mulher com roupa de ginástica, cozinhando ovo e demonstrando habitos saudáveis

Como desenvolver hábitos saudáveis? Saiba como começar já!

Você sabe exatamente o que são hábitos saudáveis? Se pararmos para analisar, a palavra hábito significa ter costume de realizar alguma tarefa há um tempo. Já o termo saudável quer dizer ter saúde ou promovê-la. Sendo assim, são um conjunto de atitudes que temos no dia a dia a fim de ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Embora muito se fale em adotar um estilo de vida mais saudável, sabemos que mudar hábitos não é tão fácil assim. Afinal de contas, são anos agindo de uma maneira e ter que modificar o comportamento de uma hora para outra parece impossível.

No entanto, saiba que nem tudo está perdido! Dá para desenvolver hábitos mais saudáveis e desfrutar de todas as vantagens que isso traz. Neste post, contamos como você pode começar agora mesmo. Continue a leitura e confira!

Entenda a importância de hábitos saudáveis

A ciência está sempre em busca de soluções para aumentar a saúde, conseguir a cura para doenças e prolongar a vida. Entretanto, ainda não há uma pílula ou vacina capaz de gerar mais qualidade de vida. Realmente, seria ótimo se pudéssemos tomar algo que prevenisse enfermidades e nos deixasse mais dispostos e felizes.

Embora não exista nada milagroso que podemos tomar, há algo que podemos fazer: ter hábitos de vida saudáveis. Diversas doenças podem ser evitadas e tratadas a partir de uma alimentação equilibrada e a prática frequente de atividades físicas, por exemplo.

Além disso, é possível ter um dia a dia mais leve e com bem-estar por meio de cuidados com a saúde mental. Esses são apenas alguns exemplos. Outros tantos benefícios podem ser conquistados quando adotamos atitudes mais saudáveis em nosso dia a dia.

Conheça os benefícios que esses hábitos geram em sua vida

A importância de ter hábitos saudáveis é relaciona-se diretamente aos benefícios que eles trazem a nossas vidas. Veja!

Previnem doenças

O nosso organismo é como um automóvel. Se o dono faz as revisões em dia, mantém bons hábitos de cuidados e coloca combustível de boa procedência, funciona bem e tem uma boa vida útil. Caso contrário, com pouco tempo pode pifar.

No caso do nosso corpo, quando temos bons hábitos de vida, conseguimos ter um bom funcionamento de todos os sistemas e, consequentemente, prevenimos doenças.

Elevam a disposição

Ter mais disposição é o desejo de muitas pessoas, pois aumenta a produtividade e nos deixa mais animados para aproveitar as melhores coisas da vida. Ter hábitos saudáveis é algo que realmente melhora, e muito, essa questão.

Ajudam na saúde mental

Não são apenas as doenças que acometem o organismo que podem ser prevenidas com estilo de vida saudável. As que afetam a mente também podem ser evitadas, como depressão, estresse e ansiedade. Hoje em dia, o acúmulo de tarefas e a pressão recebida diariamente fazem com que fiquemos suscetíveis a esses problemas.

Cuidando da saúde mental como um dos hábitos de vida, você consegue se aproximar de uma rotina mais tranquila e com menos desgaste.

Contribuem com o sono

Você tem problemas para dormir? Saiba que seus hábitos podem estar envolvidos nessa dificuldade. Ao se alimentar adequadamente e sair do sedentarismo, o organismo se sente mais disposto e quando chegar o horário, a mente estará calma e, consequentemente, você conseguirá um sono de melhor qualidade.

Lembrando que dormir várias horas não é o mesmo que ter uma boa noite de sono.

Melhoram o humor

Quando praticamos atividades físicas, liberamos uma série de hormônios responsáveis pelo bom humor e sensação de prazer. Além disso, com cardápio rico e variado em alimentos saudáveis, o organismo recebe os nutrientes necessários para produzir substâncias que regulam o humor e o sono.

Sendo assim, se você percebe que está mais ranzinza que o normal ultimamente, tente rever seus hábitos.

Saiba como desenvolver hábitos saudáveis

É comum ter dificuldade para adquirir hábitos mais saudáveis, mas isso não é impossível. Com algumas dicas, você consegue ter uma rotina de cuidados com a saúde física e mental. Veja.

Conheça a teoria dos 21 dias

A Teoria dos 21 dias diz que as pessoas precisam de, pelo menos, 21 dias consecutivos para adquirir ou mudar um hábito. Por exemplo, se você deseja tirar o açúcar do café, precisa persistir por esse período mínimo. Antes disso, é provável desistir.

Obviamente, cada pessoa tem seu tempo e os 21 dias não é uma regra geral. Porém, já é um bom começo, não é mesmo?

Comece aos poucos

O mal de quem deseja mudar os hábitos é tentar fazer isso do dia para a noite. Uma pessoa que se alimenta mal e é sedentária até domingo, quer se tornar “fitness”, comer frango com salada e praticar 2 horas de exercícios diariamente a partir de segunda-feira — dia em que as pessoas tomam como o primeiro da mudança.

Ao tentar fazer mudanças bruscas, as chances de falhar são muito grandes. Afinal de contas, é necessária uma adaptação. Por isso, comece gradualmente. Insira alimentos mais saudáveis, pratique alguns minutos de atividade física que goste e inicie uma boa rotina de sono. Depois, perceberá que esses hábitos saudáveis farão parte de sua vida.

Mantenha uma alimentação mais saudável

Manter um cardápio saudável ajuda a prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o humor, ter mais disposição e muitos outros benefícios. Por essa razão, é um dos primeiros hábitos saudáveis que devemos adquirir. Veja algumas dicas:

  • acrescente os Ovos Mantiqueira no café da manhã para dar mais energia e saciedade durante o dia, além de incluí-los em outras refeições e receitas, pois contêm nutrientes importantes para o organismo, além de saborosos e versáteis;
  • consuma frutas, verduras e legumes diariamente;
  • prefira alimentos frescos;
  • evite os industrializados;
  • reduza o açúcar e o sal;
  • acrescente proteínas, de preferência ovos, em todas as grandes refeições.

Pratique atividades físicas regularmente

Engana-se quem pensa que servem apenas para perder peso ou ganhar músculos. As atividades físicas são importantes para manter o corpo ativo e o organismo funcionando regularmente. Por esse motivo, todas as pessoas devem praticá-las, no limite de cada um, independentemente de forma física.

Se você é sedentário, não precisa começar passando horas na academia diariamente. Comece com 20 minutos de caminhada pelo parque ou de exercícios para fazer em casa mesmo. Aos poucos e no seu ritmo, aumente esse tempo. O que importa é se movimentar!

Beba água

Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O líquido serve como um agente de limpeza, ajudando o corpo a eliminar as impurezas. Sendo assim, é preciso tomar a quantidade certa, já que fica difícil fazer uma boa “faxina” no corpo com pouca água, concorda?

Há uma ideia de que 2 litros são o suficiente para todas as pessoas, mas a verdade é que a quantidade de água necessária é muito particular. Para calcular o quanto você precisa beber de água por dia, multiplique o seu peso por 35. Por exemplo: 50 kg × 35ml = 1750 ml.

Durma bem

É durante o sono que o organismo faz o balanço do dia, regulando os hormônios e produzindo células de defesa. Por essa razão, quem tem insônia ou dorme mal fica mais suscetível ao estresse, ao mau humor e à baixa imunidade. O resultado? Fica estressado e doente com mais facilidade. Para melhorar a qualidade do seu sono, siga as dicas:

  • tenha horário fixo para dormir e acordar;
  • opte por refeições leves à noite, pois a digestão de comida mais “pesada” atrapalha o sono;
  • desligue todas as luzes do ambiente, inclusive de aparelhos eletrônicos;
  • prepare o ambiente de maneira confortável, com lençóis cômodos e clima agradável;
  • faça algo relaxante antes de dormir, como ler um livro ou ouvir uma música;
  • desconecte-se do celular.

Cuide da saúde mental

Cuidar da saúde mental também faz parte dos hábitos saudáveis. De nada adianta cuidar do físico, se o emocional está abalado. Até porque um influencia o outro. Questões emocionais podem se manifestar no corpo, como tremores, falta de ar, boca seca, dor de barriga e tensão muscular.

Além disso, estresse, depressão e ansiedade são condições que aumentam a liberação de cortisol, que é um hormônio que pode causar ganho de peso e queda de cabelo. Quer saber como evitar esses problemas? Veja algumas dicas:

  • reserve um tempo maior para fazer as atividades que gosta, como ler um livro ou ouvir música;
  • passe mais momentos com a família e os amigos, mesmo que seja de forma virtual, por videochamadas;
  • tente manter a calma contando até 10 antes de explodir em alguma situação;
  • respire adequadamente, sentindo o ar entrando pelo nariz até chegar aos pulmões. Perceba o abdômen se movimentar. Isso reduz a ansiedade e outros problemas envolvidos;
  • procure ajuda profissional sempre que achar necessário. A terapia pode auxiliar a ter uma vida mais tranquila.

Manter hábitos saudáveis vai muito além de ser fitness ou ter o corpo bonito. É uma maneira de ter mais qualidade de vida e bem-estar, e isso independe da forma física. Ter mais saúde e disposição para aproveitar as coisas boas da vida é o maior objetivo. Portanto, essa mudança não precisa ser de uma hora para outra. Faça conforme o seu ritmo e desfrute dos benefícios desse estilo de vida.

Você faz um desjejum saudável? Que tal começar por essa refeição? Aproveite que está por aqui e confira qual café da manhã mais combina com você!

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