gema do ovo

Gema do ovo: tire suas principais dúvidas sobre o tema

A gema do ovo ainda é motivo de muitas dúvidas em relação ao seu papel dentro da alimentação saudável, à sua cor e aos seus nutrientes.

Por muitos anos, ela foi tema de muitos boatos por aí. Entretanto, saiba que vários deles não passam de mitos! Afinal, os ovos são o segundo alimento mais completo, ficando atrás apenas do leite materno. Ou seja, o seu consumo traz muitos benefícios à saúde.

Se você também tem alguns questionamentos sobre o assunto, continue a leitura. Neste post, desmistificamos algumas preocupações e trazemos informações importantes sobre essa parte do ovo tão saborosa e nutritiva. Vamos lá?

Qual a diferença entre a gema e a clara do ovo?

Além da cor, da textura e do sabor, a principal diferença entre a gema e a clara do ovo está na sua composição nutricional. A clara é composta, basicamente, de água e de albumina, que é uma proteína importante para a recuperação e a construção muscular. Nela, também existem outros nutrientes, como vitaminas do complexo B e ferro.

Já a gema, localizada no centro do interior do ovo, tem uma coloração que pode variar do amarelado ao alaranjado. Ela é mais espessa que a clara e compõe de 20 a 30% do peso do ingrediente. É nela que se concentram as gorduras do ovo — mas saiba que são lipídeos inofensivos à saúde (explicamos no próximo tópico) —, além de outros tantos nutrientes fundamentais.

Comer a gema do ovo faz mal?

Durante muito tempo, as pessoas acreditaram que a gema do ovo não era saudável, justamente por ser a parte que contém gordura. Entretanto, depois de vários estudos, esse mito foi desvendado e a gema é vista hoje como um excelente alimento.

Isso até porque ela é muito nutritiva, pois contém proteínas, antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, ácido fólico, colina e ômega-3. Para você ter uma ideia, uma única gema pode fornecer de 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, E, D e K!

Todas essas substâncias são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo, mas podemos destacar a colina. Ela é uma vitamina do complexo B precursora de um neurotransmissor fundamental para a manutenção da memória. Isso significa que ela é ótima para potencializar as funções cognitivas. Além disso, é muito importante durante a gestação, pois ajuda no bom desenvolvimento fetal.

A gema faz aumentar o colesterol?

Uma das maiores preocupações em comer a gema é em relação ao colesterol. Por anos, diziam que o seu consumo era responsável por aumentar o colesterol sanguíneo. A boa notícia é que isso foi desmistificado, e a gema, mais uma vez, foi inocentada dessa grave acusação.

Brincadeiras à parte, não se preocupe quanto à ingestão da gema. Um estudo mostrou que a própria gema contém uma substância, chamada lecitina, que interfere na absorção do colesterol. É como se a gema já viesse com um antídoto para o seu próprio colesterol.

A recomendação atual é um consumo diário de até 300 miligramas de colesterol. Embora o colesterol da gema do ovo seja inofensivo, é sempre importante controlar a ingestão de outras fontes desse lipídio, como carnes vermelhas, leite e derivados, principalmente se você apresenta algum problema de saúde nesse sentido. Por isso, nunca deixe de consultar um médico.

Apenas a clara é saudável?

A clara é uma fonte proteica magra e de baixas calorias. Além disso, tem um ótimo custo-benefício se comparada aos outros alimentos ricos em proteínas, como carnes e queijos. Por esse motivo, ela é muito usada por quem quer aumentar a ingestão de proteínas na alimentação, como os que desejam ganhar massa muscular.

É comum que essas pessoas comam grandes quantidades de claras e desprezem as gemas, mas saiba que essa pode não ser uma boa ideia. Uma pesquisa concluiu que comer apenas claras ou ovos inteiros entrega a mesma quantidade de aminoácidos disponíveis para a recuperação e construção dos músculos após o treino.

Entretanto, o grupo de voluntários que consumiu os ovos inteiros no pós-treino teve uma resposta 40% melhor na construção muscular do que a equipe que comeu apenas as claras. Além das proteínas, os pesquisadores indicam que existem componentes na gema do ovo que não estão na clara e que atuam no fortalecimento do músculo.

Juntando essas informações com as que contamos nos tópicos anteriores, podemos dizer que não é apenas a clara que é saudável. A gema do ovo também traz muitos benefícios à saúde e pode ser consumida sem medo.

Gema alaranjada é encontrada apenas em ovo caipira?

Não necessariamente, pois a cor da gema tem a ver com a alimentação do animal. As aves caipiras botam ovos de gema mais alaranjada, pois comem alimentos mais pigmentados, como grama, frutas, flores e sementes, já que são criadas soltas.

Mas isso não quer dizer que somente os ovos caipiras podem ter a gema de coloração intensa. As aves que comem rações enriquecidas com ômega-3, selênio e vitamina E, por exemplo, também põem ovos com gemas bem alaranjadas. O melhor é que os nutrientes também passam para a gema, deixando-a mais nutritiva.

Entretanto, existem corantes (como o urucum, de origem natural) que são adicionados à ração para alterar a cor da gema e conceder um melhor acabamento ao prato, sem interferir no valor nutricional do alimento.

A questão principal é a busca por ovos de boa procedência. Afinal, ovos não são todos iguais, pois dependem, e muito, da alimentação e das condições de criação das aves. Sendo assim, opte por marcas reconhecidas pela excelente qualidade, como os da Ovos Mantiqueira.

A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.

Para ficar por dentro de todas as nossas novidades, você pode nos seguir nas redes sociais. Lá, damos dicas de nutrição e saúde, além de receitas incríveis e deliciosas. Estamos no Instagram e no Facebook.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.