como separar a clara da gema

7 dicas de como separar a clara da gema do ovo

O ovo é um dos alimentos saudáveis mais versáteis. Entretanto, é comum que os mais inexperientes na cozinha fujam de receitas em que seja necessário separar a clara da gema. Isso porque a missão pode ser um tanto difícil para quem está se aventurando pela primeira vez.

Aliás, não somente os novatos. A tarefa também pode ser um desafio até para os mais familiarizados. Se você faz parte do time que tem dificuldade em separar a clara da gema, saiba que existem diversos truques que facilitam o processo. Pensando nisso, reunimos as melhores dicas neste post. Continue a leitura e confira!

Para que separar a clara da gema?

Você pode se perguntar: afinal, por que preciso separar a clara da gema? Existem duas razões para fazer isso. A primeira é que existem receitas em que só utiliza uma parte do ovo (clara ou gema), como é o caso do quindim, do suspiro e do pudim de claras.

A segunda é que as claras em neve dão leveza às preparações, como bolos, tortas, suflês e mousses. Por esse motivo é que mesmo em receitas que levam os ovos inteiros, as claras são separadas e batidas em neve.

Quais são os cuidados ao separar a clara da gema?

Antes de testar as nossas dicas para separar as claras da gema, é preciso entender alguns cuidados para não estragar a preparação e desperdiçar ovos. Primeiramente, utilize três recipientes: um para as claras, outro para as gemas e um para quebrar os ovos. Assim, caso tenha algum ovo estragado, você não perde todas as claras já separadas.

Se você precisar de claras em neve, não deixe que caia nem um pingo de gema nelas. Isso pode fazer com que o ponto de neve não seja alcançado, alterando a sua receita. Por fim, mas não menos importante, sempre utilize ovos frescos, pois interfere diretamente na qualidade da clara em neve, que fica melhor.

Quais são as dicas de como separar a clara da gema?

Agora que você já sabe quais são os cuidados que deve ter ao separar a clara da gema, está na hora de conhecer as dicas mais eficientes para fazer essa tarefa com destreza e sucesso. A seguir, confira 7 maneiras!

1. Com as mãos

Com uma vasilha embaixo das mãos, quebre o ovo e apoie-o na palma de uma das mãos virada para cima em formato de concha. Devagar, entreabra os dedos para que a clara escorra dentro do recipiente.

No começo, pode parecer um pouco difícil, mas saiba que logo se pega o jeito. Essa é uma das maneiras mais fáceis e mais utilizadas, até mesmo, pelos chefs de cozinha.

2. Com a própria casca do ovo

Essa é uma das formas mais populares, mas que também necessita de certa habilidade. Quebre o ovo ao meio de maneira com que a gema fique em uma das partes e a clara caia em uma vasilha. Incline a metade com a gema para sair o excesso de clara e coloque a gema em outro recipiente.

Se você for utilizar o ovo cru, não se esqueça de higienizar muito bem a casca antes de quebrar o ovo para evitar a contaminação por Salmonella: uma bactéria que pode estar presente no exterior da casca do ovo. Aqui vale lembrar uma informação importante: procure sempre comprar ovos de boa procedência, isto é, de empresas que possuem um processo de higienização segura como a Ovos Mantiqueira.

3. Com uma escumadeira

A escumadeira é aquele utensílio utilizado para retirar um alimento da fritura por imersão. Sendo assim, parece uma colher grande com vários furos.

Você pode utilizá-la para separar a clara da gema. Para isso, basta quebrar o ovo em uma vasilha e “pescar” a gema. Se a escumadeira for mais reta, tome cuidado para a gema não escorregar e se partir. Prefira a que seja um pouco abaulada.

4. Com uma garrafa PET

Essa maneira de separar a clara da gema fez muito sucesso na internet. Assistindo aos vídeos, parece a coisa mais fácil do mundo. Mas não se engane! É preciso ter habilidade para fazer direito e não deixar a gema escapar da garrafa.

Primeiro, quebre o ovo em uma vasilha. Depois, aperte a garrafa pet, encoste a abertura na gema. Afrouxe os dedos levemente para que a garrafa sugue a gema sem estourá-la. Vire a garrafa e solte a gema em outro recipiente.

5. Com separador de claras

Felizmente, para os menos habilidosos, existe o separador de claras. Trata-se de um utensílio próprio para separar a clara da gema. Sendo assim, ao quebrar o ovo sobre ele, a gema permanece e a clara escorre para o recipiente em baixo. Fácil, não é?

6. Com um funil

Essa é uma das maneiras mais fáceis e não tem segredo. Pegue um funil e quebre o ovo dentro dele. Deixe que a clara escorra em uma vasilha. Caso ainda fique clara presa à gema, basta inclinar um pouco o funil para dar passagem a ela.

7. Com um furo na casca

Você já tentou separar a clara da gema fazendo um furo na casca? Essa dica é muito válida, porém, não é garantida. Isso porque há uma chance de a gema estourar. Ela consiste em fazer um furo na casca com a intenção de escorrer a clara. Caso a gema do ovo impeça a passagem da clara, aumente a extensão do furo.

Viu como separar a clara da gema pode ser mais fácil do que você imaginava? Com esses truques, fica mais fácil preparar as receitas que levam claras em neve ou gemas. Sendo assim, até mesmo que não tem habilidade conseguirá preparar muitas delícias na cozinha.

Lembrando que para que suas receitas tenham o resultado esperado é preciso contar com ovos de qualidade, como os Ovos Mantiqueira. Em nossa linha, você encontra diversos tipos de ovos específicos para cada objetivo. O Ovo Gourmet, por exemplo, oferece uma coloração mais bonita aos seus pratos.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite que está por aqui e compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também entenderão como separar clara da gema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.