madeixas: veja como fazer hidratação com ovo

Ter cabelos bonitos e saudáveis é o sonho de muita gente. E os ingredientes naturais são fortes aliados nessa missão: se usados da maneira correta, podem acentuar o brilho, a maciez e a vitalidade aos fios. Pensando nisso, você já imaginou fazer hidratação com ovo em suas madeixas?

O alimento pode ser uma ótima alternativa para garantir cabelos mais sedosos e fortes, devido aos seus nutrientes que também são importantes para os fios. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.

Neste post, falamos tudo o que você precisa saber sobre a hidratação com ovo no cabelo e receitinhas para testar em casa. Vamos lá?

Por que o ovo é bom para o cabelo?

Para algumas pessoas pode ser difícil conceber a ideia de passar ovos no cabelo. Mas saiba que o uso do alimento para a beleza não está atrelado somente à ingestão. É possível utilizar os ovos em diversos contextos da estética. Com as claras, por exemplo, é possível fazer uma ótima máscara para a pele.

Em relação aos cabelos, entenda que os ovos são alimentos muito nutritivos e grande parte desses nutrientes fazem muito bem aos fios. As proteínas, por exemplo, são abundantes nos ovos e superimportantes para a saúde das madeixas.

Com o dia a dia, a exposição solar, a finalização com prancha ou modeladores e a realização de químicas em geral, os fios perdem esse nutriente. Assim, eles ficam mais fracos e quebradiços. Portanto, as proteínas dos ovos ajudam a reconstruir os fios e reparar os danos.

Outro componente encontrado nos ovos e que faz muito bem às madeixas é a gordura presente na gema! Os lipídios trazem emoliência e maleabilidade aos fios, deixando-os mais flexíveis e, consequentemente, menos suscetíveis às quebras. Além disso, traz maciez e um toque sedoso aos cabelos.

Já a clara do ovo é conhecida por conter enzimas que ajudam no controle da oleosidade do couro cabeludo. Portanto, para quem tem cabelos oleosos, pode ser uma maneira de deixar os fios soltinhos.

Por fim, mas não menos importante, os ovos contêm vitaminas A e E. A vitamina A é responsável pelo fortalecimento dos fios, o que também influencia no crescimento. Já a vitamina E é uma poderosa antioxidante que previne o envelhecimento precoce das células, mantendo a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Quais são as melhores receitas de hidratação com ovo?

Agora que você já sabe que os ovos são alimentos que podem ser usados diretamente nos cabelos para hidratar e reconstruir os fios, chegou o momento de descobrir as receitas para aplicar nas madeixas e deixá-las mais saudáveis!

Hidratação de ovo com mel

O mel ajuda a selar os fios, potencializando a hidratação e a nutrição. Portanto, ele aparece nesta receita poderosa na recuperação de cabelos afetados por químicas, como a descoloração. Veja!

Ingredientes

  • 1 ovo Jumbo Mantiqueira;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • máscara de hidratação o quanto baste.

Modo de aplicação

Em uma tigela, peneire a gema do ovo, junte as claras e os demais ingredientes. Misture até que fique homogênea e aplique nos cabelos lavados com shampoo e sem excesso de umidade. Passe a mistura por toda a extensão das madeixas, massageando mecha por mecha. Aguarde 20 minutos e retire com água abundante.

Passe o seu condicionador preferido, aguarde o tempo da instrução da embalagem, enxágue e finalize como de costume.

Hidratação de ovo com leite

Como o leite também contém proteínas, a hidratação com ovo é potencializada com esse ingrediente, agindo como uma reconstrução eficiente. Já o azeite de oliva ajuda na nutrição dos fios. Confira o passo a passo!

Ingredientes

  • 1 ovo Jumbo Mantiqueira;
  • 3 colheres de sopa de leite de vaca;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de máscara de hidratação de sua escolha.

Modo de aplicação

Assim como na hidratação anterior, peneire a gema e misture os demais ingredientes até que fique homogêneo. Repita o modo de aplicação que ensinamos no tópico anterior.

Hidratação com ovo e amido de milho

O amido de milho vem sendo muito utilizado como ingrediente de máscaras de hidratação caseira. Por isso, nada melhor que juntar esses componentes em uma receita para deixar os fios mais selados e brilhantes!

Ingredientes

  • 1 ovo Jumbo Mantiqueira;
  • 1 colher de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 3 colheres de sopa de máscara de hidratação.

Modo de aplicação

Para esta receita, também é necessário peneirar o ovo. Então, misture os demais ingredientes e aplique nos cabelos como na explicação anterior.

Qual frequência fazer hidratação de ovo no cabelo?

Após conhecer algumas receitas incríveis de hidratação com ovo, é possível que você queira saber qual é a frequência para utilizar essas máscaras caseiras. Embora as misturas sejam feitas com ingredientes naturais e contenham nutrientes essenciais aos fios, saiba que a periodicidade da aplicação deve ser moderada.

Isso porque essas máscaras com ovo agem como reconstrutoras dos cabelos, depositando proteínas que, em excesso, podem causar enrijecimento dos fios, levando à quebra. Dessa maneira, é preciso seguir a orientação:

  • cabelos muito fragilizados: 1 vez por semana;
  • cabelos saudáveis, mas com química: 1 vez a cada 15 dias;
  • cabelos naturais e saudáveis: 1 vez por mês.

Lembrando que é importante intercalar essas reconstruções com hidratações mais emolientes e nutrição com óleos vegetais. Assim, você garante que as suas madeixas receberão diversos tipos de nutrientes para se manterem fortes e saudáveis.

Entre as recomendações de cuidados com a hidratação com ovo e demais máscaras caseiras que levam ingredientes naturais, está o enxágue total da mistura. É muito importante retirar todo o creme para evitar proliferação de fungos e bactérias nos cabelos.

Como você viu, a hidratação com ovo traz muitos benefícios aos cabelos, ajudando-os a ficarem mais fortes, bonitos, brilhantes e saudáveis. Tudo isso utilizando um ingrediente que temos em casa, natural e de baixo custo. Sendo assim, não deixe de experimentar as nossas receitas para ter madeixas incríveis!

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque as amigas que também adoram cuidar dos cabelos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.