Festa junina em casa

3 dicas para preparar uma Festa Junina em casa

O mundo vem passando por várias adaptações, muitas delas devido ao surgimento da COVID-19, que levaram as pessoas a praticarem o isolamento social. Mas quem disse que passar mais tempo no lar deve ser algo chato? De forma alguma! Mesmo em épocas de crise, é possível curtir o momento em família e, até mesmo, organizar uma bela Festa Junina em casa.

Com um pouco de cuidado, dedicação e criatividade, você poderá preparar o seu ambiente e deixá-lo pronto para celebrar uma das datas comemorativas mais adoradas pelos brasileiros. Além de fazer a decoração típica, você pode ir para a cozinha e montar pratos incríveis, capazes de deixar qualquer um com água na boca, e garantir recordações únicas. Esse é o caso do delicioso bolo de fubá, da queijadinha e até dos bolinhos de chuva. 

Como queremos que o tédio não faça parte dos seus dias, viemos aqui para dividir algumas dicas exclusivas que farão toda a diferença nesse planejamento. É só acompanhar e se inspirar. Vamos lá!

1. Escolha a decoração

Independentemente do tipo de festa, fato é: uma boa decoração é primordial. E com as comemorações juninas não seria diferente. Para celebrar o período em grande estilo, mesmo dentro de casa, o primeiro passo é preparar o ambiente e deixá-lo com aquele clima de arraial que tanto adoramos. 

E a parte boa é que essa tarefa pode ser realizada de um modo bem simples, sem a necessidade de gastar tanto dinheiro. Comece, por exemplo, incluindo algumas bandeirinhas pelo espaço. Normalmente, as pessoas têm o costume de produzir varais de bandeiras feitas em tecido — mas isso não é uma regra. 

Caso não tenha retalhados sobrando, a solução é substituir o material por diferentes tipos de papel, como as folhas sulfite coloridas ou até recortes de revistas. É importante cortar as peças de tamanho igual, para que seu varal fique harmonioso e visualmente agradável. Depois, cole cada recorte em uma tira de barbante e pendure no cômodo em que a festa for acontecer.

A produção da mesa

É claro que a sua mesa também merece uma atenção extra. Para organizar os pratos e deixá-los prontos para a comemoração, que tal dar ao ambiente um toque diferenciado? Aqui, a melhor saída é utilizar uma toalha xadrez — estampa muito presente nas Festas Juninas. 

Você pode colocar a criatividade para trabalhar ainda mais e montar produções inovadoras. Uma bandeja tradicional de docinhos, por exemplo, pode ser substituída por um chapéu de palha. Na parte interna do acessório, é possível incluir bombons, docinhos de coco, paçoquinhas ou qualquer outro petisco da sua preferência.

Já em se tratando da iluminação, as possibilidades são inúmeras. Nessa etapa, você pode apostar em um cordão de luzes, luminárias pendentes ou até pequenas velas espalhadas pela mesa. O resultado ficará bem charmoso!

2. Defina as brincadeiras

Com o espaço pronto para a sua Festa Junina em casa, chega o momento de pensar na diversão. Isso mesmo! Como sabemos, além de proporcionar um momento para que as pessoas experimentem comidas saborosíssimas, essa época é conhecida por promover várias brincadeiras.

São passatempos simples, mas ideais para entreter pessoas de todas as idades — das crianças até os idosos. Veja abaixo algumas recomendações:

  • corrida de saco: é uma brincadeira em que os participantes devem entrar em um saco grande de tecido. Depois, eles precisam percorrer um trajeto pulando, até uma linha de chegada. Aquele que atravessá-la primeiro, é o vencedor; 
  • quadrilha: é a brincadeira mais conhecida dos arraiais. O segredo é reunir os adultos — e também as crianças — em pares. Feito isso, coloque uma música típica e comecem a dançar; 
  • pescaria: popular, essa é uma brincadeira extremamente divertida e que os pequenos adoram. Para tal, você pode montar uma piscina infantil e, nela, colocar vários peixinhos de plástico premiados com brindes distintos. Distribua varas de pesca aos participantes e veja quem consegue ganhar mais prêmios;
  • ovo na colher: acirrada, essa brincadeira consiste em uma corrida. Os competidores devem sair de um ponto de largada e cruzar uma linha de chegada. O mais interessante é que em todo o trajeto o indivíduo terá de caminhar segurando, com a boca, uma colher com um ovo. Vence aquele que for mais ágil e conseguir se equilibrar melhor.

3. Prepare as receitas

Finalmente, chegamos ao momento mais aguardado do post: as receitas indicadas para uma Festa Junina em casa.

Não tem muito segredo! O ideal é investir naqueles pratos tipicamente juninos, com gostinho interiorano e muita nostalgia.

De todo modo, nós adiantamos e separamos algumas opções essenciais para o seu menu. Escolha as suas preferidas!

Quindim

De origem portuguesa, com um toque brasileiro super especial, o quindim tem lugar garantido nas comemorações juninas. O doce é composto, principalmente, por gemas, acompanhadas de açúcar, manteiga e coco ralado. Embora essa combinação pareça simples, a textura e o sabor dessa iguaria são surpreendes. Pode confiar: um quindim cremoso e douradinho será sucesso na sua festa!

Bolo de fubá

O bolo de fubá é uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil. Nela, são utilizados ingredientes básicos, como ovos, açúcar e, claro, o fubá. Para caprichar, também é possível adicionar outros ingredientes e deixar a receita com um toque especial. Goiabada, erva-doce e queijo são ótimas alternativas.

Bolinhos de chuva

Com cheirinho de “casa da vovó”, o bolinho de chuva é mais uma iguaria que não pode ficar de fora do seu cardápio do arraial.

Na versão tradicional, o seu preparo é muito simples: leva leite, açúcar, fermento e farinha de trigo. Algumas pessoas também preferem adicionar banana, doce de leite e até chocolate. Tudo de bom!

Bônus: sugestões de pratos típicos

Além das receitas maravilhosas que apresentamos, a sua Festa Junina será um sucesso com estas comidas típicas:

  • canjica; 
  • quentão; 
  • pinhão; 
  • doce de abóbora; 
  • paçoca; 
  • tortas salgadas;
  • pipoca;
  • milho-verde cozido;
  • pamonha.

E aí, o que achou das nossas dicas sobre como montar uma festa junina em casa? Agora que você já está por dentro do assunto, é só colocar as ideias em prática e garantir que a sua comemoração seja fantástica para toda a família. 

Se gostou, aproveite o momento para compartilhar o post nas redes sociais e também inspirar os seus amigos. Garantimos que eles vão adorar a ideia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.