comprar ovos

Antes de comprar ovos, leia este guia completo

Se você é do time que acha que ovos de galinha são todos iguais, saiba que isso é um grande engano! Esse alimento tão nutritivo pode ter as suas características diferenciadas de acordo com vários fatores. Por esse motivo, é preciso entender o que considerar antes de comprar ovos.

Pensando nisso, resolvemos trazer este guia completo com tudo o que você precisa saber sobre esse ingrediente que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Aqui, encontrará informações importantes que ajudarão a escolher os melhores ovos, que atendem às suas necessidades e as da sua família. Continue a leitura e confira!

Por que consumir ovos?

Os ovos são considerados um dos melhores alimentos do mundo por conta do seu alto valor nutricional. Como se isso não bastasse, eles oferecessem diversos benefícios que os tornam importantíssimos no cardápio diário. Veja só.

Bom custo-benefício

Em relação às outras fontes de proteínas, os ovos representam um ótimo custo-benefício. Eles são ricos em nutrientes, fazem parte de várias receitas, são saborosos, apresentam poucas calorias e têm um custo bem baixo.

Como o mito de não poder consumir ovos todos os dias já foi derrubado, esse ingrediente pode fazer parte de um cardápio nutritivo, sem que isso pese no bolso.

Além disso, existem muitas maneiras de comê-lo, o que facilita a variação dos pratos.

Alimento rico em nutrientes

Como dissemos, os ovos são ricos em diversos nutrientes, não somente em proteínas, que é o mais famoso entre eles. Você sabe quais são? Conheça a seguir:

  • proteínas — presentes tanto na clara quanto na gema, as proteínas são fundamentais para recuperação e construção dos músculos, reparação das células e dos tecidos e produção de anticorpos, enzimas e hormônios;
  • colina — vitamina do complexo B, ela é importante para as funções cerebrais, como memória e cognição, além de atuar no controle dos batimentos cardíacos, dos músculos e da respiração;
  • vitaminas e minerais antioxidantes — zinco, selênio, vitamina A, vitamina E e outros são nutrientes que ajudam no combate aos radicais livres, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce das células;
  • ômega-3 — um conjunto de ácidos graxos que age como anti-inflamatório natural e faz parte da composição do cérebro, sendo imprescindível para a saúde cardíaca e cerebral.

Aliado da saúde

Só de conhecer os nutrientes dos ovos e suas funções, já deu para perceber o quanto esse alimento faz bem para a saúde, não é mesmo? Antigamente, acreditava-se que o ovo, precisamente a gema, aumentava o colesterol e aumentava o risco de problemas cardiovasculares.

Entretanto, felizmente, essa ideia já foi desvendada e descobriu-se que, embora realmente contenha colesterol, o ovo também apresenta uma substância que reduz essa gordura — a lecitina. Dessa maneira, consumir ovos em uma alimentação saudável, mesmo que todos os dias, não eleva as taxas de colesterol sanguíneo.

Preferência em uma dieta esportiva

As proteínas existentes nos ovos são de alto valor biológico. Isso quer dizer que o organismo as aproveita quase que completamente. Sendo assim, o alimento é uma ótima opção para quem treina. Não é à toa que ele é o preferido nas dietas esportivas.

Como tem fácil digestão e baixo valor calórico, o ingrediente entra no cardápio de quem quer ganhar massa muscular ou, até mesmo, emagrecer. Ele ajuda na construção dos músculos e dá bastante saciedade.

Essencial para o desenvolvimento fetal

Sabia que a colina presente na gema do ovo é um nutriente superimportante na gestação? Pois é! Ela ajuda a manter a boa saúde da mãe e um bom desenvolvimento do bebê. O baixo nível dessa vitamina no organismo pode ser responsável por problemas fetais, como defeitos no tubo neural e fissura orofacial.

Potencializa a inteligência das crianças

É bem comum que as crianças gostem de ovos, não é verdade? Essa preferência é muito benéfica, pois o alimento é muito nutritivo e auxilia no desenvolvimento físico e mental dos pequenos.

Por conta das proteínas, assegura o crescimento dos músculos e de outros tecidos. Já a colina, ajuda a potencializar a inteligência, melhorando a cognição e a memória.

Quais são os tipos de ovos que existem?

Como dissemos no início do post, ovo de galinha não é tudo igual. Aliás, muitas pessoas acham que só existe classificação quanto ao tamanho ou ao modo como foi produzido (caipira ou convencional). Mas a verdade é que existem outros tipos de ovos. Dá só uma olhada.

Caipira

Os ovos caipira são aqueles em que as galinhas são criadas livres de gaiola e com acesso ao campo. Dessa maneira, além da ração, as aves se alimentam de insetos e vegetais. O resultado são ovos com a gema de coloração mais alaranjada e muito saborosos.

Jumbo

Os ovos do tipo jumbo têm o tamanho maior do que os convencionais. Isso é interessante para quem busca ter maior quantidade de proteínas e outros nutrientes por unidade ou um melhor rendimento das receitas. Eles podem ser brancos ou vermelhos.

Orgânico

Os ovos orgânicos da Mantiqueira têm a casca vermelha e são grandes — de categoria A. As aves, além de serem criadas soltas, são alimentadas com grãos de origem orgânica. São ideais para quem se preocupa em ter uma alimentação mais natural possível.

Happy Eggs

As condições de vida interferem diretamente na saúde das aves e, consequentemente, nas características dos ovos. Animais que têm seu bem-estar preservado tendem a ter uma saúde melhor e, consequentemente, produzem ovos de maior qualidade. O Happy Eggs da Mantiqueira é produzido por galinhas criadas soltas, livres de gaiola.

Gourmet

O ovo Gourmet tem o objetivo de deixar as receitas ainda mais bonitas e gostosas, pois as gemas têm coloração mais intensa. É ideal para compor pratos sofisticados ou naqueles em que o ovo seja o ator principal.

Como escolher o tipo de ovo ideal?

Com tantos tipos de ovos, ficamos até mesmo confusos sobre qual escolher, não é mesmo? Em primeiro lugar, é preciso entender que não há somente uma qualidade de ovo ideal. Cada um atende melhor às necessidades do momento.

Sendo assim, confira alguns pontos a considerar na hora de decidir o tipo de ovo usará.

Necessidades nutricionais

As necessidades nutricionais variam muito de pessoa para pessoa. A fase da vida, o peso, a altura, o nível de atividade física e o objetivo são alguns dos fatores que influenciam na quantidade de nutrientes que cada um precisa.

Dessa maneira, se você precisa de uma quantidade maior de proteínas, por exemplo, pode optar pelos ovos jumbo, que são maiores. Ou, então, se necessita reforçar os níveis de ômega-3 no organismo, pode escolher o ovo enriquecido com esse nutriente, e assim por diante.

Finalidade de uso

Para que você usará o ovo? Se for uma receita especial, os ovos Gourmet são a melhor pedida. Agora, se pretende comê-lo sozinho (cozido, frito, poché etc.), talvez o ovo caipira seja o ideal, pois tem a fama de ser bastante saboroso.

Facilidade de compra

Nem sempre temos disposição para irmos ao mercado quando falta algum ingrediente. E se o item faltante é o ovo? O que fazer? Esse ingrediente é muito usado no dia a dia, por isso é importante tê-lo na geladeira.

A Ovos Mantiqueira entrega ovos frescos em sua casa. Melhor ainda é o clube de assinatura, em que você assina uma vez e recebe seus ovos preferidos na periodicidade escolhida.

Procedência do fornecedor

Como você aprendeu, os ovos são alimentos que podem ter suas características diferenciadas, dependendo de sua procedência. Se a intenção é ter um produto de qualidade e que entregue os nutrientes esperados, é preciso optar por ovos de fornecedores preocupados com a excelência, como os da Ovos Mantiqueira.

Compromisso do fornecedor com boas práticas na criação

As boas práticas na criação das aves garantem o bem-estar animal e ovos de excelente qualidade. Portanto, verifique se o fornecedor se encaixa nesses requisitos antes de comprar ovos. Saiba que a Ovos Mantiqueira é um dos melhores produtores, principalmente nesses quesitos.

Quais são as principais dietas que usam ovos?

Os ovos estão presentes na mesa de muita gente, não só no Brasil, como no mundo todo. Entre tantas dietas existentes, em várias delas o ingrediente aparece como um dos principais, já que garante o aporte de muitos nutrientes. Veja algumas delas.

Dieta do ovo

A dieta do ovo é indicada para quem precisa perder peso em pouco tempo, seja para um compromisso ou para desinchar o corpo. Ela consiste em ter os ovos como a base da alimentação juntamente a vegetais, como verduras e legumes.

Como os ovos e os demais itens têm poucas calorias, a queima de gordura como energia é maior. Tudo isso sem deixar de fornecer as proteínas, as vitaminas e os minerais que o organismo precisa para continuar funcionando bem.

Como essa é uma alimentação mais restritiva, tem algumas recomendações bem específicas. Por essa razão, só deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista. Assim, você assegura melhores resultados e garante a saúde.

Dieta cetogênica

A dieta cetogênica (ou da proteína) é famosa por promover um emagrecimento efetivo e muito rápido. Isso porque restringe o consumo de carboidratos, então o corpo passa a queimar a gordura corporal como fonte de energia.

Como os ovos são fontes de proteínas e não contêm carboidratos, são liberados nesse cardápio. Lembrando, mais uma vez, que dietas só devem ser feitas com prescrição profissional.

Dieta hipercalórica

A dieta hipercalórica é aquela em que o número de calorias é bem elevado, visando o ganho de massa muscular. Dessa forma, a pessoa que pratica musculação consegue construir músculos e melhorar a composição corporal.

Os ovos entram como uma ótima fonte de proteínas. Como têm uma digestibilidade alta, não trazem sensação de peso no estômago, como uma carne vermelha. Isso é fundamental, pois a quantidade de comida de um cardápio hipercalórico pode ser grande. Então, quanto mais fácil o consumo e a digestão do alimento, melhor.

Dieta low carb

A dieta hipocalórica (ou low carb) é bem parecida com a cetogênica, pois também é restrita em carboidratos. Entretanto, os vegetais com baixos níveis de carboidratos são a base do cardápio, como hortaliças, alguns legumes e poucas frutas. Os ovos também podem fazer parte dessa alimentação, deixando-a ainda mais saborosa e nutritiva.

Dieta para treino

Quem treina precisa de nutrientes para reparar e construir os músculos, além de fornecer o que o corpo precisa para se movimentar. Independentemente de qual seja o objetivo do treino (ganho de massa ou emagrecimento), os ovos também podem ser parte dessa alimentação.

Aliás, é muito comum que esse alimento apareça no dia a dia das pessoas que fazem dieta para treino, pois são gostosos, fáceis de preparar e rápidos de consumir. Eles aparecem em várias marmitas fitness por aí.

Quais são as principais receitas com ovos?

Os ovos fazem parte de muitos pratos, tanto doces quanto salgados. Por isso é que não podem faltar na geladeira. Além de deixar tudo mais gostoso, o ingrediente é necessário para dar textura e o ponto ideal.

Por fim, também acrescenta nutrientes importantes, fazendo com que a comida fique ainda mais nutritiva. A seguir, confira algumas receitas com ovos.

Bolo de cenoura

Ingredientes

  • 4 Ovos Happy Eggs Mantiqueira;
  • 1/2 xícara de chá de óleo de soja ou de coco;
  • 3 cenouras médias raladas;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, as cenouras e o óleo até que fique uma mistura homogênea. Junte o açúcar, bata mais um pouco e acrescente a farinha de trigo. Continue batendo até virar uma massa lisa. Em uma tigela, misture o fermento em pó à massa.

Unte e enfarinhe uma forma para bolo, coloque a massa e leve para assar em forno médio preaquecido até que doure. Para saber se o bolo está assado, basta espetar um palito até o final. Se o palito sair limpo, está no ponto, mas se sair com um pouco de massa, deixe assar por mais alguns minutos. Se preferir, pode cobrir o bolo com calda de chocolate, brigadeiro ou chocolate derretido, como quiser.

Filé de frango à milanesa

O filé de frango à milanesa é o prato ideal para quem quer variar o peito de frango do dia a dia. Crocante por fora e suculento por dentro, ele agrada e pode ser uma ótima aposta para aquele almoço em família. Aqui, a receita é feita em fritura por imersão, mas se você quiser algo mais saudável, pode assar em vez de fritar. Fica tão gostoso quanto!

Ingredientes

  • 2 Ovos Caipira Mantiqueira;
  • 3 filés de peito de frango;
  • 300 gramas de farinha de trigo;
  • 300 gramas de farinha de rosca;
  • sal, pimenta-do-reino, temperos e ervas a gosto;
  • óleo para fritar.

Modo de preparo

Tempere os filés de frango como de costume. Você também pode temperar a farinha de rosca com ervas secas e, até mesmo, queijo ralado. Bata os ovos somente até que a clara e a gema se misturem, sem formar espuma. Passe os filés na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por fim, na farinha de rosca. Frite em óleo quente ou leve para assar até que fiquem dourados.

Pizza de liquidificador fácil

Existem dias em que a gente só quer algo prático, fácil e gostoso para comer. A pizza de liquidificador pode ser uma ótima escolha. Com ingredientes que costumamos ter em casa, você prepara um lanche delicioso para toda a família em poucos minutos.

Ingredientes da massa

  • 1 Ovo Caipira Orgânico Mantiqueira;
  • 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
  • meia lata de molho de tomate.

Ingredientes do recheio

  • 2 Ovos Jumbo Mantiqueira cozidos;
  • 300 gramas de queijo muçarela;
  • 200 gramas de presunto;
  • 1 tomate fatiado;
  • orégano a gosto.

Modo de preparo

Para a massa, bata todos os ingredientes (menos o molho de tomate) no liquidificador até ficar homogêneo. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje a massa e leve para assar por 30 minutos ou até que firme. Espalhe o molho de tomate, disponha o presunto, o queijo, os ovos e os tomates e polvilhe orégano.

Volte ao forno para derreter o queijo. Essa foi a nossa sugestão de recheio, mas você pode colocar os ingredientes que preferir, como frango desfiado, calabresa, atum, milho, requeijão e o que mais a sua criatividade mandar!

Ovo mollet

O ovo mollet é uma forma de preparo em que a clara é cozida, mas a gema permanece mole. Apesar de seu preparo parecer difícil, principalmente a parte de retirar a casca, saiba que, com algumas dicas, é possível fazer um ovo mollet delicioso e perfeito.

Modo de preparo

Para essa receita, você precisará de um cronômetro. Pode ser o do celular mesmo, o importante é não deixar ultrapassar o tempo, nem retirar antes. Coloque o Ovo Mantiqueira em uma panela com água fervente e deixe cozinhar por 5 minutos e 10 segundos.

Passado esse tempo, retire o ovo com a ajuda de uma colher e coloque-o em uma tigela com água fria. Deixe-o descansar por 1 minuto, antes de descascá-lo. Com as costas da colher, dê batidas leves por toda a casca. Descasque o ovo com todo cuidado, podendo usar uma colher para ajudar, passando-a delicadamente por baixo da casca.

Pudim de claras

Uma sobremesa muito fácil de preparar e que leva, basicamente, 2 ingredientes é o pudim de claras. Leve e deliciosa, é um clássico da gastronomia. A dica aqui é usar as gemas em outras receitas, como o quindim.

Ingredientes

  • 8 claras de ovos Ômega 3 Mantiqueira;
  • 16 colheres de sopa de açúcar refinado.

Modo de preparo

Prepare uma calda de caramelo, caramelize a forma e reserve. Na batedeira, bata as claras em neve bem firme. Então, acrescente as 16 colheres de sopa de açúcar refinado, uma por uma, batendo bem entre uma colherada e outra.

Coloque as claras em neve com açúcar na forma caramelizada e leve para assar em banho-maria em forno baixo (120 ºC) por 30 minutos. Espere esfriar antes de desenformar. Sirva gelado.

Quais são as formas de comprar ovos?

Como você viu até aqui, para comprar ovos de qualidade é preciso considerar alguns fatores importantes. Agora, entenderá quais são as maneiras de adquirir esse alimento tão nutritivo, saboroso e versátil.

Mercado

Esse é o local mais óbvio para se comprar ovos. Mercados, mercearias e hortifrutigranjeiros sempre terão esse item à disposição. Entretanto, lembre-se de optar por produtores de ovos conceituados e de boa procedência para garantir um alimento saudável e nutritivo.

Internet

Já pensou em comprar ovos pela internet? Sim! Agora você consegue comprar os ovos de qualidade diretamente no site dos Ovos Mantiqueira e recebe em casa. Em tempos de dia a dia corrido, essa opção é muito prática.

Assinatura

Melhor do que comprar os ovos pela internet, só se houvesse um clube de assinatura. A boa notícia é que já existe! O Clube Mantiqueira oferece uma variedade de planos que contemplam os tipos de ovos e a periodicidade. Basta escolher qual melhor se adéqua às suas necessidades, assinar e receber seu alimento fresquinho na data escolhida.

O pagamento é feito diretamente no cartão de crédito, acompanhando a frequência de compra (semanal, quinzenal ou mensal). Ou seja, você não precisa se lembrar de pagar, pois é descontado automaticamente. Ao assinar o Clube Mantiqueira, você não ficará sem ovos para as suas receitas favoritas! Além disso, é garantia de alimento nutritivo e de alta qualidade.

Neste guia, você aprendeu a comprar ovos de maneira adequada e que atenda às suas necessidades. Viu também que ovo não é tudo igual e que, por isso, é preciso prestar atenção na hora de escolher os melhores para você e sua família. Por fim, conheceu o Clube Mantiqueira, que garante ovos fresquinhos para enriquecer o seu cardápio!

Quer fazer parte do clube de assinatura? Então, acesse o nosso site agora mesmo e assine o plano que mais combina com a sua rotina!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.