galinhas criadas livre

Galinhas criadas livre: fique por dentro das novidades do Compromisso Mantiqueira

Bem-estar animal, responsabilidade socioambiental e qualidade nutricional: esses são os pilares mais importantes na nova iniciativa da Mantiqueira. Dizemos isso porque somos apaixonados por tudo que gira em torno da sustentabilidade. Inclusive, essa é uma identidade que está presente em todos os nossos produtos.

Mas chega o momento de falar sobre uma nova ideia. Afinal de contas, você já ouviu falar sobre as galinhas criadas livre? Caso não, sem problemas, pois essa é a novidade que estamos trazendo para o mercado. Então, não perca tempo e venha descobrir mais sobre o tema!

O que são ovos de galinhas criadas livre?

Durante toda a nossa história, sempre tivemos alguns pilares muito claros. Questões como tecnologia, responsabilidade social e meio ambiente sempre foram pontos inegociáveis e presentes em nosso DNA. O objetivo constante é alcançar uma posição de destaque, sendo uma referência ética em inovação e sustentabilidade para todo o mercado. 

E é com muita felicidade que a gente vem contar mais uma novidade que firma o nosso compromisso com essa realidade. Nos últimos anos, alavancada por muita pesquisa, desenvolvimento, e até mesmo o interesse do consumidor em conhecer a origem de produção para se certificar de que todo o ciclo é correto e sustentável, a Ovos Mantiqueira passou a observar de perto os destaques das granjas livres de gaiolas.

Afinal de contas, essa tendência vem se mostrando como uma modalidade promissora para conciliar o futuro nutricional com os desejos de uma indústria mais sustentável.

Hoje, a Ovos Mantiqueira lidera com o maior investimento já realizado no modelo de produção de ovos de galinhas criadas livre em todo o Brasil. Com um investimento de mais de R$100 milhões para a construção da granja Lorena 4.0, alcançando 2,5 milhões de aves livres até o final de 2025.

Aqui vem a pergunta que realmente importa: mas por que isso é importante? Por que mudar agora? Existe uma soma de motivos para isso, mas os principais são o ganho em sustentabilidade e bem-estar animal.

A proteína animal, sobretudo a proporcionada pelos ovos, tem uma função indispensável para a saúde da sociedade. Mas para nutrir o futuro, é preciso melhorar a qualidade de vida das aves que nos dão essa maravilha do mundo alimentar. Ou seja, é hora de fazer com que as galinhas tenham uma vida ainda mais feliz.

Basicamente, isso quer dizer que desde o nascimento até às 4 semanas de vida, ainda pequenininhas, as aves são alojadas em berçários, que garantem conforto e segurança. Passado esse momento, as galinhas são criadas livres de gaiolas, em espaços amplos, e podendo interagir umas com as outras. 

O resultado disso são animais mais felizes e sociáveis que, por estar em um ambiente confortável e harmônico, demonstram todos os seus comportamentos naturais, como empoleirar, ciscar, pastar e, até mesmo, dar pequenos voos.

No fim das contas, esse ganho em bem-estar é percebido na qualidade dos ovos que chegam à sua mesa, ainda mais bonitos e saborosos. Inclusive, essa parte da felicidade animal é tão emblemática no nosso projeto que os ovos produzidos a partir desse sistema de produção são chamados de Happy Eggs — Ovos Felizes. 

E fica aqui o nosso convite para que você veja essa incrível iniciativa em ação. Em setembro de 2021, publicamos um vídeo especial em nosso canal do YouTube, demonstrando o que é esse sistema de produção e como isso impacta a rotina das aves de maneira positiva. O conteúdo mostra a chegada das primeiras pintadinhas na nova granja.

Ainda neste artigo, separamos dois tópicos só para contar como tem sido a experiência nas duas principais granjas da Ovos Mantiqueira a receberem esse projeto: uma em Lorena e outra em Cabrália Paulista, ambas no estado de São Paulo.

O ovo de galinha livre é o mesmo que o de galinha caipira?

Agora que você sabe o que é o ovo de galinha livre, chega o momento de diferenciá-lo dos ovos caipiras. Caso você acompanhe nosso blog há certo tempo, já deve ter notado como o mundo da produção de ovos é bastante amplo, com variações de tamanho, método produtivo e assim por diante.

Inclusive, é por isso que investimos tanto em conteúdos educacionais sobre o consumo de ovos. Para a gente, todo mundo precisa saber os benefícios e curiosidades dessa maravilha nutricional. Agora, retornando à questão, a melhor forma de responder é conhecendo a diferença entre os ovos. Vamos lá?

A começar pela vida das galinhas criadas livres, que vivem em um alojamento amplo e socializam livremente com as demais aves, em um ambiente livre de estresse. Por fim, o maior destaque do modelo cage free é ser uma solução equilibrada para combinar a qualidade de vida das galinhas com uma produtividade elevada.

Já o ovo caipira é aquele que é produzido por uma ave com acesso ao pasto e uma criação natural. Por circular livremente, a ave se alimenta, além de ração, com gramíneas — o que resulta em uma gema alaranjada e bastante saborosa.

Por fim, há o ovo orgânico, que é resultado de uma ave que tem a mesma criação de uma galinha caipira, mas com uma alimentação baseada apenas em grãos de origem orgânica.

Como o ovo de galinha livre de gaiola está ligado à sustentabilidade?

Por meio do bem-estar animal, que é um tema muito importante de ser discutido. Nos próximos anos, você, enquanto consumidor, perceberá uma guinada veloz de todos os segmentos da indústria em direção à boas medidas de sustentabilidade, responsabilidade social, ética e governança.

Todos esses temas estão inclusos no conceito ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma iniciativa cada vez mais importante para identificar as melhores empresas no mercado. Os principais líderes da indústria, como a Ovos Mantiqueira, reconhecem a importância de abraçar esse futuro.

Além de adotar medidas ambientalmente responsáveis, que já é uma tradição antiga em nossa história, o investimento em felicidade e bem-estar animal é o objetivo da nossa atuação no mercado. Assim, revolucionamos o ciclo do ovo, produzindo alimentação saudável por meio de uma ação sustentável.

Por fim, vale lembrar o que é sustentabilidade. Ela não existe apenas sob o ponto de vista ambiental, com iniciativas como a redução da pegada de carbono e o uso de energia renovável. Ela inclui todas as soluções de equilíbrio operacional, seja social, seja econômico, biológico e, em nosso setor, de bem-estar animal.

Quais os diferenciais de produção da granja Lorena da Mantiqueira?

Agora, chega o momento de falar sobre a nossa operação na Granja Lorena. Esse é um caso muito especial para o nosso time, que realmente nos enche de orgulho. Dizemos isso porque Lorena está sendo estruturada como uma Fazenda 4.0, um exemplo referencial de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

O nosso objetivo com a granja Lorena é muito simples: democratizar o acesso a ovos de extrema qualidade, produzidos por galinhas criadas livre. A meta operacional é alocar um milhão de aves, que serão distribuídas em 20 galpões, todos destinados ao convívio e produção de ovos de galinhas livres — que são os Happy Eggs da nossa linha de produtos.

Todos os ninhos são verticais e completamente automatizados. Isso significa que conseguimos reduzir a intervenção humana de maneira considerável — o que é muito importante, pois aumenta a segurança alimentar.

Com isso, conseguimos reduzir o estresse das aves, que passam o dia interagindo entre si com conforto, enquanto produzem os ovos que todo mundo ama e consome. O objetivo do nosso projeto com a Granja Lorena é muito simples: democratizar o acesso a ovos de extrema qualidade, produzidos por galinhas livres de gaiola.

Com o nosso modelo conciliador, combinamos a felicidade das aves com a produção em escala dos modelos tradicionais. Para o consumidor, isso significa um preço bom para um produto ainda melhor. A nossa missão é fazer com que a sustentabilidade deixe de ser algo nichado e passe a ser a regra do mercado.

Como funciona a produção de ovos na granja Cabrália Paulista?

Em Cabrália Paulista, são 500 mil aves criadas livres de gaiola, produzindo Happy Eggs com conforto, qualidade de vida e felicidade. O sucesso nesse primeiro terreno foi determinante para reafirmar nossa confiança no modelo. Além disso, Cabrália também sedia nossa produção de ovos caipiras.

Além de Cabrália e Lorena, existem planos para a replicação do modelo em Campanha, Minas Gerais. O objetivo de médio prazo é, até 2025, alcançar a audaciosa meta de 2,5 milhões de galinhas criadas livre, demonstrando ao mundo um dos maiores exemplos de escala e sustentabilidade na produção alimentar.

Por que a Ovos Mantiqueira investe em ovos de galinhas livres?

Da forma como percebemos, toda empresa carrega uma responsabilidade social. Dirigir um negócio de sucesso vai muito além de entregar resultados, pois também inclui o alcance de metas que só são mensuráveis no impacto (positivo ou negativo) que você deixa na sociedade.

É com essa filosofia que a Ovos Mantiqueira mantém o olhar atento para o futuro, suas tendências e, ainda mais importante, suas responsabilidades enquanto líder de mercado.

Todo esse destaque vem carregado de responsabilidades. Entre as atribuições mais importantes de uma liderança está o privilégio de ditar suas tendências. É por isso que a Ovos Mantiqueira faz questão de investir pesadamente e demonstrar, incansavelmente, os retornos positivos e incalculáveis da sustentabilidade.

O motivo que nos faz investir em galinhas livres é o mesmo que nos faz contribuir para tudo que retorne impactos sociais positivos nos campos ambiental, social, ético e econômico. Doar, investir, inovar e liderar por exemplo, tornando isso a nova regra do mercado. Basicamente, fazemos isso porque é o nosso papel.

Como a Ovos Mantiqueira tem se posicionado em função da sustentabilidade?

Como frisamos anteriormente, os próximos anos serão marcados por pautas de sustentabilidade. Inclusive, enquanto civilização humana, temos motivos de sobra para correr atrás do relógio, vide as crescentes preocupações nos campos climático, econômico e ambiental.

Em junho de 2021, publicamos nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade. Inclusive, vale notar que somos pioneiros nesse tipo de relato na avicultura brasileira. No relatório, destacamos nossos posicionamentos sobre o tema para os próximos anos. Todas as nossas metas, soluções e planejamentos estão voltados para a otimização ESG de toda a empresa, com o objetivo de se tornar uma referência máxima em sustentabilidade.

Basicamente, segmentamos nossas ações em três eixos fundamentais — inclusive, contamos com um infográfico especial, demonstrando todas as nossas Diretrizes de Sustentabilidade. Dê uma olhada! 

Entrega sustentável

Assegurar aspectos ESG em diretrizes, práticas e processos, tanto produtivos quanto gerenciais, o que envolve:

  • ética e integridade: conformidade legal, combate à corrupção e influência positiva na cadeia de valor;
  • respeito ao meio ambiente: resíduos, água, biodiversidade, energia e emissões;
  • zelo pelo consumidor: segurança do alimento e satisfação dos clientes;
  • solidez do negócio: desempenho econômico e operacional;
  • bem-estar animal: compromissos e práticas.

Impulso à prosperidade

Promover vidas prósperas e plenas em harmonia com a natureza, o que exige:

  • geração de emprego e renda: número de postos de trabalho gerados e recursos destinados a fornecedores;
  • cuidado com o time: saúde e segurança no trabalho, não discriminação e estímulo à diversidade, e oportunidades de desenvolvimento;
  • engajamento comunitário: apoio às comunidades locais, participação em iniciativas externas e democratização do acesso ao alimento.

Conexão com o futuro

Aqui, nos comprometemos a buscar novas formas de consumir, produzir e se relacionar para o bem das próximas gerações. Para isso, é necessário:

  • inovação: adaptação às novas tendências alimentares, desenvolvimento de novos processos de negócios e investimento em projetos e pesquisas de desenvolvimento;
  • parcerias estratégicas: relacionamento com ONGs e engajamento para sustentabilidade setorial.

Como pode ver, sustentabilidade não é uma mera palavra bonita em nosso grupo de valores. Para nós, ser sustentável é ser verdadeiro com o DNA que deu origem à Ovos Mantiqueira. É por isso que continuaremos investindo nisso e no futuro da alimentação brasileira.

Agora que você conhece todas as qualidades da criação de galinhas livres, aproveite o momento para espalhar essas novidades com seus colegas e familiares. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.