dieta do ovo

Dieta do ovo: o que é preciso saber sobre o tema? Entenda aqui

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais completos do mundo só ficando atrás do leite materno? Não é à toa que ele entra no cardápio de muitas pessoas em diferentes culturas, no mundo inteiro. Dá até para perder alguns quilinhos usando esse ingrediente tão versátil como prato principal. Essa é a dieta do ovo!

A procura sobre como a dieta do ovo funciona e sobre quais são seus benefícios vem crescendo bastante. É por isso que preparamos este post para você entender tudo sobre essa estratégia de promoção da saúde e ainda aproveitar algumas dicas de receitas práticas. Vamos lá?

O que é a dieta do ovo?

A dieta do ovo traz a ideia de incluir o ovo como principal fonte de proteína, antes ou durante as refeições ao longo do dia. E o objetivo principal, claro, é perder alguns números na balança. Mas muitas pessoas também usam esta dieta para dar uma ajudinha no aumento da massa muscular, já que o ovo é rico em proteínas e vitaminas.

Inclusive, a dieta do ovo vem ganhando muitos adeptos devido às qualidades no aspecto nutricional, além da sua praticidade no preparo de receitas. Por isso, sem mais delongas, entenda melhor os surpreendentes atributos nutricionais do ovo, a seguir!

Qual a importância da dieta do ovo?

O ovo oferece proteínas de alto valor biológico, além de contar com componentes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Por exemplo, ele fornece ao corpo algumas enzimas que ajudam a levar substâncias pelo sangue. Mas não para por aí!

A gema do ovo:

  • é rica em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos e para a renovação das células do nosso corpo;
  • tem vitamina D, que atua na absorção do cálcio nos ossos e contribui para as defesas do corpo, além de auxiliar na saúde cardiovascular, nos músculos e mais;
  • fornece um tipo de gordura boa para o nosso corpo;
  • é rica em vitaminas do complexo B, ótimas para dar uma ajuda especial na saúde mental e emocional, entre outros benefícios.

Já a clara do ovo:

  • é rica em proteínas;
  • dá uma força na recuperação dos músculos;
  • ajuda no ganho de massa magra, ou seja, de músculos.

Ah, também é bom comentar que o ovo tem ferro e ácido fólico e, por isso, ajuda a combater a anemia. Incrível, não é mesmo?

Por diversos outros nutrientes presentes nele, o ovo ajuda a reduzir a absorção de colesterol, previne o envelhecimento precoce e até contribui para a formação da memória do feto!

Agora a tentação para entrar na dieta do ovo ficou maior, não é mesmo? Afinal, além de ajudar no controle de peso e ganho de massa muscular, esse alimento tão especial garante muitos outros benefícios ao seu organismo.

Então vamos logo entender como funciona a dieta do ovo!

Como a dieta do ovo funciona?

A ideia da dieta do ovo se baseia em reduzir as calorias que você vai ingerir ao longo do dia. Em outras palavras, você vai comer menos calorias do que você gasta de energia. Porém, se o objetivo for ganhar massa muscular, então, é preciso comer uma quantidade de calorias superior ao seu gasto calórico.

As estratégias variam bastante de pessoa para pessoa, mas no geral, para ver algum resultado na balança, é preciso seguir a dieta por no mínimo 3 dias. A grande vantagem do ovo nessa dieta é que ele tem um valor calórico baixo, em torno de 75 calorias. Além disso, por ser uma fonte rica de proteínas, promove a saciedade. Isso quer dizer que você demorará mais para sentir fome. Que maravilha!

O funcionamento da dieta é muito simples. A ideia é incluir o ovo como principal componente da refeição. No café da manhã e outros lanches, você pode usar uma receita de um ou mais ovos com frutas. Já nas refeições, os ovos podem ser acompanhados com porções de frango, carne vermelha ou peixe.

Então, vamos à prática? Confira algumas receitas que separamos para você!

Dicas de receitas práticas com ovo

O ovo é um alimento extremamente versátil e, por isso, pode ser utilizado em todas as refeições. Adicionando ervas e outros ingredientes, ficará ainda mais saboroso!

Ovos poché

Para fazer ovos poché, leve ao fogo uma panela média com quatro dedos de água. Acrescente 2 colheres de vinagre branco e um fio de azeite.

Após formar bolhas no fundo, estoure a casca e insira o ovo com cuidado e espere 4 minutos, ou até que a clara fique branca, como um queijo de búfala. Retire com uma escumadeira e coloque sobre uma folha de papel toalha para secar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Omelete com ervas

Bata 4 ovos em uma tigela e acrescente sal, açafrão e ervas picadas, como cebolinha, salsa, salsinha. Misture bem.

Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente em fogo baixo e espalhe a mistura de ovos com ervas. Lembre-se de que é omelete, e não ovos mexidos. Então, não é preciso mexer.

Quando as bordas estiverem soltando, dobre uma borda sobre a outra para continuar o cozimento no interior. Quando dourar um lado, vire. Quer outra receitinha semelhante? Tente a omelete japonesa!

Ovo Mollet

Essa deve ser uma das receitas mais simples. O segredo aqui é o tempo de cozimento, apenas. E o charme fica por conta da cremosidade da gema.

Antes, prepare um recipiente com água gelada com gelo, para suspender o cozimento dos ovos. Em uma panela, encha uma boa quantidade de água e leve ao fogo.

Quando estiver fervendo, coloque o ovo com cuidado. Deixe cozinhar por exatamente 5 minutos e 10 segundos. É isso mesmo! Esse é o tempo para alcançar o ponto exato no interior do ovo.

Quando der o tempo, retire o ovo e logo coloque no recipiente com água gelada por 1 minuto. Descasque e tempere com sal e pimenta a gosto.

A dieta do ovo pode ser um grande aliado na luta contra a balança, mas também para promover a saúde. Além disso, esse alimento tão nutritivo é muito versátil e pode ser usado em uma infinidade de receitas.

Ainda que o ovo traga todos esses benefícios, não se esqueça de que é sempre importante buscar acompanhamento profissional, como o de um nutricionista. Assim, ele poderá adaptar as receitas aos seus objetivos e necessidades nutricionais.

Gostou da dieta do ovo? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e passe essa ideia para frente!

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