diferença entre ovo caipira e orgânico

Você sabe a diferença entre ovo orgânico e caipira? Entenda

Os ovos são muito nutritivos e consistem em uma fonte de proteínas com ótimo custo-benefício. Por esse motivo, o consumo tem aumentado nos últimos anos. Ainda assim, há uma dúvida muito comum quando se fala desse alimento: a diferença entre ovo caipira e orgânico. Você sabe a resposta?

Para ajudar a esclarecer a questão, resolvemos trazer este post especial sobre o tema. Dessa maneira, você fica por dentro do assunto e pode escolher os seus ovos com maior certeza do que estará consumindo. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

Qual é a diferença entre ovo caipira e orgânico?

Há quem pense que ovos orgânicos e ovos caipiras são a mesma coisa… mas não é bem assim, existem diferenças importantes entre eles. Essas divergências estão relacionadas, principalmente, à alimentação das galinhas. A seguir, explicamos um pouco mais sobre cada um desses tipos de ovos. Veja!

Ovo caipira

Esse ovo vem da galinha caipira, que é uma ave rústica criada em ambiente com área aberta para pasto. Sendo assim, ela passa boa parte do dia livre para ciscar. Na granja, inclusive, deve haver um espaço mínimo para cada ave.

Em relação à alimentação, elas consomem ração balanceada e alimentos naturais, como milho, verduras, ervas, legumes e insetos que aparecem. Por esse motivo, a gema do ovo é mais alaranjada, já que alguns desses vegetais contêm pigmentos dessa cor.

Vale reforçar, contudo, que nem sempre o ovo com a gema alaranjada é caipira, pois existem rações com pigmentos que colorem o alimento. Nesse caso, é importante comprar ovos de empresas confiáveis para garantir que serão verdadeiramente caipiras e de qualidade.

Ovo orgânico

Embora a criação da galinha que produz ovo orgânico seja semelhante à da galinha caipira, a primeira se alimenta somente de insumos (ração e vegetais) orgânicos, ou seja sem qualquer tipo de agrotóxicos ou de transgênicos. Outro fator importante para determinar o ovo orgânico são as normas no que se refere às etapas posteriores à produção, como manuseio, embalagem, armazenamento e transporte.

Todos os ovos caipiras são orgânicos?

Não necessariamente. Isso porque é possível que a galinha caipira seja alimentada com ração e vegetais não orgânicos, o que é um fator imprescindível para determinar um ovo orgânico. Por outro lado, podemos dizer que todos os ovos orgânicos são caipiras.

Quais são as normas que os ovos orgânicos seguem para serem categorizados assim?

Para que um ovo seja considerado orgânico, ele deve passar por um processo de certificação de acordo com várias normas regulamentadas pelo selo IBD. Para obter esse selo, as aves precisam contar com acesso à área externa com espaço de meio metro quadrado para cada.

Os galpões em que elas são abrigadas e fazem atividades destinadas à postura devem oferecer bem-estar. Para isso, o espaço mínimo deve ser de um metro quadrado para cada 6 aves e o poleiro deve ter quinze centímetros de extensão para cada uma delas.

Outro detalhe é em relação à ração: ela deve estar livre de corantes artificiais e óleo vegetal reciclado. No caso da medicação, como dissemos, é proibido o uso de antibióticos e de promotores de crescimento.

Outras regras para receber o selo são relacionadas ao manuseio dos ovos após a produção, como sala azulejada, entrada separada entre produtos e pessoas, câmara fria etc.

O que é um ovo cage free?

O ovocage free é um conceito que envolve a produção na qual as galinhas não são criadas em gaiolas. Embora não tenham contato com área externa, como galinhas de ovos caipiras e orgânicos, elas têm ninhos, poleiros e ficam em ambientes com luminosidade controlada.

O objetivo é promover um sistema que permita à ave um comportamento mais instintivo e natural. Dessa maneira, elas podem ciscar, empoleirar e botar os ovos no local que quiserem, resultando em maior bem-estar. No caso da alimentação, consomem ração balanceada.

O que é um ovo free range?

No sistema de criação das galinhas que produzem o ovo free range, as aves são criadas soltas no galpão onde alimentação, água, ninhos e poleiros estão disponíveis. Além disso, elas têm acesso à uma área externa ao ar livre. Dessa maneira, elas podem expressar seus comportamentos naturais, garantindo seu bem-estar.

A cor da casca do ovo muda conforme o tipo?

Há quem só compre ovos com casca marrom ou vermelha pensando que se tratam de ovos caipiras ou orgânicos. Mas atenção: essas características não garantem a identificação do tipo de ovo. A verdade é que a coloração e a espessura da casca do ovo têm a ver com a raça da galinha e não com o sistema de criação.

Sendo assim, você pode encontrar ovos caipiras ou orgânicos com a casca branca também. Além do mais, a cor da casca do ovo não tem a ver com a qualidade e com o sabor. Por isso, para saber se está comprando ovos caipiras ou orgânicos, o ideal é conferir na embalagem. No caso dos orgânicos, procure pelo selo IBD.

Quais os tipos de ovos oferecidos pela Ovos Mantiqueira?

A Ovos Mantiqueira oferece uma grande variedade de ovos, incluindo orgânicos e caipiras, com linhas cage free, como o Happy Eggs. Tudo isso agregado à garantia de qualidade já reconhecida pelos consumidores. Além desses tipos de ovos, você encontra:

  • Ovos Gourmet;
  • Ovos Jumbo;
  • Ovos Galinha Pintadinha e outros.

Como você pôde conferir, a diferença entre ovo caipira e orgânico consiste na maneira em que as galinhas são criadas. Como não dá para saber o tipo de ovo somente pela cor da casca, é muito importante comprar ovos de granjas reconhecidas pela excelente qualidade, como a Ovos Mantiqueira.

E então, gostou do conteúdo? Que tal saber um pouco mais sobre os tipos de ovos oferecidos pela Ovos Mantiqueira? Aproveite que está por aqui e conheça toda a linha!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.