como saber se o ovo esta bom

Como saber se o ovo está bom? Confira nossas dicas!

Uma das maiores dúvidas na hora de fazer uma receita é como saber se o ovo está bom. Imagine colocar todos os ingredientes e descobrir que os ovos estão estragados. Com certeza, será uma decepção, não é mesmo? Por esse motivo, é sempre importante verificar a qualidade antes.

Os ovos são alimentos indispensáveis em qualquer cozinha. Afinal de contas, são muito versáteis e fazem parte de muitos pratos, tanto doces quanto salgados. Sendo assim, precisamos entender como conservá-los da melhor maneira possível para sempre ter bons ovos à disposição.

Quer saber mais? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos tudo o que precisa saber. Confira!

Por que verificar se o ovo está bom?

Você é do tipo de pessoa que, durante a preparação, quebra os ovos um a um em uma vasilha separada, ou já coloca direto no recipiente em que já estão os outros ingredientes? Se for do segundo grupo, devemos dizer que está correndo um sério risco de estragar alimentos.

Isso porque, se o ovo estiver podre e você for quebrá-lo junto aos demais itens, terá que jogar tudo fora. Por isso, além de abrir os ovos separadamente, é importante saber se estão bons. Outro problema que pode acontecer é você não ter mais ovos e faltar para a receita. Se verificar antes se o ovo está bom, logo pode providenciar mais para dar continuidade à preparação.

Como checar se o ovo não está estragado?

Sabemos que existem diversos truques para saber se o ovo está bom. Entretanto, nem sempre eles funcionam e você corre o risco de jogar fora um alimento que ainda esteja em bom estado para comer ou mesmo comer um ovo que esteja estragado. Por isso, é importante prestar atenção em outros aspectos. Veja!

Validade

Você já reparou que na embalagem do ovo existe uma validade? Ali, a empresa já testou e dá uma margem de tempo segura para consumir os ovos sem correr qualquer risco. A data indica até quando os ovos estarão seguros para o consumo, com sabor e texturas esperados.

Dessa maneira, ao comprar, observe na caixa quais estão com a validade mais longa. Assim, você não corre o risco de ter ovos estragados em pouco tempo.

Procedência

Engana-se quem pensa que ovo é tudo igual, pois não é. O ingrediente, que é rico em proteínas e outros nutrientes importantes, precisa ter boa procedência para garantir a qualidade.

Então, empresas que são comprometidas desde a saúde das galinhas até o transporte dos ovos oferecem produtos de maior qualidade. Portanto, antes de consumir qualquer ovo, observe na embalagem e compre de marcas conhecidas e consolidadas no mercado como a Ovos Mantiqueira.

Aspecto

O aspecto do ovo estragado é muito ruim. Por fora pode até não ter diferença, mas ao quebrá-lo, logo você sente um cheiro muito desagradável e a cor escura, turva. Caso você encontre um ovo dessa forma, descarte-o imediatamente! Não há o que fazer.

Outra observação que você pode fazer para saber se os ovos estão frescos ou passados é em relação à clara. Se estiver alta em relação à gema do ovo e mais firme, é uma característica de um ovo fresco. Porém, se estiver baixa e aguada pode ser sinal de que se trata de um ovo mais velho, não necessariamente, estragado. Dessa forma, é um alerta, pois logo estará sem condições de uso.

Como conservar o ovo de maneira correta?

A melhor maneira de manter os seus ovos sempre em boas condições de consumo é saber como conservá-los. Alguns métodos podem fazer com que eles estraguem mais rápido, comprometendo a qualidade. Por isso, confira algumas dicas:

Guarde em geladeira

Há quem guarde os ovos em temperatura ambiente. Mas o melhor lugar para armazenar esses itens é dentro da geladeira. Alguns eletrodomésticos contam com cestos próprios para ovos, que ficam na porta, porém não é o local mais adequado.

A porta é um compartimento que tem muita variação de temperatura por conta do abrir e fechar, e isso pode fazer com que os ovos estraguem com maior rapidez. Além disso, eles ficam trepidando a cada abertura ou fechamento da porta, o que pode trincar a casca e você nem perceber.

O ideal, nesse momento de pandemia, é retirar os ovos de dentro da embalagem e colocá-los em um recipiente próprio, nas prateleiras mais fundas. Assim, eles ficam sob a temperatura favorável a sua conservação  e não sofrem qualquer tipo de impacto, permanecendo em melhores condições de consumo.

Lave somente antes do consumo

Você lava os ovos antes de guardá-los? Se sim, entenda que essa prática não é recomendada por especialistas. Isso porque na casca existe uma película protetora que impede que o ovo seja contaminado por microrganismos. Ao lavar, você remove essa película e deixa o alimento suscetível à contaminação.

Dessa maneira, o correto é higienizar os ovos somente antes de consumí-los. Para isso, basta lavá-los em água corrente e deixá-los de molho em solução de água com hipoclorito, conforme recomendação de volume e tempo no rótulo do produto. Após, passe os ovos novamente na água corrente e já pode utilizá-lo.

Onde encontrar ovos de qualidade para comprar?

Como dissemos, a melhor maneira de ter ovos sempre bons para consumo é adquiri-los de marcas de confiança. A procedência é fundamental para garantir que está comprando alimentos nutritivos e de boa qualidade.

Os Ovos Mantiqueira são produzidos seguindo rigorosos padrões que os colocam como referência de qualidade do mercado. Além disso, a empresa oferece diversos tipos de ovos para melhor atender às suas necessidades, como Ovos Caipira, Ovos Caipira Orgânicos, Ovos Happy Eggs (que são cage free, ou seja, as galinhas vivem livres de gaiolas) e muito mais.

Sendo assim, ao comprar os ovos para você e sua família, não hesite em optar pelos da marca Ovos Mantiqueira. Assim, terá certeza de adquirir alimentos saudáveis e de ótima procedência.

Como vimos neste post, é muito importante saber se o ovo está bom, pois o alimento estragado compromete a receita e pode trazer prejuízos à saúde. Dessa maneira, fique de olho na validade e mantenha a conservação adequada para ter alimentos sempre frescos e bons para consumo.

Quer saber mais sobre os Ovos Mantiqueira? Então, entre em contato conosco e converse com algum dos nossos especialistas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.