ovo faz mal

Ovos fazem mal para saúde? Conheça 6 mitos e verdades sobre o consumo de ovos

 Introdução

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os benefícios ou malefícios de um dos alimentos mais democráticos do nosso dia a dia. Afinal, ovo faz mal ou não?

O ovo é um alimento muito benéfico para a saúde e seus benefícios são alvos de estudos há anos. Nas décadas de 1980 e 1990, alguns pesquisadores associavam o ovo a um aumento do colesterol. Entretanto, estudos recentes afirmam que o ovo não é um vilão. Neste post você vai conhecer os mitos e a verdades sobre esse alimento. Acompanhe!

1. Ovo aumenta o colesterol

Mito — embora seja uma fonte da substância, o colesterol envolvido na dieta não é o responsável pelo aumento das taxas no sangue.

O aumento dos níveis de colesterol de uma pessoa está relacionado com a ingestão de gordura saturada, presente nos alimentos industrializados.

Além de não fazer mal, a composição nutricional do ovo pode ajudar a reduzir a absorção do colesterol ao organismo. No entanto, aqueles que apresentam problemas relacionados ao colesterol devem seguir uma dieta recomendada por nutricionistas.

2. O tamanho do ovo é proporcional à galinha

Mito — Ovos pequenos em sua maioria são produzidos por aves jovens que ainda estão no início de sua fase reprodutiva, e não por aves pequenas.

As aves começam a botar seus ovos entre 19 e 20 semanas de vida. Nesse ciclo, que se estende em média até as 24 semanas, o alimento pesa entre 45 e 50g. Além da idade, fatores nutricionais e o nível de conforto do ambiente no qual as galinhas vivem também podem influenciar no tamanho dos ovos.

3. Ovo é um superfood

Verdade — Os chamados superalimentos são aqueles que concentram altos níveis de vitaminas e minerais importantes para a saúde do nosso organismo em pequenas porções.

O ovo é o segundo melhor alimento do mundo, ficando atrás apenas do leite materno. Veja os principais benefícios de uma unidade de ovo cozido:

  • um único ovo supre 40% das necessidades diárias de vitamina d, 12% de vitamina b12 e 20% das necessidades diárias de selênios — substância importante para fortalecimento da imunidade;
  • aumentam os níveis de colesterol bom;
  • são uma fonte rica em ômega 3, gordura benéfica para a saúde do coração, do cérebro e dos olhos;
  • rico em proteína e um bom substituto para carnes.

4. Ovo faz mal para a saúde

Mito — a grande polêmica em torno da frase ovo faz mal para a saúde é relativamente simples de ser resolvida.

Para saber se o alimento é benéfico ou maléfico, não adianta olhar apenas para o ovo em si. É necessário olhar para o contexto.

Os malefícios e os benefícios do alimento estão mais relacionados à sua forma de preparo e a saúde do indivíduo. Portanto, aqueles que devem consumir ovos com cautela possivelmente receberão orientação médica para isso.

Além dos benefícios do alimento, vale destacar a versatilidade do ovo na mesa de pessoas do mundo todo. Apreciado na maior parte das dietas, pode ser consumido como acompanhamento de pratos quentes e frios, como as saladas, substituindo a famosa mistura do brasileiro no almoço e no jantar, além de ser um ingrediente presente em muitas receitas de doces e salgados, por um preço bastante acessível.

5. Ovo dá salmonela

Mito — ou meia verdade. Não é o ovo que dá salmonela, e sim a má conservação do alimento e o seu consumo cru que podem favorecer que a bactéria se multiplique.

A salmonela é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e sua transmissão se dá por meio da ingestão de alimentos contaminados, que entraram em contato com as fezes de animais como galinhas, vacas e porcos. Para evitar problemas, é importante que os ovos sejam bem cozidos antes da sua ingestão — seja no consumo individual, seja em receitas, por exemplo, em um bolo.

O armazenamento também é importante: descarte aqueles que estão com as cascas quebradas ou trincadas, e evite guardá-los na porta da geladeira, onde a variação de temperatura é maior.

A prevenção da salmonela também envolve cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, frutas e verduras antes do consumo, cuidar com o ponto de cozimento de carnes brancas e vermelhas e evitar o consumo em restaurantes e lanchonetes em condições precárias de higiene e conservação.

Atenção: animais domésticos também podem transmitir a salmonela. Cuidado ao manipular as fezes de gatos e cachorros na hora da limpeza.

6. É melhor consumir somente a clara para ganho de massa magra

Mito — As recentes descobertas de pesquisadores norte-americanos mostram que o consumo do ovo por completo (isto é, a clara e a gema) é mais eficiente para os ganhos de massa muscular.

Isso porque os nutrientes presentes na gema do ovo também podem influenciar de maneira positiva na hipertrofia — nome dado para o crescimento muscular.

No entanto, o consumo de ovo isolado não é capaz de aumentar os ganhos de massa magra. O ideal é que a dieta seja aliada a uma rotina de exercícios físicos, e que o ovo seja consumido após o treino.

A gema do ovo pode atrapalhar somente nos casos em que a pessoa opta por um consumo muito exagerado do alimento, comendo em média 25 unidades por dia.

Vale ressaltar que, nas dietas para perda de peso, o ovo é um alimento muito apreciado devido ao seu poder de saciedade. Ou seja, a ingestão de ovos pode fazer com que a pessoa que esteja em reeducação alimentar sinta-se satisfeita por mais tempo, levando um tempo maior para fazer a próxima refeição.

Seja para emagrecer, seja para ganhar massa magra, é importante que a dieta como um todo seja orientada por nutricionistas.

Powered by Rock Convert

Conclusão

A conclusão a que chegamos depois dessa relação de perguntas e respostas é nítida: o alimento é benéfico para a saúde. Inclusive, como já mencionamos, o ovo é considerado o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno, como a nossa linha de produtos da Ovos Mantiqueira. Incrível, não é mesmo?!

Mas para garantir os benefícios do ovo, é importante que o alimento seja de boa procedência. Além disso, como já ressaltamos, investir em uma dieta equilibrada e orientada por profissionais é uma forma segura de consumir qualquer tipo de alimento.

Você conhece pessoas que tem dúvidas sobre o consumo de ovos ou tem uma dieta rica nesse alimento? Então, compartilhe esse texto nas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.