consumo de ovos

Entenda por que o consumo de ovos no Brasil cresceu mais de 69% em 10 anos!

Nutritivos e saborosos, os ovos são considerados o carro-chefe da dieta brasileira. Por isso, elaboramos este post especial sobre o tema. O nosso objetivo é justificar o aumento no consumo de ovos no Brasil, que cresceu mais de 69% em 10 anos. 

Para isso, reunimos as principais curiosidades no assunto. Aqui, você entenderá os fatores que justificam esse aumento. Além disso, conhecerá quais os benefícios que esse alimento oferece para o orçamento, a saúde e o cotidiano dos brasileiros. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que justifica o aumento no consumo de ovos no Brasil?

Economia, tempo, versatilidade e praticidade: esses são os quatro motivos que explicam o aumento do consumo e da venda de ovos nos últimos anos. Abaixo, explicamos cada um desses pontos com mais detalhes. Confira! 

Economia

Como todos sabemos, o preço da carne subiu, especialmente nos anos que se seguiram após a pandemia. Com isso, os consumidores buscaram novas alternativas para suplementar a dieta — e é aqui que entra o ovo nessa história. Nutritivo e repleto de proteínas, o alimento se tornou a escolha definitiva do brasileiro.  

Afinal, em termos de preço, os ovos são muito mais acessíveis do que qualquer outra proteína. Esse é justamente um dos maiores benefícios do ovo: o seu custo-benefício. Versátil e fácil de preparar, esse alimento foi a escolha perfeita para manter uma dieta gostosa, econômica e nutritiva.

Tempo

Depois de 2019, muitas empresas passaram pela transformação digital e adotaram o trabalho remoto. Com mais tempo em casa, as pessoas precisaram se adaptar à nova rotina. Por serem fáceis de preparar e compatíveis com uma série de receitas, os ovos ganharam ainda mais atenção dos brasileiros.

Além disso, também há um aspecto de produtividade e economia. As pessoas estão mais em casa e precisam decidir entre preparar a própria comida, sair para almoçar ou pedir por delivery. Por uma questão de agilidade e custo, muitos passaram a cozinhar em casa. E os ovos foram a introdução perfeita para a criação desse hábito.

Versatilidade

Diferente de outras fontes de proteína, como a carne branca ou vermelha, os ovos são muito versáteis. Eles podem ser utilizados em uma série de preparos, tanto como o coadjuvante da receita, enquanto ingrediente, quanto ser o alimento principal.

Seja para criar bolos, tortas, massas ou afins, o ovo sempre foi a estrela da cozinha. E essa é uma realidade antiga, sobretudo nos restaurantes. Mas, agora, as pessoas também perceberam isso. Afinal, criaram o hábito de cozinhar em casa e, assim, perceberam que os ovos são o “coringa” das receitas. 

Praticidade

Mais uma vez, voltamos na questão da produtividade e do tempo. Basicamente, todo tipo de receita em que o ovo é a estrela principal, certamente o preparo será rápido e fácil. Sejam fritos, mexidos, assados ou cozidos, os ovos oferecem um preparo simples e até mesmo divertido. 

E essa é uma qualidade que, além de todas as outras, chamou a atenção das pessoas. Afirmação que vale, principalmente, para aquelas que fizeram a transição para o home office. Com ovos na geladeira, você sempre está a 5 minutos de uma refeição gostosa, saudável e nutritiva. 

Quais os benefícios do consumo diário de ovos?

Custo-benefício, alto valor nutricional, saciedade, baixo teor calórico e aumento da massa muscular. Em nossa visão, essas são as principais vantagens para quem faz o consumo diário desse alimento. Abaixo, explicamos em detalhes. Acompanhe!

Custo-benefício

Nutricionalmente, os ovos oferecem o melhor que você pode comprar por cada real gasto. Apenas um ovo já oferece uma série de propriedades nutricionais que podem melhorar sua alimentação, a um preço que é muito acessível. Quando comparamos com a carne vermelha, isso fica ainda mais evidente. 

Além disso, vale lembrar que os ovos são muito versáteis enquanto ingredientes e podem ser aproveitados de várias maneiras. É por isso que esse alimento oferece um custo-benefício tão elevado. Afinal, o ovo está presente em muitas receitas, além de ter um preço mais acessível e muitos nutrientes.

Alto valor nutricional

Em média, um ovo de 50 gramas conta com 1 mg de ferro, 28 mg de cálcio, 260 UI de vitamina A e mais de 6 gramas de proteína pura. Não é por acaso que o alimento é o queridinho dos atletas, preparadores físicos e nutricionistas. Isso porque são, praticamente, “pacotinhos” naturais de nutrição, proteína e energia. 

Além dos elementos acima, os ovos também oferecem boas quantidades de vitaminas A, D e E. Eles também conseguem elevar a imunidade e reduzir o LDL — o temido colesterol negativo.

Saciedade

Um dos principais desafios em uma alimentação balanceada é atingir a sensação de saciedade, e os ovos oferecem esse benefício. Por isso, entre outros motivos, são tão recomendados na elaboração de novas dietas e rotinas alimentares. 

Baixo teor calórico

Para quem quer perder peso, o controle das calorias e carboidratos é indispensável. Um ovo de 50 gramas tem 74 kcal e apenas 0,6 gramas de carboidrato. Ou seja, meros 1,2% de seu peso. Por outro lado, mais de 12% do ovo é proteína pura (6,3 gramas). Por isso, é considerado um alimento low carb e altamente proteico. 

Aumento de massa muscular

O ganho de massa muscular exige uma alimentação de alta qualidade nutricional, sobretudo em proteínas. De maneira bem resumida, a proteína é o alimento dos músculos. Já os carboidratos e açúcares são fontes energéticas que, se não utilizadas, são eventualmente transformadas em gordura. 

É por essa razão que os ovos são excelentes para a construção da massa magra, que são as fibras musculares. Cada ovo tem mais de 12% do seu peso em proteína pura e de alta qualidade nutricional. Com esse alimento, é muito mais fácil abastecer o corpo com os elementos necessários para a construção de fibras. 

Inclusive, os ovos podem até mesmo substituir o consumo de carne vermelha. Mas, claro, esse é o tipo de possibilidade que precisa ser discutida com um profissional da área nutricional. E é por esses motivos que os brasileiros aumentaram o consumo desse alimento, que oferece tantos benefícios para quem os consome. 

Agora, você sabe por que o consumo de ovos aumentou tanto nos últimos anos. Gostou deste artigo? Então, que tal assinar a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos no seu e-mail?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.